Avançar para o conteúdo principal

Bragança - Norte de Portugal

Bragança - A cidade alta!

Roteiro para 1 dia 


Bragança está localizada na região Norte de Portugal, no Nordeste Transmontano. Além de capital de distrito é a principal cidade da Rota da Terra Fria Transmontana. Estamos na cidade mais alta e, no Inverno, a mais fria do nosso país. 

Elaborámos este roteiro da cidade de Bragança para um dia, uma vez que esta apresenta um importantíssimo património histórico e cultural. Aventurem-se pelas suas ruas, provem o que a cidade tem de melhor e envolvam-se na cultura e nas gentes da terra.


Este roteiro foi elaborado tendo em conta a nossa experiência. Visitámos a cidade durante a nossa road trip pelo Nordeste Transmontano e pela Rota da Terra Fria Transmontana.

Citadelle bragançana, a sintinella de fronteira!
A citadelle ou a Vila de Bragança, tal como a conhecemos, foi edificada no reinado de D. Sancho I, o qual concedeu o primeiro foral à cidade em 1187. A primitiva cidade representava uma importante linha defensiva pela sua localização geográfica (zona fronteiriça com Castela). Contudo, Bragança é muito mais antiga, por aqui passaram outros povos que marcaram a região e dos quais os transmontanos herdaram grande parte das suas tradições. 


Sabiam que...
Os famosos Caretos são a tradição mais bem conservada do povo Celta que ocupou a região transmontana no passado. Todo o envolvente dos caretos está associado a rituais pagãos daquelas tribos, que foram adaptados, e que hoje fazem parte do nosso património cultural. Os Caretos de Podence (aldeia transmontana) foram em Dezembro de 2019, classificados como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.



Artes e Tradições de Bragança!
Caretos, Cantarinhas, Cogumelos e Cutelaria artesanal, são alguns elementos que distinguem Trás-os-Montes. Vamos explicar porquê! Os caretos são as figuras míticas de Trás-os-Montes que durante o Carnaval ou no dia depois do Natal enchem as ruas das vilas e aldeias a fazer as suas "caretices". 

As cantarinhas são o símbolo da cidade, no mês de Maio realiza-se a Feira das Cantarinhas.

Toda a região de Trás-os-Montes tem uma diversificação de espécies de cogumelos, quer sejam comestíveis ou venenosos. Será que este foi um fator para os Celtas terem gostado desta zona?? Em Bragança existe, inclusivamente, um restaurante em que a sua especialidade são os pratos de cogumelos.

A arte de fazer facas é uma das especialidades dos transmontanos. Um transmontano anda sempre "de navalha na algibeira". 

A apicultura é outra atividade económica da região, sendo produzido maioritariamente mel de flor do castanheiro.

Dica de Viagem: Aconselhamos que estacionem o carro e percorram as ruas da cidade medieval a pé. Sugerimos que estacionem junto ao castelo, no parque de estacionamento da Citadelle, porque é gratuito e encontra-se bem localizado. 

O que visitar na cidade de Bragança!

1. Muralhas e Castelo
Em 1377 no reinado de D. Fernando a vila já estaria totalmente cercada, contudo foi o rei D. Dinis quem mandou edificar o castelo de Bragança, em finais do século XIII, sendo que foi a partir deste que surge o que conhecemos atualmente. 











Torre de Menagem e Museu Militar
A Torre de Menagem conserva no seu interior o Museu Militar que, na nossa opinião, é dos mais bem organizados que já visitámos dentro deste género. A fachada sul da torre ostenta o brasão de armas da Casa de Avis, uma vez que foi D. João I que a mandou edificar.




Um castelo tem que ter uma princesa! 
Ainda dentro do conjunto arquitetónico do castelo existe uma torre, que no passado fazia parte de um conjunto de 15 cubelos (torres) na sua totalidade do conjunto amuralhado. A esta torre o povo apelidou-a de "Torre da Princesa". Segundo a tradição popular, esta torre foi a prisão de uma princesa amada por um trovador. 



2. Portas da Vila
Esta é a entrada principal para a cidadela, sendo que o conjunto da porta dupla partilha o nome com a Porta de Santo António. Junto a esta porta, ergue-se a estátua do rei D. Fernando.





3. Porta do Sol



4. Pelourinho do Berrão
Este peculiar pelourinho medieval, está localizado no Jardim dos oficiais ou Largo de Santiago, por ter ali existido uma igreja em sua honra. O pelourinho destaca-se por ter a sua coluna incrustada num berrão, uma figura zoomórfica de origem em povos primitivos (pagãos). Inicialmente estava colocado junto da Domus Munincipalis


5. Domus Municipalis
A Domus Municipalis destaca-se por ser o único exemplar de arquitetura civil de estilo românico na Península Ibérica. Este peculiar edifício terá acumulado funções de cisterna, de local de reunião dos "bons homens" do concelho, outrora terá dado lugar à Câmara Municipal de Bragança.




6. Igreja de Santa Maria da Assunção
Mesmo ao lado da Domus Munincipalis, ergue-se a fabulosa Igreja de Santa Maria da Assunção, de origem românica tendo sofrido alterações ao longo dos três séculos seguintes. A sua fachada principal está tipicamente ornamentada em estilo barroco. 




7. Museu Ibérico da Máscara e do Traje
Este é um museu quase obrigatório em Bragança. Tem uma coleção de caretos e máscaras fabulosa.



8. Museu Abade de Baçal
Se o museu do Traje é obrigatório, o Museu Abade de Baçal é imprescindível. Tem um espólio riquíssimo que conta a história de Bragança desde da primeira presença humana até ao dias de hoje, passando pela arqueologia, pintura, arte-sacra, ourivesaria, numismática, mobiliário e etnografia. Quando o visitámos existia uma exposição muito engraçada de pintura dos pelourinhos da região transmontana, obra de um pintor local.







9. Praça da Antiga Sé
Tal como o nome indica, aqui está localizada a antiga Sé Catedral de Bragança, com a sua fachada renascentista em destaque. No centro da praça existe um cruzeiro barroco. 



Dica de Viagem: As visitas ao interior da sé, nomeadamente aos claustros e à sacristia são obrigatoriamente guiada e necessita de marcação prévia.

10. Igreja de São Vicente
Segundo a tradição foi nesta igreja que se realizou o casamento secreto do príncipe D. Pedro com D. Inês de Castro.


11. Parques e jardins da cidade
Bragança tem parques muito bonitos, que em dias agradáveis pode ser um ótimo local de passeio, principalmente os que ficam localizados junto do rio Fervença.






O que visitar fora do centro!
Um pouco mais afastado do centro existem alguns pontos de interesse que devem visitar. 

1. Santuário de São Bartolomeu (o postal de Bragança)

É partir deste santuário que se consegue ver o "postal de Bragança". Este é um local de romaria e por isso existe um excelente parque de merendas, que vos pode ser útil na vossa viagem.



Dica de Viagem: Para chegar ao Santuário de São Bartolomeu basta seguir a famosa "Estrada do Turismo", que é um belíssima estrada panorâmica sobre a cidade de Bragança.

2. Miradouro de São Bartolomeu



3. Mosteiro de S. Salvador de Castro de Avelãs e Ruínas do Mosteiro
Neste local existiu um mosteiro nos séculos XII e XVI, considerado um dos mais importantes de Trás-os-Montes. Aos nossos dias apenas chegou a igreja, cuja cabeceira de planta circular é revestida a tijolo, constituindo assim um dos poucos exemplares em Portugal do estilo românico-múdejar.







Provar Bragança!
Nós visitamos pela primeira vez Bragança na altura da Feira das Cantarinhas, que se realiza no inicio de Maio, e tivemos oportunidade de comprar um cantarinha e de comer umas iguarias típicas de Bragança. Provámos as Amêndalheiras e adorámos, mas há muito mais para provar!




Gostámos muito de conhecer Bragança e sugerimos que visitem a cidade alta de Portugal. Faça chuva ou faça sol Bragança consegue manter o seu encanto da mesma forma!



Outros artigos relacionados:


Podem acompanhar os nosso Passeios de Alcatrão através do nosso facebook e instagram!

Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizada...

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portug...

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem...

Aldeia Labrega - Galiza - Espanha

  A Galiza em miniatura A Aldeia Labrega é uma recriação de uma aldeia típica galega. Está localizada na Rota da Pedra e da Água, um trilho que faz parte da Variante Espiritual do Caminho de Santiago, muito  de Ribadúmia, na localidade Os Castaños.  Este conjunto escultório representa a vida quotidiana de uma aldeia típica galega do século XX. Aqui encontramos a réplica de uma igreja românica, um pelourinho, um forno, um celeiro (espigueiro ou canastra), animais domésticos e pessoas.  Encontrámos a Aldeia Labrega durante o nosso Caminho de Santiago e depressa nos encantámos com este pequeno miminho. Criámos uma empatia tão gira com o lugar que logo o batizámos como "A Galiza dos Pequenitos"! Outros artigos relacionados: Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual O que visitar em Santiago de Compostela Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!