Avançar para o conteúdo principal

Combarro - Galiza - Espanha

Uma encantada vila galega!

Roteiro para um dia!

Combarro é um jardim à beira mar, tão antigo como o tempo e onde o tempo parece que parou. Conhecemos Combarro durante o nosso Caminho de Santiago e ficámos completamente rendidos à sua beleza. O nosso contexto de viagem era o "caminho", embora por vezes também é importante darmos importância a outro pormenores que são igualmente benéficos para as nossas viagens.

Esta pequena vila piscatória fica localizada na Galiza (Espanha) e faz parte da rota das Rías Baixas, que começa em Baiona e termina em Muros, um pouco a baixo de Finisterra. 

Combarro é um lugar de tradições, típicas da Galiza, e onde a cultura dos povos primitivos se encontra bastante fervorosa. Celtas e Iberos foram os primeiros a conhecer este mar e este céu, e quem do turismo vive deles não se esquece.

A história de Combarro está diretamente relacionada com o Mosteiro Beneditino de Poio, localizado nas imediações da vila. No século XII, o vilarejo de Combarro e a Ilha de Tambo foram doados pela rainha D. Urraca ao dito mosteiro, tendo deixado de lhes pertencer a partir do século XIX. Em 1868 Combarro torna-se numa paróquia independente do mosteiro. 


Nós visitámos a vila numa tarde, depois de caminhar umas dezenas de quilómetros de mochila às costas, contudo se pretenderem usufruir da praia e estar num ambiente relaxado, aqui conseguem passar um dia em beleza. 

Onde estacionar!

Dentro da vila de Combarro não existem muitas opções de estacionamento, até porque não aconselhamos que circulem de carro dentro do centro histórico. O melhor será deixarem o vosso carro junto à estrada principal PO-308 onde irão encontrar estacionamento de num lado e do outro da estrada.

Alojamento!

Em Combarro não abundam os alojamentos, contudo conseguem sempre um local simples onde dormir uma noite. Nós como estávamos a pé optámos por ficar no centro junto à Plaza Peirão de Chousa, num hostel muito modesto.

Plaza da Chousa, onde já existiu uma praia.

Por onde começar!

Combarro é uma vila muito pequenina não há forma de se perderem, contudo existem alguns locais que devem visitar.

1. Plaza e Igreja de San Roque

Este templo foi construído em meados do século XVIII dedicado a San Roque, protetor contra a peste e outras epidemias. 

2. Rua do Mar

Esta é das ruas mais movimentadas e mais comerciais da vila. Chama-se assim por ser o elo de ligação entre a vida do mar e a vida da terra, ou seja, é a rua que nos leva ao mar. Nesta rua temos acesso a um conjunto de vários "Horreos", que em galego significam "espigueiros" ou "canastros".

3. Plaza da Fonte


4. Rua Cega

Deve o seu nome ao facto de ser o único local da vila em que não se vê o mar, ou seja, as casas que compõem a rua não estão orientada pelo mar. 


5. Plaza de San Roque


6. Pelourinhos de Combarro

Os pelourinhos são um elemento muito comum na Galiza e em Portugal. São elementos representativos de poder e de proteção. Normalmente de um lado têm a representação se cristo e do outro a representação do santo padroeiro, que no caso de Combarro é a Virgem do Socorro. 


7. O Peirao de Rua

Este peirao é o mais antigo de Combarro. Era neste porto que os pescadores descarregavam o pescado e era também local de trocas comerciais de alimentos. As mulheres de Combarro vendiam e compravam peixe e produtos hortícolas neste local. Uma vez que era uma espaço amplo, serviria também de recinto para as festividades.



8. Ilha de Tambo

É uma ilha localizada a meio da Baía de Pontevedra, da qual se vê de Combarro. 


Outros artigos relacionados:


Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!


Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Aldeia Labrega - Galiza - Espanha

  A Galiza em miniatura A Aldeia Labrega é uma recriação de uma aldeia típica galega. Está localizada na Rota da Pedra e da Água, um trilho que faz parte da Variante Espiritual do Caminho de Santiago, muito  de Ribadúmia, na localidade Os Castaños.  Este conjunto escultório representa a vida quotidiana de uma aldeia típica galega do século XX. Aqui encontramos a réplica de uma igreja românica, um pelourinho, um forno, um celeiro (espigueiro ou canastra), animais domésticos e pessoas.  Encontrámos a Aldeia Labrega durante o nosso Caminho de Santiago e depressa nos encantámos com este pequeno miminho. Criámos uma empatia tão gira com o lugar que logo o batizámos como "A Galiza dos Pequenitos"! Outros artigos relacionados: Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual O que visitar em Santiago de Compostela Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!