Avançar para o conteúdo principal

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

Variante Espiritual

A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.

1. Onde começa!

A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida Associação Espaço Jacobeus - AEJ e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto.

Etapas Padronizadas:

Primeira Etapa: São 23 Km e começa em Pontevedra, passando por Combarro até ao Mosteiro de Armenteira.
Segunda Etapa: São 22 Km e começa junto ao Mosteiro de Armenteira, utilizando a Rota da Pedra e da Agua, em direção a Ribadumia e Pontearnelas e termina em Vila Nova de Arousa.
Terceira Etapa: São 27 Km feitos de barco que vai do porto de Vila Nova de Arousa e termina no porto de Pontecessures, localizado a cerca de 1 km de Padrón.

La Barca del Peregrino - Barco Translatio - Como funciona?

A etapa do barco peregrino descola-se pela ria de Arousa, onde existem vários viveiros de mexilhão, até chegar à foz do rio Ulla. Durante o percurso vemos a única Via Crucis marítimo-fluvial do mundo, que consiste num conjunto de 17 cruzeiros que assinalam o percurso do corpo do apóstolo.

Os barcos devem ser reservados na véspera da viagem e a hora é decidida nessa altura, por causa das marés. Caso a maré esteja fazia o barco não consegue subir o rio Ulla e por esse motivo a hora é sempre agendada pelo responsável da empresa de translatio. Existem duas empresas a operar Tours Rías Baixas e Amare. No cais do porto de Vila Nova de Arousa disponibilizam toda a informação necessário e podem reservar lá ou então através de contacto telefónico.

O Nosso Caminho pela Variante Espiritual

O caminho que escolhemos teve em consideração a nossa disponibilidade e por isso é baseado na nossa experiencia e serve apenas de exemplo e testemunho do caminho. Decidimos começar de Redondela já em Espanha.

Este caminho foi a nossa segunda experiência como peregrinos e o nosso objetivo era usufruir da caminhada, da paisagem e das localidades. Por este motivo, procuramos sempre conhecer os lugares, descansar e essencialmente respeitar os limites do corpo.

Partimos do Porto de comboio, no TrenCelta que liga Porto a Vigo. O bilhete para o comboio TrenCelta pode ser comprado online e existe apenas uma viagem por dia, de manhã as 8h13 e chega a Vigo às 11h30 (hora espanhola). Em Vigo apanhámos o comboio regional que liga Vigo á Coruña até Redondela. A viagem ocupou uma manhã inteira e depois do almoço começámos a caminhar.

Etapa 1 -  Redondela até Ponte Sampaio - 10 Km

No primeiro dia de caminhada percorrermos apenas 10 km de Redondela a Ponte Sampaio. A primeira etapa foi curta porque tínhamos feito a viagem a partir do Porto e não queríamos fazer o caminho a correr.

Ponte Sampaio é uma pequena vila galega encantadora, ondem tem albergue, supermercado, restaurantes e uma praia fluvial espetacular para os dias quentes de verão. Depois de nos instalarmos no albergue ainda deu tempo para fazer uma visita à vila.

Igreja de Santa Maria de Pontesampaio foi edificada no século XII conservando ainda alguns elementos do estilo românico.

Sugestão de Alojamento:

Em Ponte Sampaio recomendamos o Hostel Albergue O Mesón. O albergue é relativamente novo, com condições muito boas e disponibiliza cozinha e lavandaria. Existe também supermercado e restaurante próximos. O proprietário é extremamente simpático e sabe receber muito bem os seus hóspedes.

Etapa 2 - Ponte Sampaio até Combarro - 25Km

Saímos de Ponte Sampaio depois de tomar o pequeno almoço no restaurante do albergue e começámos no nosso caminho. Durante o percurso passámos pela Capela de Santa Marta, onde carimbamos a credencial. O seu interior é aparentemente simples, isto porque a pedra do altar é talhada e a imagem da santa também.

Um pouco mais á frente encontramos dois marcos com direções distintas. Nós sugerimos que sigam o marco da esquerda e percorrendo o trilho  pelo Rio Tomeza. Esta alternativa é muito mais bonita que a outra, mesmo que represente andar mais quilómetros.

Ao Chegarmos a Pontevedra, comprámos mantimentos para o almoço e exploramos um pouco o centro histórico da cidade.

Locais a visitar em Pontevedra:

• Praça da Ferraría
  • Capela da Virgem Peregrina
  • Convento de São Francisco
  • Burgo Medieval
  • Basílica de Santa Maria Maior
  • Ruínas de São Domingos

Na saída da cidade encontrámos a placa indicativa da Variante Espiritual. Neste local é onde o viajante deve sair do caminho português central e fazer o desvio pela variante. A sinalização do caminho altera ligeiramente. Os marcos de pedra característicos do caminho central são substituídos por marcos de madeira identificados como Variante Espiritual e as setas amarelas também são utilizadas ao longo do itinerário. Desta vez não são indicados o número de quilómetros que faltam até Santiago.

A primeira parte é feita por trilho a subir até à igreja, depois o caminho é mais plano.

Igreja de São Pedro de Campaño. Trata-se de uma igreja construída na idade média, contudo foi reconstruída no século XVIII em estilo barroco.

Antes de chegar a Combarro parámos no Mosteiro de Poio. Tentámos visitar a igreja e claustro mas não conseguimos. Supostamente era possível visitar.

A partir de Poio o percurso é feito à beira mar até Combarro. A paisagem é deslumbrante e o mar calmo convida a um mergulho para refrescar.

Combarro é uma pequena vila piscatória com um centro histórico muito interessante e que merece a atenção do viajante. Consideramos importante esta interação cultural com o caminho para que nos possamos envolver melhor na viagem que estamos a fazer. Para podermos visitar Combarro e também porque o corpo já pede descanso e a próxima etapa exige alguma energia, decidimos pernoitar nesta encantadora vila.

Locais a visitar em Combarro:

• Celeiros (Espigueiros)
  • Isla de Tambo

Sugestão de Alojamento:

Em Combarro alugámos um quarto numa espécie de hospedaria, Hogar del Puerto, localizada por cima do bar com o mesmo nome e bem junto ao porto e centro histórico. Para jantar fomos à Taberna de Juan localizada na Plaza Peirão de Chousa com vista para o mar.

Etapa 3 - Combarro até Ribadúmia - 24 Km

Depois do pequeno-almoço iniciámos a nossa caminhada com destino a Armenteira. Esta parte do itinerário é talvez dos mais exigentes fisicamente de todo o percurso. Por este motivo, deve ser feita com calma e tempo, e devem levar água e alguns snacks.

De manhã cedinho começámos o nosso caminho, sempre a subir, até ao miradouro. Durante o percurso á medida que vamos deixando Combarro a imagem do mar também se vai desvanecendo e tornando-se numa miragem. Estamos a ir em direção ao interior.

Uma vez que este caminho é difícil e a subir, nós decidimos atalhar á esquerda junto a casa em ruinas da foto em cima. Este atalho teve a sua vantagem e desvantagem, por um lado reduzimos o itinerário cerca de 3 km mas por outro é muito mais ingreme que qualquer outro troço do percurso. Será sempre uma decisão pessoal e mediante a vossa situação real no momento.

Parte deste percurso é feito em estrada de alcatrão, mas também apanham troços em estradão e trilho. Apesar do grau de dificuldade o percurso é muito bonito. Ao longo do percurso vão aparecendo placas indicativas das distâncias entre etapas.

Já diz o ditado que "quem tudo sobe, tudo desce" e é bem verdade. A dada altura o percurso começa a descer até Armenteira, um dos locais de paragem do caminho.

O mosteiro de Santa Maria de Armenteira é um mosteiro românico de transição que pertenceu desde a segunda metade do século XII à Ordem de Cister. O estilo do edifício está enquadrado mediante os preceitos do Plano Bernardino. Nós conseguimos apenas visitar o claustro do mosteiro, a igreja encontrava-se encerrada.

Continuámos o caminho pelo esplêndido trilho da Rota da Pedra e da Água. A rota começa em Armenteira praticamente junto ao Mosteiro e estende-se por cerca de 8 km nas margens do rio Armenteira. São os mais de 40 moinhos e a água do rio que os move que dão nome a rota. No passado estes moinhos serviam a população na moagem dos cereais. A sua maioria estão bem conservados e alguns têm uma história ou lenda associada.

Depois de entrarem no bosque devem tomar o caminho pela margem direita do rio, pelo menos até o trilho obrigar ao contrário. É um percurso que se faz relativamente bem, bastante plano e com muitas sombras e oportunidade de descanso. Nós aproveitámos para merendar nesta parte do itinerário.

Mais ou menos a meio da rota existe um pequenino desvio á Aldeia Labrega que é por si só uma construção muito engraçada. Faz lembrar o Portugal do Pequenitos, e bem que podia ser a Galiza dos Pequenitos.

Trata-se de um parque com construções em granito que representam a vida cotidiana do povo galego, de outros tempos, e onde estão representados os símbolos da Galiza antiga, as igrejas, os cruzeiros, os lavadouros e os celeiros (espigueiros), bem como atividades económicas, como a agricultura e criação de gado. A Aldeia Labrega é um encanto!

Terminada a Rota da Pedra e da Água  o caminho entra novamente numa nova rota, a Rota do Rio Umia. O rio Umia irá acompanhar-nos até ao nosso próximo local de pernoita, Ribadúmia.

Locais a visitar em Ribadúmia:

• Igreja Santa Baia

Sugestão de Alojamento:

Em Ribadúmia sugerimos o Hostel Santa Baia. A proprietária recebe muito bem e no alojamento está incluído o pequeno almoço.

Etapa 4 - Ribadúmia até Vila Nova de Arousa - 20 Km

Saímos de Ribadúmia e continuamos a rota do rio Umia até Ponte Arnelas. Achámos que Ponte Arnelas não disponha de alojamentos ou restaurantes e ainda bem que não avançámos e decidimos ficar em Ribadúmia. De Armenteira a Vila Nova de Arousa apenas vimos dois albergues, e um deles foi o aquele onde ficámos, por este motivo tenham em atenção esta importante informação.

O caminho até Ponte Arnelas é muito bonito e sossegado, sempre feito à beira do rio e em caminhos de terra. A ponte de Ponte Arnelas está relacionada com um ritual de fertilidade ao qual não conseguimos ficar indiferente.

Cinco passos do "Ritual da Fertilidade"

À semelhança da lenda da Ponte da Mizarela no Gerês, aqui as mulheres também recorrerem a rituais de fertilidade. A mulher deve:

• Vir acompanhada e trazer uma cesta de alimentos
  • A função de quem a acompanha é impedir que na ponte passem outras mulheres ou animais para que se mantenha o silencio durante o ritual
  • A um homem forasteiro que vá a passar a ponte deve ser pedido que colha água do rio com uma conha de vieira e que batize o ventre da mulher. Nesse instante, ela deve olhar para o cruzeiro da ponte e pedir "Que Deus proteja a sua família".
  • No final do ritual deve-se celebrar com um banquete feito na ponte, em que a louça utilizada deve ser jogada ao rio e atirada por cima da cabeça.
  • Se a gravidez for avante o forasteiro será o padrinho da criança, e esta terá que se chamar Alberte, Alberta ou Berta, em honra do santo que se encontra no cruzeiro da ponte.

Seguimos caminho e percebemos que só faltavam 12 km para chegar a Vila Nova de Arousa, que seria o nosso destino final.

Pelo caminho encontrámos uma pequena capela devidamente cuidada pelo seu ancião, que nos disse que esta capelinha dedicada a S. Pedro foi feita exclusivamente para os peregrinos de Santiago.

O percurso continua pelos quintais da pequena aldeia até que a certo ponto começa a subir em direção ao Monte de São Roque, onde está localizada outra igreja com o mesmo nome. Durante o percurso começamos a sentir o cheiro a mar e lá ao fundo vamos vendo a costa, o que significa que estamos a caminhar em direção ao oceano.

Nesta parte o caminho serpenteia a costa, passando por várias praias e aldeamentos turísticos até que os nossos olhos alcançam Vila Nova de Arousa.

A partir de Vila Nova de Arousa a variante pode ser feita no barcos translatio ou pode continuar-se a pé. Nós optámos por fazer de barco e para isso fomos logo à Estação Marítima  Mar de Santiago saber informações sobre os barcos e reservar o nosso lugar para a manhã seguinte. O tempo de espera serviu para descansar e conhecer um pouco a pequena vila piscatória

Locais a visitar em Vila Nova de Arousa:

• Zona ribeirinha
  • Conjunto Escultório Valle-Inclán na Plaza del Castro
  • Igreja Vieja A Pastoriza
  • Igreja Paroquial S. Cibrán
  • Capella de San Mauro (ruínas)
  • Plaza de Abastos
  • Mercado
  • Casa Museu Valle Inclán

Sugestão de Alojamento:

Em Vila Nova de Arousa escolhemos ficar no albergue A Salazon. O albergue disponibiliza quartos e camaratas com casa de banho privativa e ainda cozinha onde podemos preparar as nossas refeições. E está localizado bem próximo do local de partida o barco. Em Vila Nova de Arousa existe também um albergue de peregrinos publico, que fica localizado junto ao porto marítimo também.

Etapa 5 - Vila Nova de Arousa - Padrón até Santiago de Compostela - 27 km (barco) mais 25 Km

O barco partiu da Estação Marítima Mar de Santiago ás 9 horas da manhã, e foi muito mais que uma travessia. Os funcionários da Amare, a empresa que fez o translato, eram muito simpático e fizeram questão de nos mostrar como funciona a pesca do mexilhão na ria de Arousa, a localização da via sacra marítimo-fluvial, as torres de Catoira e suas tradições e a paisagem belíssima do rio Ulla que nos levaria até Pontecesures.

Em Pontecesures termina a variante espiritual e devemos "entrar" novamente no caminho português de Santiago central. De Pontecesures a Padrón são cerca de 2 km e de Padrón a Santiago são 25 km, representando a ultima etapa do Caminho Português de Santiago.

Na igreja do Apostolo Santiago em Padrón está preservado aquele que se diz a pedra onde o barco que trouxe o corpo do apostolo para a Galiza atracou o que fez desta pedra especial. O rio que banha a cidade é o rio Sar. Na época dos romanos Padrón chamava-se Iria Flávia.

Locais a visitar em Padrón:

• Igreja de Santiago Apóstolo de Padrón
  • Convento do Carme
  • Fonte do Carme
  • Igreja Santa Maria de Iria Flávia
  • Santuário da Escravatude (fora do centro)

Seguimos caminho e fomos encontrando alguns templos bonitos. Um deles foi a Igreja de Santa Maria de Iria Flávia. Outro santuário de paragem de peregrino é o Santuário de Escravatude, que desta vez estava fechado.

Igreja Santa Maria de Iria Flávia

Santuário da Escravatude

O percurso segue pelas localidades até que entramos novamente numa zona de trilho pela natureza. Nesta altura recebemos a nossa "bênção compostelana", ou seja, começou a chover a cântaros.

Chegámos á aldeia de Francos, a qual faz parte da Ruta do Túnel Faramello, uma antiga linha de comboio galega desativada. Mas nós seguimos o nosso caminho.

Como apanhámos muita chuva nesta ultima etapa decidimos ficar a dormir em Milladoiro, a cerca de 6 km de Santiago. O dia estava muito desagradável e nós muito cansados. Decidimos que descansar ali e chegar a Santiago pela manhã do dia seguinte, com a possibilidade de apanhar o autocarro das 12h de regresso a casa.

Sugestão de Alojamento:

O  Albergue Milladoiro está localizado a cerca de 6 km de Santiago e tem excelentes condições e pode ser uma alternativa á correria aos albergues em Santiago. Os peregrinos dormem em camaratas e podem usar a cozinha para refeições. Tem serviço de lavandaria. No mesmo quarteirão existe o supermercado Mercadona.

No outro dia de manhã, fresquinhos e lavadinhos, rumámos até Santiago. Escolhemos  chegar por Conxo e não por Santa Marta. Chegar a Santiago é a recompensa de que todos os quilómetros percorridos valeram a pena. Para nós o caminho não é apenas chegar, o facto de caminharmos, irmos passando nas localidades, irmos falando com os habitantes das mesmas e conhecer outros viajantes como nós é a principal motivação que nos leva a fazer o caminho.

Mosteiro de Conxo

• Mercado de Abastos
  • Mosteiro de San Martin Pinário

Sugestão de Alojamento:

Em Santiago de Compostela sugerimos a Hospedaria San Martin Pinario, que está localizada por trás do santuário do lado esquerdo, num seminário. A hospedaria disponibiliza quartos no ultimo andar para os peregrinos de Santiago, por um preço mais simpático e com pequeno almoço.

Este foi o segundo Caminho de Santiago que fizemos e muitos mais pretendemos fazer no futuro. Isto porque o Caminho não termina em Santiago, o Caminho é como a nossa vida, é para ir fazendo e vivendo!

Bom Caminho!

Ouros artigos relacionados:

Em Destaque!

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Aldeia Labrega - Galiza - Espanha

A Galiza em miniatura A Aldeia Labrega é uma recriação de uma aldeia típica galega. Está localizada na Rota da Pedra e da Água, um trilho que faz parte da Variante Espiritual do Caminho de Santiago, muito  de Ribadúmia, na localidade Os Castaños.  Este conjunto escultório representa a vida quotidiana de uma aldeia típica galega do século XX. Aqui encontramos a réplica de uma igreja românica, um pelourinho, um forno, um celeiro (espigueiro ou canastra), animais domésticos e pessoas.  Encontrámos a Aldeia Labrega durante o nosso Caminho de Santiago e depressa nos encantámos com este pequeno miminho. Criámos uma empatia tão gira com o lugar que logo o batizámos como "A Galiza dos Pequenitos"! Outros artigos relacionados: Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual O que visitar em Santiago de Compostela Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!