Avançar para o conteúdo principal

Caminho Primitivo de Santiago - De Oviedo a Santiago de Compostela

Caminho Primitivo de Santiago


O Caminho Primitivo de Santiago foi a primeira rota de peregrinação a Compostela e por isso a mais antiga do conjunto dos Caminhos de Santiago. Liga Oviedo a Santiago de Compostela, embora também possa ser iniciado em Villaviciosa (na costa norte de Espanha), no Caminho do Norte. 

Catedral de Oviedo

O Caminho Primitivo foi um itinerário muito frequentado pelo povo asturo-galaico durante o século IX e boa parte do século X. Quando a cidade de Léon passa a ser nova capital do reino, os monarcas potenciaram o Caminho Francês como rota privilegiada (Séculos XI-XIII). 

Onde Começa!

O caminho Primitivo desde Oviedo estende-se por 315 km, divididos entre as Astúrias e a Galiza, permitindo conhecer locais incríveis e percorrer paisagens de cortar a respiração. 


Como Chegar a Oviedo!

Chegar a Oviedo é talvez a parte mais difícil deste caminho (pelo menos para nós foi). Tudo irá depender da cidade do país que pretendam partir. Nós optámos por bus, e apesar de tudo consideramos que ainda será o método mais económico para lá chegar. Contudo, podem sempre ir de avião ou comboio. Existem bus de qualquer cidade (capital de distrito) portuguesa, mas se puderem partir de Lisboa ou Porto será mais prático. Sugerimos que apanhem bus direto do Porto para León e depois apanham outro de León para Oviedo. Evitem os transbordos que por vezes podem correr fora dos planos.  Podem consultar todas as vossas possibilidades no site da Alsa, que é a empresa que faz as viagens e tem parceria com a Rede Expressos portuguesa. 


Preparar o Caminho!

O Caminho Primitivo é uma rota muito longa e é necessário ter em conta dois fatores na preparação do caminho, um é a grande extensão e outra é a irregularidade do terreno, mais de metade do caminho é feito nas Astúrias por etapas de montanha, fisicamente muito exigentes. A duração do caminho é variável de caminhante para caminhante, tudo irá depender da preparação física e do ritmo de cada um. As etapas devem ser feitas sempre entre os 12 e os 14 dias, para que haja margem caso surja algum imprevisto. No nosso caso demorámos 12 dias a percorrer o caminho, tendo sido necessário reservar 15 dias de férias (incluindo fins de semana) para conseguirmos realizar tranquilamente o nosso caminho. Não seguimos as etapas predefinidas à risca, mas também não fizemos grandes alterações. Preparámos um outro artigo com todas as dicas a ter em consideração para um Caminho de Santiago.

Dicas para preparar um Caminho de Santiago



Este artigo foi escrito mediante a nossa experiência pessoal. O Caminho Primitivo foi o nosso terceiro Caminho de Santiago e vamos partilhar convosco algumas dicas e as etapas que fizemos até chegar a Santiago de Compostela.


Etapa 1 - Oviedo - Paladín - 19 km

O primeiro dia fizemos menos quilómetros do que o espectável. Chegámos a Oviedo nessa manhã e depois de uma longa viagem de bus não quisemos exceder os nossos limites.

Plaza Afonso II, O Casto

Visitar Oviedo!

  • Plaza de Afonso II O Casto 
  • Catedral de San Salvador de Oviedo 


Igreja de San Juan el Real

Dica de viagem:
Dentro da cidade não existem indicações do caminho com as tradicionais setas amarelas. Existem placas indicativas e conchas douradas cravadas no chão. É preciso ter cuidado para não seguir pelo caminho da costa.


Saímos da cidade e começámos a encontrar lugares maravilhosos nos arredores de Oviedo. Agora sim entrámos no caminho!


Capela del Carmén (Lampaxuga); Igreja de Santa Maria de Loriana

Ponte de Gallegos

                                  Capela de Fátima


Sugestão de Alojamento!

Em Paladín ficámos no albergue Villa Palatina, onde existe a possibilidade de ficar num quarto individual ou em camarata mista. O albergue tem excelentes condições, com possibilidade de lavar e secar roupa e serve refeições, nomeadamente o pequeno-almoço e o jantar. A villa está localizada junto a um rio, assim durante a noite fomos embalados pela corrente das suas águas. Este será um excelente local para refrescar os pés depois da caminhada. 


Reservar Villa Palatina

2º Etapa - Paladín - Salas - 25 Km

Começámos a caminhar em direção a Grado, este percurso é feito maioritariamente em caminho de alcatrão e terra, sem grande dificuldade. Grado é uma cidade muito movimentada, com um centro histórico bonito. Encontrámos vários chalés de arquitetura indiana, um estilo bastante comum nas Astúrias. Depois de passar o centro da cidade de Grado, começamos a subir até ao entroncamento do Santuário de Nuestra Senhora del Fresno. Depois da descida desse santuário o caminho até Salas é feito em bosque e com um grau de dificuldade reduzido.


Pontos de Interesse!

  • Ponte Medieval de Peñaflor
  • Igreja de San Juan
  • Santuário de Nuestra Senhora del Fresno
  • Grado: Centro histórico
  • Igreja de Santa Eulália
  • Mosteiro de San Salvador (Cornellana)

  • Salas

Rio Nalón

Ponte de Peñaflor

Igreja de San Juan e centro da aldeia de Peñaflor 

Nota Histórica do Caminho!

A Ponte Medieval de Peñaflor é um elemento importante do caminho, assim como a Igreja de San Juan que se encontra mesmo à beira do caminho. A igreja é de origem românica e pertencia a um antigo hospital de peregrinos.

Centro de Grado e Chalet del Campo de D. Manuel Velásquez


Dica de Viagem: A descida desde o Santuário de Nuestra Senhora del Fresno é um pouco perigosa, uma vez que é em terra e tem muitas "pedras soltas" que apresentam um elevado risco de queda. Ao fundo dessa grande descida encontrámos a Casa Mandala onde podemos beber um refresco. 

Casa Mandala




Igreja de Santa Eulália

Nota Histórica do caminho!

O Mosteiro de San Salvador de Cornellana foi fundado em 1024, por patrocínio da Infanta Cristina, filha do rei de Leão Bermudo II. A partir do século XII, o mosteiro passa a pertencer à Ordem de Cluny, iniciando-se assim uma época de esplendor até ao século XIX quando ocorreram as invasões francesas.  


Visitar Salas!

Salas é uma das vilas medievais mais bem conservadas das Astúrias.

  • Palácio Valdés-Salas e Museu Pré-Românico Asturiano
  • Torre Medieval
  • Igreja de Santa Maria La Mayor
  • Capela de San Roque  




Igreja Santa Maria La Mayor

Torre Medieval (Século XIV)

Museu Pré-românico Asturiano (Palácio Valdés-Salas (séc. XIV)

Capela de San Roque

Sugestão de Alojamento!

Em Salas sugerimos o Albergue El Rey Casto, localizado na Plaza del Ayuntamiento. Para reservar estadia neste albergue devem fazê-lo contactando diretamente o albergue, têm acesso ao contacto através das aplicações do caminho. O albergue é privado, fornece roupa de cama, e o pagamento é em donativo, consideramos que 10€ por pessoa será um valor justo mediante as condições. Tem cozinha e maquina de lavar roupa. O terraço no top do edifício permite secar m muito bem a roupa e desfrutar de uma vista extraordinária. Na praça existem vários restaurantes onde podem jantar.



3º Etapa - Salas - Campiello - 34 Km

O início do percurso é feito maioritariamente em caminho de bosque, intersetado por uma percurso pedestre com possibilidade de explorar melhor a encosta e chegar a uma cascata. Existe um troço considerável que é feito em estrada de alcatrão onde é preciso ter muita atenção para que não ocorram acidentes. O caminho passa por várias localidades, vales e bosques muito bonitos. Em Tinéu existem várias possibilidades de dormidas e de refeições. Nós aproveitamos para almoçar e descansar um pouco. De Tinéu até Campiello passamos por miradouros muito bonitos e florestas com muita sombra. Não existem locais para comer nem beber. Os últimos 4km antes de Campiello são feitos em estrada de alcatrão o que torna este troço muito cansativo.  


Localidade de Bodenaya

Igreja del Cristo de los Aflitos


                          Moinho de Bedures


Igreja de San Justo


Visitar Tinéu!

  • Igreja de San Pedro
  • Museu de Arte Sacra
  • Centro Histórico 
  • Campo e Igreja de San Roque


Igreja de San Pedro e Museu de Arte Sacra

 



Sugestão de Alojamento!

A nossa etapa terminou em Campiello, a cerca de 14 km de Tinéu. Optámos ficar no Albergue Casa Ricardo, que para além de ter alojamento tinha também um minimercado e um restaurante mesmo em frente. O albergue permite reservar cama em camaratas ou quartos privados, tem cozinha e maquina de lavar roupa.  

Reservar Albergue Casa Ricardo




4º Etapa - Campiello - Polla de Allande - 15 km

A quarta etapa foi pequena por opção pessoal nossa. Um pouco a frente de Campiello, mais ou menos entre Borres e Samblismo, existe a Alternativa pelo Caminho dos Hospitais. Nós decidimos seguir pelo caminho tradicional, em direção a Polla de Allande, onde decidimos dormir e aproveitar para visitar a vila. 



Rota dos Hospitais!

A Rota dos Hospitais segue pelas montanhas, num comprimento de 14 km, encontrando novamente o caminho tradicional em Puerto del Palo (junto ao parque eólico). Este percurso implica levar mantimentos e convém ter em atenção alguns aspetos. O percurso deve ser feito com condições meteorológicas estáveis, convém verificarem muito bem o estado de tempo antes de subir (subida aos 1100 metros de altitude). Podem encontrar neve e muito nevoeiro. A etapa, pelos Hospitais, começa em Campiello e termina em Berducedo, perfazendo um total de 28 km.  


As paisagens pela Rota dos Hospitais dizem que são incríveis, mas as paisagens em direção a Pola de Allande não ficam nada a trás!






Dica de Viagem: É bastante comum nesta etapa apanharmos alguma lama no caminho, mesmo que esteja calor. Alguns caminhos parecem pequenos riachos.

Visitar Pola de Allande!

Pola de Allande é uma vila peculiar das Astúrias. Aqui grande parte dos edifícios da vila foram construídos em Arquitetura Indiana. A Arquitetura Indiana é a arquitetura colonial trazida por emigrantes das colónias espanholas, que regressaram a Espanha nas primeiras décadas do século XX depois de terem enriquecido nas Américas. Este estilo arquitetónico foi aplicado a edifícios privados e públicos, marcando bastante a vila. 
  • Igreja de San Andrés
  • Edifício do Ayuntamiento  
  • Momento em honra do emigrante
  • Chalés e Villas do centro histórico


 



Sugestão de Alojamento!

Em Pola de Allande existem vários albergues e hotéis. Gostávamos de ter ficado no Albergue La casita de Aba, mas estava fechado no dia em que chegámos, por isso tivemos que ficar no Hotel Lozano


5º Etapa - Pola de Allande - Grandas de Salime - 39 km

A nossa quinta etapa foi a mais dura e a mais extensa, porque acabamos por fazer duas etapas padronizadas num dia. A primeira parte, foi difícil, porque subimos aos 1000 metros de altitude até Puerto del Palo (junto ao parque eólico) e a descida até Berducedo é muito difícil e perigosa. Atrevemo-nos a dizer que foi o tramo mais bonito do Caminho Primitivo. A segunda parte de Berducedo até Grandas se Salime é difícil porque tem muitas subidas e descidas em alcatrão e uma grande parte é feita em estradão sem sombras. Pessoalmente achamos que é uma etapa que merece algum cuidado, e deveria ser retificada. Depois da Barragem de Salime temos que caminhar pela estrada normal e a probabilidade de sermos atropelados é grande. Por isso muito cuidado!











 


Berducedo

 


Miradouro Salto de Salime

Dica de Viagem: Dependendo da vossa motivação para fazer o caminho, sugerimos que considerem alugar um taxi em La Mesa até Grandas de Salime, especialmente se estiver muito calor. O caminho é desinteressante e perigoso.

Visitar Grandas de Salime!

  • Igreja de San Salvador de Grandas
  • Museu Etnográfico
  • Edifício do Ayuntamiento


Sugestão de Alojamento!

Em Grandas de Salime ficámos no Albergue Porta de Grandas. O albergue tem quartos em camaratas com uma casa de banho por cada piso. Tem maquina de lavar roupa e cozinha. 

Reservar Albergue Porta de Grandas



6º Etapa - Grandas de Salime - A Fonsagrada - 29 km

Grandas de Salime é praticamente a fronteira entre as Astúrias e a Galiza. Em Puerto de Acebo abandonamos as Astúrias e damos as boas vindas à Galiza. A partir daqui as etapas vão ficando mais fáceis e o caminho mais curto. Contudo, os 2 km antes de chegar a A Fonsagrada são duros, temos que subir uma ladeira a pique para chegar à vila. A 10 km antes de A Fonsagrada existe um alternativa ao caminho tradicional, ou seja, uma Variante por Burón, que nos permite visitar as ruinas do Castelo de Burón, mas implica andar mais 1km.  


Igreja de Santa Madalena

Dica de Viagem: Durante esta etapa não existem muitas alternativas para comer ou comprar comida, por isso sugerimos que levem algum mantimento para que não tenham o azar de encontrar os cafés fechados.



Marco de fronteira entre as Astúrias e a Galiza. Daqui faltam 166 km até Santiago de Compostela

Capela de Santa Barbara del Camino 

Entroncamento entre o Caminho Tradicional e a variante por Burón

Visitar Fonsagrada!

  • Igreja de Santa Maria de A Fonsagrada 
  • Centro Histórico
Igreja de A Fonsagrada

Sugestão de Alojamento!

Em A Fonsagrada sugerimos o Albergue - Pensión Cantábrico. O albergue permite reservar cama em camarata ou quarto privado. Disponibiliza maquina de lavar roupa e cozinha. As instalações são boas e o proprietário é muito gentil. O restaurante Cantábrico é a nossa sugestão para jantar, tem menu peregrino e é muito bem servido.




7º Etapa - A Fonsagrada - O Cávado Baleira

Esta etapa é muito  fácil, os caminhos são bons e ao longo do tramo vamos encontrando vários "pedaços" da história do caminho. Um desses testemunhos são as ruinas de um antigo hospital de peregrinos, o Hospital de Montouto. Neste tramo foi construído um passadiço de madeira para que os caminhantes pudessem caminhar em segurança, uma ideia que achámos incrível e aplicável noutros tramos do Caminho Primitivo. 



Hospital de Montouto 

Hospital de Montouto


Dica de Viagem: Nesta etapa encontrámos poucos locais onde pudéssemos comprar comida e por isso mais uma vez, sugerimos que levem um pequeno lanche para uma eventualidade.




Igreja de A Fontaneira; Espigueiro Asturiano; "Campo da matanza" (local associado à Batalha da Matanza travada entre o rei Afonso II com os mouros, que segundo a lenda houve tantas mortas que o sangue terá escorrido pela encosta)

Sugestão de Alojamento!

Em O Cávado Baleira sugerimos o Albergue Porta Santa, aquele que consideramos o melhor albergue onde ficámos em toda a viagem. No albergue podem reservar cama em camarata, ou reservar um quarto privado na pensão com o mesmo nome. O albergue disponibiliza maquina de lavar roupa e uma cozinha. A funcionária do albergue é super simpática e muito prestável. 



8º Etapa - O Cávado Baleira - Lugo - 30 Km

A etapa até Lugo é muito fácil e conhecemos lugares incríveis. A certo ponto existe uma alternativa que permite conhecer a aldeia de Vilabade e conhecer a sua magnifica igreja. Lugo fica a 100 km de Santiago de Compostela, o que significa que já andamos dois terços do caminho. A cidade de Lugo tem muito para visitar e é uma das cidades mais antigas da Península Ibérica. 
  
Caminho para Vilabade; Capela del Carmén de Vilabade

Igreja de Vilabade

Igreja de Vila Abade


Castroverde


Dica de Viagem: Nesta etapa não encontrámos nenhum local para comer, exceto em Castroverde, por isso devem levar almoço na mochila e água na garrafa.

Visitar Lugo!

A cidade de Lugo foi erguida junto à margem do rio Minho e conta com um passado de esplendor e um papel importante no Caminho de Santiago. O exponente máximo do legado romano é a muralha construída entre os Séculos III e IV para defender a Lucus augusti, tendo sido preservada até hoje. 

  • Catedral de Santa Maria de Lugo
  • Plaza de Santa Maria e Edifício do Bispado de Lugo
  • Muralhas
  • Domus Mitreo (Museu)
  • Plaza Mayor
  • Centro Histórico

  • Ponte Romana (Ponte Velha)

Marco dos 100 km em Lugo

Puerta de San Pedro; Edificio do Ayuntamiento

Catedral de Lugo




Edifício do Bispado de Lugo


Ronda de Muralhas; Capela do Carme; Porta de Santiago


Plaza Mayor


Puerta Miná (Porta por onde saímos de Lugo)


Sugestão de Alojamento!

Em Lugo sugerimos o Hostel Cross, localizado no centro. As camas são tapadas, o que dá mais privacidade. Não tivemos acesso a maquina de lavar roupa e não tem cozinha. 



9º Etapa - Lugo - O Ferreira - 27 Km

As etapas a partir de Lugo são muito mais fáceis que as anteriores. Existem mais estruturas de apoio aos caminhantes, nomeadamente mais estabelecimentos onde podemos comer. Em contrapartida também existem muitos mais caminhantes no caminho, agora irão caminhar muito mais acompanhados. 

Lugo


Igreja de San Lázaro



Igreja de San Miguel de Bacurín (Igreja Românica)

Marco Miliário de San Romão da Retorta - Usado para marcar as milhas na antiga Via Romana XIX que ligava Lugo a Astorga (Começava em Braga e terminava em Astorga)


Sugestão de Alojamento!

Em Ferreira ficámos no Albergue A Nave. O albergue tem boas condições, maquina de lavar roupa mas não tem cozinha. Podem reservar pequeno almoço buffet, extra quarto, por mais 6€. O albergue fica um pouco isolado, mas ao lado existe um restaurante onde podem jantar (Cantina de Ferreira).

Reservar Albergue A Nave


10º Etapa - O Ferreira - Boente - 26 Km

Esta etapa é muito bonita, principalmente até chegar a Melide. Em Melide encontramos o Caminho Francês de Santiago e existem muito mais caminhantes. As infraestruturas melhoram e Compostela começa a ficar mais perto. 



Visitar Melide!

  • Igreja do Convento de Sanctis Sipitus 
  • Capela de San Roque
  • Antigo Hospital de Peregrinos 
  • Capela de San António.
  • Igreja de Santa Maria de Melide


Capela de San Roque

Plaza do Convento

Capela de San Antonio

Antigo Hospital de Peregrinos

Igreja do Conventos Santi Spiritus

Igreja de Santa Maria Madalena de Melide

Pórtico da Igreja de Santa Maria Madalena de Melide

                                                    Igreja de Boente 

Sugestão de Alojamento!

Em Boente sugerimos o Albergue Boente, onde podem reservar cama em camarata ou quarto privado. O albergue tem maquina de lavar roupa mas não tem cozinha. Tem piscina para hóspedes. Por baixo tem restaurante onde para além de poderem jantar (têm menu peregrino) podem tomar o pequeno-almoço.

Reservar Albergue Boente 


11º Etapa - Boente - O Pedrouzo - 28 Km

Estamos em pleno Caminho Francês, onde a única dificuldade que apanhamos foi a chuva intensa, aquela que nós chamamos de "benção compostelana". Existem muitos locais onde podem parar para comer.


Ribadiso - Ponte Medieval

Arzua - Capela de Madalena


Tia Dolores - Um bar bem conhecido do Caminho Francês

Sugestão de Alojamento!

Em O Pedrouzo sugerimos o Albergue O Burgo. Podem reservar uma cama na camarata ou um quarto privado. Têm lavandaria e cozinha. Junto ao albergue existe um restaurante, mas nós aconselhamos que andem um pouco mais para dentro da localidade e experimentem a Pizzaria CH. 

Reservar Albergue O Burgo


12º Etapa - O Pedrouzo - Santiago de Compostela - 20 Km

Esta é a última etapa do Caminho Primitivo e do Caminho Francês. Praticamente todo o percurso é feito por caminho de bosque e caminho rural. Chegando ao Monte do Gozo sabemos que estamos muito perto de Santiago, de onde vemos, ao longe, as torres sineiras da Catedral. Os últimos quilómetros dentro da cidade de Santiago são muito cansativos mas chegar à Praça do Obradoiro é a grande vitória.    



Igreja de Santa Luzia, 

Igreja de San Marcos

Monte do Gozo!

O Monte do Gozo é um ícone dos caminhos de Santiago. Este monte reúne todas as memorias dos peregrinos e caminhantes que durante séculos viajaram até Compostela. 





Sugestão de Alojamento em Santiago de Compostela!

Em Santiago sugerimos a Hospedaria San Martin Pinário, que disponibiliza quartos privados de uma ou duas pessoas, com pequeno almoço incluído, por um preço mais acessível. A hospedaria fica localizada mesmo junto ao santuário.

Reservar Hospedaria San Martin Pinário

Chegámos a Compostela e como sempre radiantes e com sentimento de mais uma missão cumprida. Depois de descansar um pouco na Praça do Obradoiro e de abraçar outros caminhantes que se cruzaram connosco, vamos à Oficina do Peregrino  pedir a nossa Compostela. 


Outros artigos relacionados:


Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!


Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Aldeia Labrega - Galiza - Espanha

  A Galiza em miniatura A Aldeia Labrega é uma recriação de uma aldeia típica galega. Está localizada na Rota da Pedra e da Água, um trilho que faz parte da Variante Espiritual do Caminho de Santiago, muito  de Ribadúmia, na localidade Os Castaños.  Este conjunto escultório representa a vida quotidiana de uma aldeia típica galega do século XX. Aqui encontramos a réplica de uma igreja românica, um pelourinho, um forno, um celeiro (espigueiro ou canastra), animais domésticos e pessoas.  Encontrámos a Aldeia Labrega durante o nosso Caminho de Santiago e depressa nos encantámos com este pequeno miminho. Criámos uma empatia tão gira com o lugar que logo o batizámos como "A Galiza dos Pequenitos"! Outros artigos relacionados: Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual O que visitar em Santiago de Compostela Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!