Visitar o Redondo!
Roteiro para um dia!
O Redondo é uma vila alentejana, localizada a 35km de Évora, muito conhecida pelos seus vinhos de excelência, pelo seu artesanato em barro e pela festa anual da flor. A vila é pequenina mas tem muito a oferecer aos seus visitantes.
Esta região é povoada desde a pré-história e à semelhança com outras partes do Alentejo, nas imediações do Redondo existe antas e dolmens que testemunham a existência de povos dessa época. A vila tem origem no século XIII, recendo foral em 1250 pelo rei D. Afonso III e mais tarde renovado pelo rei Dinis em 1318, data da construção do castelo e suas muralhas. No local do castelo terá existido um grande penedo redondo, e foi essa estrutura que deu nome à vila. A vila vai crescendo aos longos dos tempos, fruto da atribuição de tributo de passagem a todos os que viajavam para Vila Viçosa e Alandroal, pelo rei D. João I.
Chafariz da Praça da República |
Este roteiro foi elaborado mediante a nossa experiência pessoal.
1. Castelo
Do castelo do Redondo já pouco resta, é possível ter uma ideia do como seria o recinto muralhado que protegia o burgo, uma vez que existem algumas portas dessa época bem como a Torre de Menagem. O castelo foi construído no reinado de D. Dinis em 1319, seria um castelo de estrutura modesta, com planta circular e seis torres. O acesso ao castelo era feito apenas por duas portas, a Porta do Sol e a Porta da Ravessa. A Torre de Menagem está adossada à muralha.
Muralhas |
Porta do Sol (Porta do Relógio) |
Porta da Revessa |
2. Igreja da Matriz
Igreja de estilo barroco, construída nos finais do século XVI. A igreja Matriz está localizada ao lado da Porta do Sol, fora das muralhas.
3. Pelourinho e Praça D. Dinis
O Pelourinho é o símbolo de Foral Novo da vila, outorgado no século XVI pelo rei D. Manuel I, como era de uso na época.
4. Igreja de Misericórdia
A Igreja e o Hospital anexo datam do século XVI.
5. Museu do Vinho
O Museu do Vinho do Redondo está localizado na Praça da República, junto à Câmara Municipal, fora do recinto do castelo. Este é um espaço dedicado ao mundo do vinho, desde o seu cultivo até à garrafa, onde são expostos os utensílios utilizados durante todo o processo. Sendo o Redondo uma região vinícola faz todo o sentido terminarmos o nosso roteiro com este museu.
Dica de Viagem: O museu é de engrada gratuita, está abertos todos os dia, exceto à segunda-feira.
Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!