Uma cidade da antiga Lusitânia
Uma visita guiada
Muito perto de São Salvador da Aramenha encontram-se as ruínas da antiga cidade romana de Ammaia, uma das mais importantes cidades da antiga Lusitânia. Trata-se do mais importante vestígio da época existente no Alto Alentejo.
Maquete da cidade de Ammaia |
Rio Sever |
Vista panorâmica de Marvão a partir da cidade de Ammaia |
Ammaia foi implantada numa suave encosta junto ao rio Sever e foi elevada a Civitas por volta do ano 44/45 d.C., tendo obtido estatuto de Municipium ainda durante o século I d.C..
Como chegar?
A Quinta do Deão está localizada junto à estrada N359, que liga a localidade de Portagem à de São Salvador de Aramenha. A visita é paga, livre e disponível todos os dias da semana. O complexo dispõem de estacionamento gratuito para visitantes.
Por onde começar!
A visita divide-se em duas partes, primeiro o museu e depois as ruínas. O museu tem lugar num antigo edifício da Quinta do Deão, que terá sido construído sobreposto a construções já existentes dos séculos I e IV. No museu estão expostas peças que foram encontradas durantes a escavações e que contam um pouco da vida quotidiana de quem habitou a cidade. É uma visita essencial para saber melhor o contexto histórico e cultural dos antepassados de Ammaia.
A Porta Sul
A Porta Sul, ou o que resta dela é das construções mais bem preservadas de Ammaia. Esta terá sido a mais importante entrada na cidade. Foi construída por uma porta ladeada por duas torres anexas e uma praça pavimentada que ladeava a principal rua da cidade, o Cardus Maximus.
O Cardus Maximus seria a principal avenida que ligava a entrada principal da cidade ao Fórum, o coração da cidade.
A praça que ladeava as torres terá sido construída no final do século I ou no início do Século II. Em 1710 foi daqui retirado e levado para Castelo de Vide um arco monumental que se encontrava entre as duas torres.
As Termas
Quase junto ao Fórum encontravam-se a Termas. Este complexo seria um dos principais edifícios termais da cidade. Foi possível identificar alguns compartimentos balneares e espaços de ócio, incluindo o vestíbulo, a área de banhos quentes e frios, as zonas de lazer e ainda a presença de uma piscina interior e uma piscinas exterior, uma natatio.
O Fórum
Na zona da tapada da Aramenha, do outro lado da estrada EN 359 encontra-se a outra parte do complexo arqueológico, o local onde terá sido o antigo Fórum. A estrutura de 2,50 metros de altura corresponde ao templo do Fórum. Este complexo edifício seria de grandes dimensões e sumptuosamente decorado com cores extravagantes. Este local era o centro político, religioso e administrativo da cidade, ou seja, o "coração" da cidade.
No lado norte o grande templo estaria rodeado por pórticos e era onde se realizavam as principais cerimonias religiosa.
Podium |
Em plano inferior havia uma grande praça rodeada por lojas, as tabernae.
No lado sul, junto a atual estrada EN 359, localizava-se um grande edifício constituído por três naves, a Basílica, espaço de exercício do poder judicial, tendo como anexo a Cúria, a sede de governo da cidade. Trata-se de um complexo de edifícios do século I ou V d. C.
Vestígios da Basílica |
Vestígios da Basílica |
A visita termina onde começa, ou seja, no museu. Apesar da vasta área da cidade de Ammaia, o que nos chegou até hoje é muito pouco, contudo as campanhas de escavações e as intervenções arqueológicas e de restauro continuam ativamente em Ammaia. Esperamos que futuramente possam existir mais estruturas disponíveis para visita.
Na dia que visitámos Ammaia a ambição de descoberta recaía no anfiteatro, que se encontraria fora do recinto da cidade onde os romanos exerciam as suas atividades lúdicas, nomeadamente as lutas de gladiadores. Esperamos um dia destes poder acrescentar à nossa visita as ruínas do anfiteatro.
Outros artigos relacionados:
Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!