Avançar para o conteúdo principal

Amesterdão - Paises Baixos

Dicas para visitar a capital dos Países Baixos

Roteiro para 2 ou 3 dias


A cidade de Amesterdão é a capital da Holanda. É uma cidade diferente e especial, não só pelos canais que serpenteiam cidade mas também pela arquitetura dos prédios e pela leis liberal do uso de drogas e de prostituição. 

Praça Dam e Monumento Nacional (Obelisco) em memoria à II Guerra Mundial.

A fundação da cidade teve origem no século XII, quando foi construído o primeiro dique ("Dam") sob o rio Amstel, dando origem ao seu primeiro topónimo "Amesteldam". Em 1358 junta-se à Liga Hanseática e foi considerada como centro comercial do norte da Europa. Foi dependente de Espanha, até ao século XVI, quando obteve a sua independência. 

Casa-Barco Museu

Canal Singel

No século XVII atingiu a Idade do Ouro, graças à sua expansão económica impulsionada palas campanhas ultramarinas. 

Como chegar?

O aeroporto de Amesterdão é um dos aeroportos principais da Europa, com voos regulares para todo mundo. Para chegar ao centro basta apanhar o comboio na Linha 4 em direção a Amsterdam Centraal e em 14minutos estão no coração da cidade. Nós pagámos 4,90€ por viagem. A estação de comboios Amsterdam Centraal é a principal da cidade e de onde partem comboios para todo o país e Europa. 

Edifício neorrenascentista  da Estação de Comboios principal da cidade.

Onde dormir em Amesterdão?

Amesterdão é uma cidade cara, por isso se querem poupar terão de ficar num Hostel. Atenção que têm que pagar taxa turística. Nós reservamos um quarto no This Hostel Amsterdam. Se reservarem pelo nosso link estão a apoiar o nosso projeto.  

Thi(s) Hostel

O que visitar!

Amesterdão é uma cidade muito fria de Inverno e amena no Verão, contudo é no mês de Maio que as tulipas florescem e os campos ficam coloridos. Desta forma, recomendamos Maio como mês ideal a visitar a cidade ou o país. Nós optámos pelo mês de Fevereiro por ser mais barato. Este roteiro foi elaborado mediante a nossa experiencia pessoal e tendo em conta as nossas escolhas.

1. Bairro Jordaan

O Bairro Jordaan está localizado na parte mais ocidental do centro da cidade, em relação à Praça Dam. Uma parte deste bairro é delineado pelo canal Prinsengracht, um dos canais que faz parte do Anel de Canais. Este bairro é o mais tranquilo do centro e onde encontram o Museu Casa de Anne Frank


 Aqui podem visitar:

  • Casa Museu Anne Frank (Anne Frank Huis)
  • Westerkerk
  • Houseboatmuseum (Woonbootmuseum)
  • Amsterdam Tulip Museum
  • Amsterdam Cheese Museum

2. Praça Dam

A Praça Dam é o coração da cidade de Amesterdão. A praça é ladeada pelo Palácio Real, pela Nieuwe Kerk e pelo Madame Tussauds, o museu de cera. 

Palácio Real
Obelisco da II Guerra; Madame Tussauds; Nieuwe Kerk

Aqui podem visitar:

  • Amsterdam Museum
  • Begijnhof
  • Bloemenmarkt
  • Herengracht e Singel (2 canais do Anel de Canais)
  • Palácio Real (Koninlijk Paleis)
  • Nieuwe Kerk
  • Oude Kerk
  • Red Light District (Rosse Buurt)
  • Munttoren: Torre da Casa da Moeda
  • Franciscus Xavieriuskerk



 
Munttoren; Franciscus Xavieriuskerk

Bloomarkert - Mercado das Flores

Oude Kerk

Só por Curiosidade, o que é um Hofje?

Durante a Idade Média em Amesterdão era prestada ajuda aos necessitados por parte da Igreja. No Século XVII essa responsabilidade estendeu-se à comunidade e muitos comerciantes ricos fundaram casas de acolhimento para os mais necessitados, chamadas hofjes. O mais bem preservado e visitável da cidade é Begijnhof.




3. Museumplein

A praça dos Museus é um espaço aberto enorme onde estão concentrados a maioria dos museus de Amesterdão, nomeadamente os mais conhecidos, O Rijksmuseum e o Van Gogh Museum. 

Rijksmuseum

Museumplein

Aqui podem visitar: 

  • Leidseplein (Praça)
  • Rijksmuseum
  • Stedelijk Museum 
  • Van Gogh Museum
  • Vondelpark
  • Concertgebouw


Pavilhão do Vondelpark

Vondelpark

Museus que devem visitar em Amesterdão:

  • Casa  Museu Anne Frank
  • Museu dos Canais - Grachten museum
  • NEMO - Museu da Ciência
  • Museu Nacional - Rijksmuseum
  • Museu Van Gogh 
  • Museu das Tulipas
  • Museu do Queijo

NEMO

Pôr do Sol no terraço do Museu NEMO

Fora do Centro

Próximo do centro de Amesterdão, mas longe das zonas turísticas, existem alguns lugares, que se tiverem tempo sugerimos que visitem.

Cervejaria Brouwerig´t IJ

A cervejaria funciona com métodos de produção artesanal, utilizando a suas próprias leveduras. O edifício caracteriza-se pela presença do moinho de vento, típicos da Holanda. Um local excelente para os apreciadores de cerveja artesanal. 



Moinhos de Zaanse Schans

A vila de Zaanse Schans está localizada a cerca de 20km de Amesterdão, a cerca de 20 minutos de comboio. Os moinhos que hoje são uma atração turística, foram a primeira indústria no mundo. Há cerca de 200 anos existiam aqui mais de 600 moinhos. Alguns ainda produzem, mas muito pouco em comparação com o passado. 




Outros artigos relacionados:


Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!


Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Aldeia Labrega - Galiza - Espanha

  A Galiza em miniatura A Aldeia Labrega é uma recriação de uma aldeia típica galega. Está localizada na Rota da Pedra e da Água, um trilho que faz parte da Variante Espiritual do Caminho de Santiago, muito  de Ribadúmia, na localidade Os Castaños.  Este conjunto escultório representa a vida quotidiana de uma aldeia típica galega do século XX. Aqui encontramos a réplica de uma igreja românica, um pelourinho, um forno, um celeiro (espigueiro ou canastra), animais domésticos e pessoas.  Encontrámos a Aldeia Labrega durante o nosso Caminho de Santiago e depressa nos encantámos com este pequeno miminho. Criámos uma empatia tão gira com o lugar que logo o batizámos como "A Galiza dos Pequenitos"! Outros artigos relacionados: Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual O que visitar em Santiago de Compostela Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!