Avançar para o conteúdo principal

Munique - Alemanha

A Capital da Baviera

Roteiro para 3 dias



Munique está localizada no sul da Alemanha, e é por sua vez a capital da Baviera alemã. A cidade de Munique é um importante  e desenvolvido centro financeiro, urbano, logístico, cultural e politico quer da Alemanha quer para toda a Europa Central. 


Foi nesta cidade que os nazis tomaram poder em 1933, transformando a cidade no centro ideológico do partido Nacional Socialista, conhecido por Partido Nazi. A cidade foi alvo de violentos bombardeamentos durante a Segunda Guerra Mundial, que conduziram parcial destruição da cidade. A tropas americanas ocupam a cidade a 30 de Abril de 1945. 

Monique é a cidade berço de um dos maiores festivais do mundo, o Oktoberfest, popularmente conhecido como o "Festival da Cerveja", e "Wiesn" para os alemães. O festival realiza-se a partir do primeiro sábado a partir do dia 15 de Setembro, prolongando-se até à primeira semana de Outubro, e é a principal atração turística da cidade. 


Em 1971, em Monique, decorreram os XX  jogos olímpicos que ficaram marcados pelo assassinato  de vários desportistas israelitas por terroristas palestinianos. 


Monique foi a primeira cidade alemã que conhecemos, e o que nos levou até lá foi a ambição do Miguel por conhecer o museu da BMW, e como tal aproveitamos para conhecer um pouco a cidade e incluímos no nosso roteiro outros locais que gostávamos de conhecer. 

Dica de Alojamento

O alojamento em Monique é um pouco dispendioso e tivemos alguma dificuldade em encontrar um hotel com preço à nossa medida. Por este motivo optámos por ficar nos subúrbios da cidade, onde encontrámos um hotel muito confortável e bastante superior às nossas espectativas de hotéis em viagem de mochila, e a um preço mais acessível para nós. Reservámos duas noites no Holiday Inn München Süd, localizado no bairro de Obersendling. Apesar de ser afastado centro nevralgico da cidade, existe uma linha de metro bem perto do hotel. 

Metro de Munique

O metro (U-Bahn para metro e S-Bahn para comboio urbano) é a melhor forma para se deslocarem pela cidade. Nós a partir de Obersendling conseguimos chegar a todos os locais que queríamos visitar de forma fácil e rápida. Há semelhança de outras cidades europeias, existem passes diários (válidos por 24 horas) que permitem poupar algum dinheiro e tempo nas deslocações pela cidade. No nosso caso, comprámos um bilhete normal do aeroporto para a estação de metro junto do nosso hotel, no dia seguinte comprámos um bilhete diário só para o centro da cidade (Zona M) e no último dia compramos um bilhete diário que abrange-se uma ida a Dachau e o regresso para o aeroporto nessa tarde, por isso comprámos um bilhete extensível da zona M até à zona 5. A compra dos bilhetes é feita em máquinas, só vimos bilheteiras com um funcionários em duas estações, uma delas foi a estação de Marienplatz. As estações não têm cancelas, existe apenas um sensor à entrada da estação onde devem validar o vosso passe no inicio da viagem. Para se manterem atualizados face às tarifas e passes, antes de viajar, devem consultar o Site oficial do metro de Munique.


Dia 1 

BMW Welt - Marienplatz - Frauenplatz - Odeonplatz - Hofgarten - Englischer Garten


1. BMW Welt - Museu da BMW

O Mundo BMW foi o principal motivo que nos fez querer ir a Munique, logo o nosso roteiro começa precisamente pela visita ao museu. Apenas visitámos o museu e o concessionário, onde o Miguel ainda teve a oportunidade de ver um dos lançamentos da BMW desse ano. 


Dica de Viagem: O BMW Welt está localizado junto ao Parque Olímpico da cidade. Para chegar ao Museu da BMW devem apanhar a linha de metro U3e sair na estação Olimpiazentrum.


O BMW Welt foi inaugurado a 17 de Outubro de 2007, e desde então acolhe anualmente milhares de visitantes e admiradores da marca. Dividimos a nossa visita em duas partes, primeiro visitámos o museu e depois fomos até ao concessionário onde, podem comprar o carro dos vossos sonhos! 


O museu reúne peças únicas que contam a historia da marca e mostram a sua evolução desde a sua fundação a 7 de Março de 1916 pelo empresário Karl Rapp e pelo engenheiro mecânico de aeronaves Gustav Otto, até ao ultimo modelo lançado. Inicialmente a BMW foi fundada para construir motores de aviões utilizados durante a Primeira Guerra Mundial. Mas após o Tratado de Versalhes (tratado de paz assinado em 1919) a marca foi proibida de construir aeronaves e dedicou-se à construção de motas e carros.










Sabiam que?

BMW são as inicias de "Bayerische Motoren Werke" ou seja, "Fábrica de Motores da Baviera". O símbolo da BMW é baseado no movimento de hélices de avião e o edifício da empresa respeita as linhas do símbolo em 3D. Durante a Segunda Guerra Mundial, houve mão de obra por parte dos prisioneiros dos campos de concentração nas suas fábricas. 



Junto ao BMW Welt está localizado o Olimpiapark, contudo decidimos não o visitar e apanhámos novamente o metro até ao centro da cidade, faltava pouco para as 12 horas e queríamos estar na Marienplatz a essa hora.

2. Marienplatz

A Marienplatz é o coração da cidade e o centro nevrálgico do centro da cidade. Originalmente, chamava-se Schrannen, contudo mais tarde foi designada como Praça de Santa Maria em evocação á virgem Maria. No centro da praça ergue-se um obelisco evocado a Santa Maria. 


Nesta praça estão reunidos vários monumentos importantes, sendo um deles o Neus Rathaus, o edifício da câmara municipal onde numa das torres se encontra o famoso relógio  carrilhão, o Glockenspiel. Este foi o motivo que nos fez querer chegar às 12 horas à praça. Diariamente durante 15 minutos o relógio mecânico no alto da torre executa uma dança de bonecos ao som de uma melodia que faz parar a praça. Este evento realiza-se às 11 horas, 12 horas e as 17 horas, por isso a meio do dia devem estar na praça e não devem perder este evento. Infelizmente o nosso vídeo não tem qualidade para ser publicado, mas não tem problema, a ideia é vocês irem lá e verem com os vossos olhos!  


A "fechar" a praça existe um outro edifício o Altes Rathaus, a antiga câmara municipal. O edifico tem uma arquitetura bastante peculiar, a sua construção original data de 1470, contudo o seu aspeto atual deve-se a remodelações do século XIX. Funcionou como câmara municipal até 1874.

Altes Rathus

3. St Peterskirche - Alter Peter

Saindo da Marienplatz devem seguir uma rua perpendicular do lado direito para chegar até à Igreja de São Pedro. Esta é  igreja mais antiga da cidade.

Alter Peter - Foto da parte lateral da igreja, nós entramos pelo lado do Viktualienmarket, o mercado mais tradicional de Munique.


Dica de Viagem:
Sugerimos que subam a torre da Alter Peter e preparem as maquinas fotográficas, vão ficar bastante surpreendidos. Para chegar têm que subir uma valente escadaria mas vale bem a pena. São 299 degraus para o mais bonito postal da cidade. 







4. Frauenkirche 

Retomando a Marienplatz pela mesma rua, devem virar a esquerda e seguir a grande avenida que vos dará acesso à Frauenplatz onde se encontra a Frauenkiche, a catedral de Munique, seguindo umas das ruas perpendiculares do lado direito. Como sempre nas nossas viagens há sempre um edifício em obras e Munique não foi exceção. Em contra partida, a Frauenkirche foi a única igreja que conseguimos visitar o seu interior. 

 

5. Max-Joseph Platz

A partir da Frauenkirche seguimos a pé até a Max- Joseph Platz. A praça é marcada pela presença do Teatro Nacional de Munique, a "casa" da ópera da Baviera, a Bayerisches Staatopera e a Bayerisches Staatbnallet, a companhia de ballet. 


6. Odeonplatz

Deixámos a Max-Joseph Platz e seguimos para a Odeonplatz onde estão localizados alguns monumentos de destaque na cidade. Começámos pela Theatinerkirche. Outro monumento em obras a juntar na nossa lista, mas que mesmo assim não nos passou despercebida. O templo é dedicado a São Caetano e pertence à Ordem dos Teatinos ou de São Caetano.

Theatinerkirche

Outro monumento de destaque é o Feldherrnhalle, localizado de forma imponente na praça. O Feldherrnhalle é uma loggia monumental ao estilo de Florença, mando erguer pelo rei Ludwig I da Baviera em 1841, em homenagem ao "soldado desconhecido". 

Feldherrnhalle

7. Hofgarten

Logo a frente da Odeonplatz chegamos ao Hofgarten, um oásis no meio da cidade. O "Jardim da Corte" foi construído ao estilo italiano e proporciona aos habitantes de Munique um agradável passeio nos dias solheiros. 

Templo de Diana - Hofgartentemple

O edifício do Bayeriche Staatskanzlei, ou seja, Chancelaria do Estado da Baviera (sede de governo da Baviera) foi construído numa das extremidades deste jardim. Este é o edifício que alberga os gabinetes do chanceler da Baviera e assessores do governo. O chanceler da Baviera tem representação em Berlim e na União Europeia.

Bayeriche Staatskanzlei


10. Haus der Kunst

Entre o Hofgarten e o Englischer Garten está localizado a Haus der Kunst, a "Casa das Artes", um museu dedicado à arte moderna e contemporânea.  

11- Englischer Garten

Já com um pé dentro de Englischer Garten tivemos oportunidade de assistir a um tipo de desporto que vimos pela primeira vez. O Englischer Garten é atravessado por várias linhas de água afluentes do rio Isar, o rio que banha a cidade de Monique. As correntes dessas linhas de água designada por Eisbach, são aproveitadas para fazer surf no rio. As margens do rio, na época de verão, são palco de momentos de lazer e de atividades ao ar livre. 






Sabiam que?

O Englischer Garten é um dos maiores parques urbanos do mundo. No extremo sul foi construída em 1972 uma casa de chá japonesa onde acontecem várias cerimonias da cultura japonesa anualmente.  



12. Siegestor

Mesmo ao lado do Englischer Garten, avenida Ludwigstraat fica localizado o Siegestor, o arco triunfal a "Porta da Vitória". No topo do arco ergue-se a estátua em bronze da Bavaria, o símbolo da Baviera. Foi mandada construir em 1840 por Ludwig I ao arquiteto Friedrich Von Gärtner, que o desenhou inspirado no Arco de Constantino em Roma. 


De um lado celebra o fim bem sucedido das guerras de libertação de 1815 e do outro a Segunda Guerra Mundial com a inscrição "Dedicado à guerra, destruído na guerra, relembrando paz".



Dia 2

Dachau - Theresieneise - Karlplatz

O segundo dia aproveitámos para visitar Dachau de manhã e depois aproveitámos o resto do dia para terminar de visitar os restante monumentos.

1. Campo de Concentração de Dachau

A cidade de Dachau está localizada a cerca de 15 km de Munique e onde é possível chegar facilmente de comboio. Em Dachau foi construído em 1933 um campo de concentração promovido pelo Partido Nazi, onde chegaram a estar presas 188 mil pessoas. 

Dicas para visitar o Campo de Concentração de Dachau



Depois de termos visitado Dachau, regressámos ao centro de Munique e fomos explorar um pouco mais da cidade. Partimos á descoberta das "portas" que outrora controlaram as entradas e saídas da cidade e o palco do famoso festival da cerveja. Durante a idade média, Munique estava protegida por uma muralha, que com a continua expansão da cidade fez com que a fortificação acabasse por ser demolia no século XVIII.

Durante o seu período fortificado a cidade contava com quatro portas de acesso, das quais apenas se mantêm três. as que chegaram aos nossos dias são a Karls Tor, Sendlinger Tor e a Isar Tor. Nós apenas conseguimos visitar duas delas.


2. Karls Tor

A Porta Karls localizada na Karlsplatz foi renomeada em 1797, e popularmente conhecida por Neuhausar Tor. Deve o seu aspeto neogótico às obras de remodelação efetuadas após uma explosão de pólvora. 


  

3. Sendlinger Tor

A Sendlinger Tor é a mais antiga porta do antigo recinto amuralhado, tendo sido construída em 1318, servindo de entrada aos comerciantes que se deslocavam a Itália.

 


4. Theresienwiese  

A Theresienwiese, ou o "campo de Teresa" é palco anualmente, há mais de 200 anos, do Oktoberfest, popularmente conhecido como a Festa da Cerveja. Tudo começou quando a 12 de Outubro de 1810 o então príncipe Luís (Luís I da Baviera) se casou com a princesa Teresa Saxonia-Hildburghansen e a grande festa de casamento aconteceu precisamente neste enorme campo em frente à Porta da Cidade e perante a estátua Bavaria.  O encerramento da festa incluiu uma corrida de cavalos acompanhada de uma grande folia, que representou uma verdadeira festa na Baviera. Como tal, foi decido que todos os anos se repetiriam as festas e foi a partir daí que de manteve a tradição do Oktoberfest. 

Estátua da Bavaria


5. St Paul Kirche

Numa das extremidades do Theresienwiese ergue-se a Igreja de São Paulo. 

Após visitarmos o Theresienwiese e o igreja de São Paulo apanhámos o metro e fomos fazer um passeio num parque da cidade junto ao rio Isar, o Maximiliansanlagen. Durante este passeio conhecemos o Maximilianeum e o Friendensengel.

6. Maximilianeum

O Maximilianeum é atualmente a sede do Parlamento da Baviera.

7. Friendensengel

A estatua do Anjo da Paz foi erguido em lembrança dos 25 anos de paz da guerra franco-alemã que ocorreu de 1870 a 1871. 


Este roteiro foi baseado na nossa experiencia de viagem pela cidade de Munique. Foi uma cidade que nos marcou e que achamos que merece uma visita. Por ser um importante centro empresarial por vezes não se conseguem preços low cost para Munique. 


Outros artigos relacionados:



Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!

Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Ruínas da Cidade Romana de Ammaia - Marvão - Portugal

Uma cidade da antiga Lusitânia  Uma visita guiada Muito perto de São Salvador da Aramenha encontram-se as ruínas da antiga cidade romana de Ammaia, uma das mais importantes cidades da antiga Lusitânia. Trata-se do mais importante vestígio da época existente no Alto Alentejo.   Maquete da cidade de Ammaia Houve uma fase em que a Ammaia era quase mítica, por se desconhecer a sua localização concreta. Depois de confirmada a sua existência e localização, Ammaia despertou o interesse dos arqueólogos. As contínuas investigações têm vindo a comprovar a  importância e imponência da cidade de Ammaia, um legado do Império Romano  deste cantinho da Lusitânia. Ammaia conta com uma área de 25 hectares dos quais fazem parte a Quinta do Deão e a Tapada de Aramenha, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede . O local foi escolhido estrategicamente, tendo como fonte natural de água o rio Sever, que banha toda aquela região.  Rio Sever Os habitantes de Ammaia teriam a elevada "Crista de Marvão