Avançar para o conteúdo principal

Dachau - Munique - Alemanha

Campo de Concentração de Dachau  

Dicas para visitar


O Campo de Dachau foi o primeiro campo de prisioneiros políticos construído pelo Partido Nazi, motivo pelo qual, foi considerado o "modelo" na construção de todos os outros campos do mesmo tipo, espalhados pelos vários países europeus ocupados pelos alemães. Inicialmente destinava-se apenas para presos políticos alemães comunistas, social-democratas, sindicalistas e adversários políticos do regime Nazi. Como consequência da implementação da Lei de Nuremberg de 1935, outros grupos começaram a ser perseguidos e presos nestes tipos de campos, nomeadamente, testemunhas de Jeová, ciganos, judeus, homossexuais e alguns criminosos.  

A Março de 1933 terá sido iniciada a sua construção, ocupando a zona de uma antiga fábrica de munições próxima da cidade de Dachau, localizada a cerca de 15 km de Munique. A edificação do campo de concentração ficou concluída em Agosto de 1938, mantendo-se inalterado até 1945. Funcionou durante todo o período de duração do regime do terceiro Reich. 

O campo de Dachau foi libertado a 29 de Abril de 1945 pelas tropas americanas, alguns dias antes de ter acontecido a Marcha da Morte. Este foi o último episódio negro cometido pelas SS que obrigaram cerca de 7000 prisioneiros a caminharem de Dachau até à cidade de Tegernsee, e ao longo da caminhada iam fuzilando aqueles que padeciam. Os aliados quando chegaram encontraram inúmeros cadáveres amontoados. 

Como chegar?

Sugerimos que viagem para Dachau de comboio urbano. A linha que devem apanhar é a S2 (verde claro) desde de Hauptbahnhof Central Station no centro de Munique até Dachau, seguindo as indicações do Memorial. Comprámos um passe diário de metro/comboio que abrange-se todas as zonas, para que com o mesmo dia e com  o mesmo bilhete pudéssemos regressar ao centro de Munique e depois ir para o aeroporto. 

A visita ao memorial é gratuita, contudo devem adquirir o vosso bilhete antes de entrar no recinto. 

Este lugar trata-se de um local de homenagem aos que morreram e por esse motivo é o lugar de luto. Desta forma, é pedido a todos visitantes que respeitem o espaço, a memória dos que faleceram, usar vestuário adequado, se forem acompanhados por jovens ou crianças devem assegurar que estes cumprem as normas, não é recomendado a visita com crianças de idade inferior a 12 anos, é proibido usar ou exibir qualquer tipo de símbolo ou frase de manifestação politica ou de outro carácter.  Dentro do recinto é proibido fumar, comer, beber e fazer barulho.

Memorial Internacional às vitimas 

Visita ao Campo

O campo está dividido em duas partes, a parte onde existiam os barracões, as cozinhas, os chuveiros, as oficinas e etc, e a parte do crematório, localizado numa zona mais afastada.

Portão de entrada do campo (antigo edifício administrativo das SS)

No portão da entrada principal está exibido o slogan Nazi, transversal a todas as entradas de todos o campos de concentração, em alemão "Arbeit Macht Frei", que em português significa "Trabalho Liberta".



Memorial Internacional, localizado no centro do campo

1. Campo 

Iniciamos a visita pelo campo onde está localizado o Antigo Edifício da Intendência e os Barracões.

Antigo Edifício da Intendência

Neste edifício é o local que alberga a parte museológica do campo, onde as várias salas  contam a historia do campo de Dachau desde a sua construção até à libertação, bem como a representação do que seria o dia-a-dia no campo. 









O "Bunker"

Nas traseiras do Antigo Edifício da Intendência localiza-se um outro edifício, por sua vez mais antigo, que é o "Bunker". Este era o edifício primitivo da prisão e onde se executavam as torturas, tais como por exemplo os testes médicos experimentais. Alguns prisioneiros acabavam por falecer e outros ficariam incapacitados permanentemente. 


Os Barracões 

Em frente ao Antigo Edifício da Intendência, do outro lado da Antiga Parada, localizam-se os barracões. Estes edifícios eram os "dormitórios" dos prisioneiros. Apenas se mantêm dois exemplos, contudo existiam ao todo 34 estruturas destas. 






Antiga Estrada do Campo

No extremo oposto do campo encontram-se vários templos religiosos em representação às vitimas. Ao fundo temos um templo católico, do lado direito um memorial judeu e do lado esquerdo uma igreja evangélica. No final da Antiga Estrada do Campo, virando à esquerda entra-se na área do Crematório. 


Capela Católica da Agonia de Cristo (1960)


Memorial Judaico (1967)

Sangue Sagrado Carmelita (1964)


Sistema de Segurança com Torres de vigia e muris externos (reconstrução parcial)

2. Antiga Área de Crematório

Talvez esta seja a área mais chocante do campo e por esse motivo convém ir preparado psicologicamente. Há suspeitas que as câmaras de gás de Dachau não tenham sido usadas. Isto porque, os prisioneiros doentes eram enviados para o campo de Hartheim, próximo de Linz na Áustria, para morrerem. 






A entrada das câmaras de gás está indicada através da palavra "Brausebad" que em alemão significa  "banho".



Capela da Ressurreição Ortodoxa Russa (1995)

O Campo de Concentração de Dachau foi o primeiro campo de extermínio Nazi que visitámos. Consideramos que este período negro da história da Europa e da humanidade não deve ser esquecido e devemos prestar a nossa homenagem tornando-os parte das nossas viagens.  

No fim da visita ao Campo de Concentração de Dachau regressámos a Munique, contudo se tiverem oportunidade podem visitar o centro da cidade de Dachau, uma cidade típica Bavaria.


Outros artigos relacionados:


Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!

Em Destaque!

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portug...

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizada...

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem...

Monsanto - Aldeia Histórica de Portugal

Aldeias Históricas de Portugal Monsanto faz parte das doze aldeias históricas de Portugal e é a "aldeia mais portuguesa de Portugal". Monsanto é como que uma nave de pedra construída no cimo de uma escarpa rochosa, chamada ilha de Monsanto, quase inacessível ao inimigo. Subir até ao castelo é quase uma prova física que nos faz desejar que os templários tivessem construído um castelo cá mais em baixo. Apesar do esforço físico, chegar ao topo e desfrutarmos da paisagem supera qualquer dificuldade. Vale cada pedra subida! As pedras desta aldeia têm todas uma história para contar, e olhem que existem bastantes por aqui. Este lugar foi eleito por um povo que pretendia proteger-se e defender-se do seu inimigo, tendo em conta as características do maciço montanhoso. Contudo, a dúvida permanece no limbo do tempo. A tradição fala de um povo lusitano, muito provavelmente com raízes suevo-visigóticas, que aqui se refugiou, obtendo a força necessária para resistir à tirania...