Avançar para o conteúdo principal

Ilha de São Miguel - Rota das Àguas Termais

Ilha de São Miguel, Açores




São Miguel é a ilha do arquipélago dos Açores com maior actividade vulcânica, e a parte boa é que podemos tirar partido dessa actividade. A elevada temperatura das caldeiras das furnas são utilizadas na confecção do famoso Cozido das Furnas, as águas sulfurosas para fins medicinais e as águas quentes para banhos termais relaxantes. Neste artigo reunimos os melhores banhos termais da ilha de São Miguel. 

Um pormenor que poderá ser importante!
Uma vez que as águas são ricas em ferro e enxofre, aconselhamos que usem um fato de banho mais velho. Estas águas podem danificar os tecidos. Durante a vossa road trip pela ilha de São Miguel, aconselhamos que levem sempre uma mochila com roupa de banho, porque poderão encontrar estes locais em vários pontos da ilha. 

Caldeira Velha
O monumento natural da Caldeira Velha foi o nosso primeiro contacto com as águas quentes dos Açores. No parque é possível desfrutar de três poças termais e percorrer o Trilho da Nascente. O cheiro a enxofre está aqui bastante presente. Podem visitar o Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha. 









O parque tem balneários para mudarem de roupa antes e depois do vosso banho termal. Deixamos um conselho, para que possam usufruir ainda melhor desta águas termais maravilhosas. Comecem por fazer uma caminhada pelo parque e explorar a parte do jardim, depois iniciem o vosso banho termal pela piscina mais fria, que é a da cascata, e terminem na piscina junto à nascente de enxofre, que é a mais quente. Junto à entrada do parque ambiental existem várias opções de estacionamento. Para informações mais actualizadas de preços e horários consultem o link do Centro de Interpretação Ambiental Caldeira Velha 
Parque Terra Nostra

O Parque Terra Nostra, na Ilha de São Miguel, Açores tem mais de dois séculos de existência. O jardim foi criado, em 1775, por Thomas Hickling, o cônsul dos Estados Unidos da América, em São Miguel na época. Foi neste local que este senhor construiu a sua residência de verão, mais conhecida por Yankee Hall. Inicialmente este jardim ocuparia uma área de dois hectares, ao longo do tempo foi sendo ampliando e actualmente tem 12,5 hectares de área de jardins e matas.



Para além do esplêndido jardim botânico que envolve o Parque Terra Nostra e que o torna um lugar mágico, oferece-nos vários espaços termais. O famoso tanque de água termal férrea é uma das opções, contudo existem mais dois jacuzzi em que podem usufruir de um momento relaxante e mais recolhido dos olhares turísticos. 





O parque disponibiliza aos seus visitantes balneários e local para um duche simples. Não existe um parque de estacionamento especifico para visitantes, mas com sorte conseguem um lugar numa das várias ruas em redor do parque. Para informações mais actualizadas no que diz respeito a horários e preços de entrada sugerimos que consultem o link do Parque Terra Nostra


Poça da Dona Beija
A Poça da Dona Beija é, para nós, um dos melhores Spa's a céu aberto do mundo. Este será um parque exclusivamente termal, ou seja, quem o visita tem que ir ao banho obrigatoriamente, a menos que consiga resistir às inúmeras piscinas.  A origem da água termal é a mesma que no Parque Terra Nostra.



No recinto termal Poça da Dona Beija temos cinco piscinas termais ao nosso dispor e cada uma com seu nome e características. São elas:


1. Piscina Ribeira (28º/95 cm)

Esta é a piscina mais fria talvez por estar localizada junto a uma nascente ou por ser cheia directamente com a água da ribeira.


2. Piscina Serena (39º/80cm)


3. Piscina Mística (39º/90 cm)
A Mística tem a particularidade de ter uma "janela de água" que vos faz uma massagem às costas brutal. Têm mesmo que experimentar!




4. Piscina Convívio Thermae (39º/30-60cm)
O Convívio Thermae, tal como o nome indica, é aquela piscina mais baixa em que irão certamente fazer conversa com outros visitantes. É uma piscina mais calma e permite exactamente esse contacto social. 




5. Piscina Meditação (39º/130cm)

A Piscina Meditação é a mais profunda e talvez a que se sente mais a temperatura da água. 



Termas e Piscinas Naturais da Ferraria


Na Ferraria funciona desde 1870 uma estância termal em que a água quente de origem vulcânica é utilizada para fins terapêuticos. Podem pagar e tomar banho nas piscinas da termas, ou podem optar por algo mais natural e experimentarem esta dádiva da natureza e tomar uma delicioso banho de mar quente e frio!



As Piscinas Naturais da Ferraria têm casa de banho e locais onde podem trocar de roupa gratuitamente. É recomendado que respeitem todas as normas de segurança e que utilizem apenas a zona indicada para banhos. A corda está lá, por isso façam uso dela. Ali o mar é quem manda. 

Termas de Ribeira Grande - Termas das Caldeiras
Em Ribeira Grande, localizada junto a uma das estradas de acesso à cidade, existe uma estância termal que reaproveita a água termal. Funciona como um SPA. Nós não o visitámos, mas caso o queiram fazer podem obter mais informações neste link Termas das Caldeiras

Praia da Ribeira Quente
A Praia da Ribeira Quente não é propriamente um local termal de origem mas é um local, que para nós, merece ser mencionado neste contexto. É nesta praia que desagua a ribeira que abastece a Poça da Dona Beija e o Parque Terra Nostra. A água termal quente quando se junta com o oceano vai alterar a temperatura normal deste. Assim sendo, aqui podem dar um mergulho de mar mais quente e acreditem que o cheiro a enxofre está ali bem presente.




São Miguel é a ilha termal do arquipélago dos Açores e se a visitarem devem usufruir ao máximo desta dádiva da Natureza. Bons banhos!

Outros artigos relacionados:


Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso facebook e instagram!

Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Ruínas da Cidade Romana de Ammaia - Marvão - Portugal

Uma cidade da antiga Lusitânia  Uma visita guiada Muito perto de São Salvador da Aramenha encontram-se as ruínas da antiga cidade romana de Ammaia, uma das mais importantes cidades da antiga Lusitânia. Trata-se do mais importante vestígio da época existente no Alto Alentejo.   Maquete da cidade de Ammaia Houve uma fase em que a Ammaia era quase mítica, por se desconhecer a sua localização concreta. Depois de confirmada a sua existência e localização, Ammaia despertou o interesse dos arqueólogos. As contínuas investigações têm vindo a comprovar a  importância e imponência da cidade de Ammaia, um legado do Império Romano  deste cantinho da Lusitânia. Ammaia conta com uma área de 25 hectares dos quais fazem parte a Quinta do Deão e a Tapada de Aramenha, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede . O local foi escolhido estrategicamente, tendo como fonte natural de água o rio Sever, que banha toda aquela região.  Rio Sever Os habitantes de Ammaia teriam a elevada "Crista de Marvão