O que visitar em Alegrete!
A aldeia de Alegrete está localizada no Alto Alentejo português e está integrada no Parque Natural da Serra de São Mamede
A aldeia está implantada no topo de uma colina com vista para a serra de São Mamede. Da aldeia destacam-se as casas brancas com janelas delineadas de amarelo e azul, cores tão típicas do nosso Alentejo.
Coreto da vila |
Locais que devem visitar em Alegrete!
1. Castelo
O castelo de Alegrete está implantado numa zona privilegiada da vila, possuindo uma magnifica vista sobre o horizonte da paisagem alentejana. O castelo é de estilo Gótico militar, onde no seu interior ainda existem vestígios da Torre de Menagem, a Porta do Sol, a Cisterna e a Praça de Armas, onde se encontram os escombros seiscentista construídos durante a guerra da restauração.
O seu valor defensivo e militar foi reconhecido pelos vários povos que aqui passaram. Terá sido ocupado por povos Vândalos, Alanos e Mouros, antes da reconquista cristã, em 1160 pelo rei D. Afonso Henriques. Em 1319 o rei D. Dinis mandou reedificar o castelo, do qual chegou aos nossos dias.
2. Torre do Relógio
A torre do Relógio foi construída no século XVII, no largo da Igreja Matriz.
3. Igreja Matriz
A igreja matriz está datada do século XVI e apresenta um estilo maneirista, embora tenha sofridos várias intervenções ao longo dos séculos.
4. Igreja da Misericórdia
A igreja da Misericórdia encontra-se muito perto da Igreja Matriz. Atualmente funciona como casa mortuária, este templo é do século XVII e partilha o mesmo estilo da Igreja Matriz.
5. Calçada da Rua Direita
A Rua Direita é talvez a rua mais larga da aldeia e onde ainda existem vestígios da calçada medieval.
6. Fontes da Vila
Alegrete tem ao todo sete fontes, cada uma delas coma a sua arquitetura e a sua história.
7. As Ruas e Ruelas, Casas e Casinhas
As rua de Alegrete são marcadas pela singularidade e pacatez. É delicioso caminhar pelas ruas e descobrir pequenos tesouro no Alentejo escondidos.
A pequena vila de Alegrete foi realmente uma agradável surpresa e um verdadeiro oásis no nosso Alentejo!
Outros artigos relacionados: