Avançar para o conteúdo principal

Alegrete - Alto Alentejo - Portugal

 O que visitar em Alegrete!


A aldeia de Alegrete está localizada no Alto Alentejo português e está integrada no Parque Natural da Serra de São Mamede


A aldeia está implantada no topo de uma colina com vista para a serra de São Mamede. Da aldeia destacam-se as casas brancas com janelas delineadas de amarelo e azul, cores tão típicas do nosso Alentejo.  


Coreto da vila


Locais que devem visitar em Alegrete!

1. Castelo

O castelo de Alegrete está implantado numa zona privilegiada da vila, possuindo uma magnifica vista sobre o horizonte da paisagem alentejana. O castelo é de estilo Gótico militar, onde no seu interior ainda existem vestígios da Torre de Menagem, a Porta do Sol, a Cisterna e a Praça de Armas, onde se encontram os escombros seiscentista construídos durante a guerra da restauração.  


O seu valor defensivo e militar foi reconhecido pelos vários povos que aqui passaram. Terá sido ocupado por povos Vândalos, Alanos e Mouros, antes da reconquista cristã, em 1160 pelo rei D. Afonso Henriques. Em 1319 o rei D. Dinis mandou reedificar o castelo, do qual chegou aos nossos dias.





2. Torre do Relógio

A torre do Relógio foi construída no século XVII, no largo da Igreja Matriz.



3. Igreja Matriz

A igreja matriz está datada do século XVI e apresenta um estilo maneirista, embora tenha sofridos várias intervenções ao longo dos séculos.


4. Igreja da Misericórdia

A igreja da Misericórdia encontra-se muito perto da Igreja Matriz. Atualmente funciona como casa mortuária, este templo é do século XVII e partilha o mesmo estilo da Igreja Matriz. 


5. Calçada da Rua Direita

A Rua Direita é talvez a rua mais larga da aldeia e onde ainda existem vestígios da calçada medieval.  



6. Fontes da Vila

Alegrete tem ao todo sete fontes, cada uma delas coma a sua arquitetura e a sua história. 



7. As Ruas e Ruelas, Casas e Casinhas

As rua de Alegrete são marcadas pela singularidade e pacatez. É delicioso caminhar pelas ruas e descobrir pequenos tesouro no Alentejo escondidos. 












A pequena vila de Alegrete foi realmente uma agradável surpresa e um verdadeiro oásis no nosso Alentejo!


Outros artigos relacionados:



Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!


Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Belver - Alentejo - Portugal

O que visitar em Belver! Roteiro para um dia A bonita vila de Belver está localizada no cimo de uma colina na margem direita do rio Tejo, o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Claramente que a fundação desta vila com herança medieval está diretamente relacionada com a fundação de Portugal, assumindo na época um papel fundamental nas guerras de reconquista cristã e de defesa do território português.  O castelo medieval erguido no cimo de um penhasco sobranceiro ao rio Tejo contrasta com o casario pintado de branco e amarelo, conforme a tradição alentejana e as heranças mouriscas. Belver é uma vila que não se mede pelo seu tamanho, culturalmente é uma vila enorme. O facto de se encontrar junto a um principal rio e a uma importante linha de comboio, contribuiu para o seu crescente desenvolvimento económico, no século XX. Hoje esse legado é nos deixado através das memorias exposta nos dois museus que podem visitar.  Para