Avançar para o conteúdo principal

Praias de Tenerife - Ilhas Canárias - Espanha

 Guia das Melhores Praias!


A ilha de Tenerife faz parte do arquipélago das Ilhas Canárias, localizadas em pleno Oceano Atlântico,   muito próximo da costa de África. O arquipélago é constituído por 7 ilhas integradas em território espanhol. Tenerife está considerada a ilha mais povoada da Espanha, e um dos destinos mais atrativos da Europa.

Plaza de Espanha em Santa Cruz

Tenerife reúne em simultâneo um manto verde de floresta laurissilva, com paisagens vulcânicas e praias paradisíacas. Goza ainda de ter o pico mais alto de Espanha e o terceira vulcão mais alto do mundo, o Teide. 

Vulcão Teide

As praias são diferentes de uma costa para outra e em algumas zonas foram construídas piscinas naturais, que apesar de não terem areal, convidam a uns belos mergulhos nos dias quentes e mar calmo. A parte norte da ilha oferece praiais de areia negra, com rochas e piscinas naturais, estendendo-se estas características até a costa a sudoeste da ilha até à costa Adeje. As praias da Costa Adeje e de praticamente todo o sul as praias são de areia branca e aguas cristalinas, embora possam existir algumas excepções de praias com rochas. A costa este até Santa Cruz não oferece praias de areia, a grande maioria é com rochas exceto a Playa de las Teresitas próxima de Santa Cruz. 

Neste artigo indicamos algumas das praias que mais gostámos, cada uma com as suas características, e por isso as que sugerimos que visitem durante a vossa estadia na ilha. A elaboração deste artigo tem em conta a nossa experiencia pessoal de uma semana de visita a Tenerife.


Alojamento em Tenerife:

O alojamento deve ser estrategicamente escolhido consoante o objetivo. A nossa sugestão recai na Costa Adeje para quem pretende fazer muita praia ou para quem tiver crianças. Contudo, ficar no Puerto de La Cruz será igualmente uma ótima localização para quem pretenda visitar a ilha e fazer praia simultaneamente.

Como se deslocar na ilha!

A melhor forma para se deslocar na ilha é alugando carro. As estradas são boas e o transito está bastante organizado. Nós alugámos carro diretamente no balcão da rent-a-car Cicar, contudo podem sempre fazer a vossa reserva online, principalmente se viajarem durante a época alta (verão). Os transportes públicos da ilha funcionam muito bem, mas são bastante morosos até achegar ao destino, pelo que irão perder imenso tempo nas viagens. Não é impossível e é bastante fácil, mas não será viável para chegarem a todas as praias que iremos mencionar neste roteiro. 

Quanto tempo ficar em Tenerife!

O tempo de estadia depende muito da vossa disponibilidade, na nossa opinião tudo o que for menos de uma semana é pouco. Entre 7 a 10 dias é o ideal para usufruir ao máximo da ilha. 

1. Piscinas Naturais de Bajamar

Em Bajamar na costa norte foram construídas várias piscinas naturais de agua salgada, junto a uma pequena praia. Dali até a Punta de Hidalgo existem várias praias, todas em areia negra e com rochas. Por não ser tão turístico, é uma zona mais calma e encontra-se estacionamento com alguma facilidade. 





2. Playa Benijo

A Playa Benijo está localizada na parte mais a norte da ilha, na zona do Parque Natural de Anaga. Da Playa de Benijo para a frente existem várias prainhas, quase todas de areia negra.

Dica de Viagem: Para chegar a Playa Benijo têm que atravessar o Parque Natural de Anaga, em direção a aldeia de Taganana e depois descer até ao mar. Existem vários miradouros no caminho e a estrada é boa. 

3. Playa de las Teresitas

A Playa de Las Teresitas é a praia mais perto da capital, Santa Cruz. A praia tem um areal bastante extenso, um mar super calmo, mas achámos a costa um pouco ventosa. 


Dica de Viagem: A Playa de las Teresitas disponibiliza um excelente estacionamento, com bastantes lugares. Existem autocarros diretos para esta praia desde Santa Cruz, La Laguna e Puerto de la Cruz. 

4. Piscinas Naturais de El Caletón - Garachico

As piscinas naturais de El Caletón  estão localizadas em Garachico, considerado uma das aldeias mais bonitas de Espanha. As piscinas são de entrada gratuita. Ao lado está uma pequena praia de areia negra e rochas, é a Playa de Garachico. 



Vila de Garachico vista desde a estrada que sobe para El Tanque

Dica de Viagem: Garachico é uma vila bastante turística e sugerimos que visitem o seu centro histórico. Junto à marginal existem vários lugares de estacionamento, contudo o melhor será deixarem o carro no estacionamento do Campo de Futebol, à entrada como quem vem de Puerto de la Cruz. 

5.  Playa das Américas

A Playa das Américas é uma das praias da Costa de Adeje, a par com a Playa de las Vistas, El Camisón, Del Paraíso e Del Duque. Em geral esta zona é a preferencial para quem gosta de praias paradisíacas, de areia branca e sem ondas, e para quem quer vir para Tenerife apenas pela praia. Contudo, desenganem-se se pensam que aqui não vão encontrar rochas na praia, existem mas em menos quantidade.  A Playa das Américas é dos lugares mais turísticos da ilha, com muito comercio, restaurantes e hotéis. 

Dica de Viagem: Estacionar aqui é muito difícil, há muito transito e muitos lugares de cargas e descargas e tudo parece longe. Nós conseguimos lugar numa das avenidas principais, afastada da praia, na Avenida de Chayofita, e depois andar cerca de  minutos até à praia. 

6. Playa de las Vistas

Playa de las Vistas é vizinha da Playa de las Américas e foi a nossa praia preferida na ilha. Nós gostamos mais de areia branca e aqui podemos deliciar-nos com agua quente, sem ondas, cristalina e areia fina. A praia fica entre as Américas e os Los Cristianos.



Dica de Viagem: O estacionamento nesta praia também é uma tarefa complicada, contudo conseguimos sempre um lugar num dos estacionamentos da praia ou nas ruas transversais à avenida marginal. 

7. Playa El Camisón

A Playa El Camisón é a praia ao lado da Playa de las Vistas, aliás dá para ir a pé de uma para a outra. 



8. Playa Jardin

A Playa Jardin está localizada em Puerto de la Cruz. Aqui as praias são de areia negra e com muitas rochas. 


9. Playa del Castillo

Playa del Castillo está localizada em Puerto de la Cruz, ao lado da Playa Jardin, sendo possivel passar a pé de uma praia para a outra.



10. Lago Martianez

O Lago Martianez é um conjunto de piscinas artificias cheias com água do mar, e estão localizadas em Puerto de la Cruz. 

Dica de Viagem: A entrada para o Lago Martianez é paga, custa cerca de 5€ por pessoa para o dia inteiro, sendo permitido sair e entrar livremente durante esse dia. 

Existem muitas mais piscinas naturais, praias e parques aquáticos que podem visitar e passar um dia bem divertido. O Loro Parque, o Siam Parque e o Aqualand são alguns dos parques temáticos na ilha de Tenerife. Os bilhetes podem ser comprados no site ou nos vários pontos de venda nas localidades. O Loro Parque disponibiliza autocarro para levar e trazer visitantes desde o Puerto de la Cruz. 


Outros artigos relacionados:


  Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!


Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Ruínas da Cidade Romana de Ammaia - Marvão - Portugal

Uma cidade da antiga Lusitânia  Uma visita guiada Muito perto de São Salvador da Aramenha encontram-se as ruínas da antiga cidade romana de Ammaia, uma das mais importantes cidades da antiga Lusitânia. Trata-se do mais importante vestígio da época existente no Alto Alentejo.   Maquete da cidade de Ammaia Houve uma fase em que a Ammaia era quase mítica, por se desconhecer a sua localização concreta. Depois de confirmada a sua existência e localização, Ammaia despertou o interesse dos arqueólogos. As contínuas investigações têm vindo a comprovar a  importância e imponência da cidade de Ammaia, um legado do Império Romano  deste cantinho da Lusitânia. Ammaia conta com uma área de 25 hectares dos quais fazem parte a Quinta do Deão e a Tapada de Aramenha, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede . O local foi escolhido estrategicamente, tendo como fonte natural de água o rio Sever, que banha toda aquela região.  Rio Sever Os habitantes de Ammaia teriam a elevada "Crista de Marvão