Ilha da Madeira - O que visitar em 4 dias!
A ilha da madeira é um pedacinho extraordinário no meio do Oceano Atlântico, capaz de nos apaixonar quase instantaneamente à chegada. Esta é, sem dúvida, uma parte do nosso país com características únicas. Aqui as montanhas furam o céu e levam-nos para lá das nuvens, a areia das praias é maioritariamente escura e contrasta com a floresta laurissilva que reveste as encostas montanhosas. A água é transportada em levadas, que nos guiam até lugares magníficos e ainda podemos descer uma rua em carros de cesto. Fascinante!!!
Quando ir e quanto tempo ficar?
Na verdade qualquer altura é boa para visitar a Madeira. O clima é sempre ameno, contudo instável, sendo que não existe uma altura ideal. Esteja sol ou a chover o que interessa é ir e aproveitar conforme for possível! Nós viajámos em Maio e ficámos 5 dias na ilha, sendo que reservámos um para ir Porto Santo. Caso queiram fazer caminhadas pelas levadas e veredas, aconselho mais dias.
Como se deslocar na ilha?
Na ilha existe muita oferta de táxis, alguns transportes públicos e empresas de animação turística. Contudo, nós optámos por alugar carro e consideramos que será o mais prático e económico. A Madeira é o destino bastante turístico e há quem se aproveite disso, nomeadamente os taxistas, aos quais devem ter especial atenção.
Este roteiro não foi exactamente o que fizemos, mas foi adaptado ao que recomendamos que façam.
Dia 1
Funchal
A cidade do Funchal é a cidade principal na ilha, considerada a capital. Subir de teleférico até ao Monte e descer em carros de cesto até quase ao centro histórico é uma experiência única. No mercado dos lavradores podemos "provar" os sabores da ilha da Madeira.
Câmara de Lobos e Miradouro do Pico da Torre
Câmara de Lobos é uma aldeia piscatória ao lado do Funchal, sendo um local de eleição para a degustação de pratos de peixe típicos da ilha. As estradas serpenteadas levam-nos ao Miradouro do Pico da Torre e aí temos um primeiro contacto com a sinuosa montanha que termina no mar.
Miradouro de Pico do Barcelos
Neste miradouro podemos sentir a cidade do Funchal aos nossos pés! Afinal o Funchal é mesmo grande.
Curral das Freiras e Miradouro Eiro do Serrado
O Miradouro Eiro do Serrado é o local onde se consegue obter uma vista extraordinária da aldeia de Curral das Freiras. A aldeia está construída sobre a plataforma de um vulcão extinto, o que a torna num local quase claustrofóbico mas ao mesmo tempo encantador. Existe apenas uma estrada de acesso o que revela o isolamento de quem lá vive.
Dia 2
Miradouro Cabo Girão
Aqui estamos a 580 metros de altitude sobre uma plataforma de vidro suspensa, um skywalk, com uma vertiginosa vista sobre as Fajãs do Rancho e o cabo Girão.
Fajã dos Padres
A descida até à Fajã dos Padres é feita em teleférico, que nos leva até à Praia do Calhau Rolado.
Ribeira Brava
Ponta do Sol
Calheta
A Calheta não é apenas uma simples aldeia piscatória, é um local onde se produz a matéria prima de algumas bebidas típicas da ilha, nomeadamente a Poncha.
Sabiam que...
O Engenho da Calheta é o único no mundo?
Este engenho serve para moer a cana sacarina que, após fermentação, é destilada e dá origem a um Rum de qualidade que posteriormente é utilizado na produção de Poncha e de variados cocktails. A partir da cana sacarina também se produz mel, obtido através da cozedura da garapa a vapor. Por sua vez, o mel é utilizado para a confecção do Bolo de Mel e das Broas de Mel. Estas receitas são secretas, passando de geração em geração e mantêm-se à porta fechada na Sociedade dos Engenhos da Calheta.
Jardim do Mar
Jardim do Mar é literalmente um jardim plantado à beira mar, em que caminhamos entre veredas e levadas, sem ficar indiferente à sua beleza genuína.
No Jardim do Mar existe um bar emblemático, o Joe´s Bar. Este será um excelente local para descansar e desfrutar do ambiente descontraído característico desta aldeia.
Paul do Mar
Miradouro da Fajã da Ovelha
Miradouro do Pesqueiro (Massapaz)
Farol Ponta do Pargo
Porto Moniz
Porto Moniz é conhecido pelas suas piscinas naturais formadas pela lava vulcânica, onde o mar entra naturalmente trazendo água cristalina. O Ilhéu Mole confere majestosidade à paisagem envolvente.
Em Porto Moniz existem dois locais que devem ser visitados, especialmente para quem viaja com crianças. Um deles é o Aquarium, cujas instalações são no antigo forte, e outro é o Centro de Ciência Viva.
Dia 3
Pico do Areeiro
O Pico do Areeiro foi o local de ilha que mais nos impressionou. Este é o segundo ponto mais elevado na ilha, com 1818 metros de altitude, dá-nos uma vista fantástica sobre o maciço central da ilha da Madeira. Aqui as montanhas tocam o céu!
Ribeiro Frio e Veredas dos Balcões
A partir do Ribeiro Frio chega-se ao Miradouro dos Balcões, seguindo a Levada Velha da Serra do Faial.
Agapanthus é uma planta que dá uma flor azul, que faz parta da flora endémica da Madeira. Durante o nosso percurso encontrámos os seus tubérculos à venda.
A Levada do Balcões é o que nos leva ao lugar de Ribeiro Frio, contudo os viveiros de trutas merecem igualmente uma visita.
Miradouro e Ilhéu Rocha do Navio
Santana
Santana é conhecida pelas suas famosas casinhas típicas, "as palhaças". Hoje são uma tradição turística, mas no passado eram as habitações das pessoas mais humildes. Eram construídas em madeira e coberta por colmo, este colocado de forma estratégica para que as águas das chuvas escorressem e não se infiltrassem na casa, assegurando assim a impermeabilização da mesma.
No Parque Temático de Santana é possível conhecer melhor o interior destas casas, bem como um pouco mais das actividades económicas da ilha.
Para quem viaja com crianças, visitar o parque temático faz todo o sentido!
Ponta de S. Jorge e Farol de S. Jorge
No caminho para o farol de S. Jorge, encontrámos esta casinha, que representa uma Casa Típica de São Jorge, sendo uma construção ao nível da Casa de Santana.
Miradouro do Véu da Noiva
São Vicente
A vila de São Vicente, à beira mar plantada, é bastante simples. Contudo bastante rica geologicamente. Um pouco afastado da costa estão as Grutas e o Centro de Vulcanismo de São Vicente. Aqui é possível visitar uma cavidade formada por canais de lava proveniente do ou dos vulcões que deram origem á ilha da Madeira.
Dia 4
Pico Ruivo
O Pico Ruivo representa o ponto mais alto da ilha da madeira, com os seus 1861 metros de altitude. Se o Pico do Areeiro já fura as nuvens, este leva-nos para lá das nuvens.
Ponta do Garajau
O Cristo-Rei do Garajau, que abençoa a ilha e está voltado para o mar.
|
A Ponta de São Lourenço é acessível de carro até certo ponto, a partir daí tem que se percorrer um percurso pedestre até ás arribas. Tem miradouros fabulosos!
Caniçal
É uma vila piscatória que no passado foi o centro da indústria baleeira, e por esse motivo, foi inaugurado um museu dedicado à baleia, o Museu da Baleia.
Miradouro Pico do Facho
A partir do miradouro vemos a Praia do Machico, que é a única que tem areia dourada!
Machico
Foi no Machico que desembarcaram os primeiros navegadores portugueses na ilha da Madeira. A praia é maravilhosa de areal dourado e o mar é extremamente calmo.
Este roteiro foi elaborado mediante a nossa experiência de viagem pela Ilha da Madeira, sendo que muito mais irá para conhecer. Obviamente houve locais que não visitámos por falta de tempo e não andámos em todos os teleféricos da ilha. Sim, teleféricos não faltam nesta ilha! Optámos apenas por subir no teleférico do Funchal até ao Monte para depois descer nos carrinhos de cesto.
E porque na Madeira não há só a Poncha, o bailinho e os trajes típicos coloridos são o grande cartão de visita da ilha!
![]() |
Mural de rua com a representação do bailinho da Madeira |
Outros artigos relacionados:
- Ilha da Madeira - Cidade do Funchal
- Ilha da Madeira - Pico Ruivo e Pico do Areeiro
- Ilha de Porto Santo - Um dia na Ilha Dourada
Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso facebook e instagram!