Avançar para o conteúdo principal

Ilha da Madeira - Cidade do Funchal

Uma cidade a não perder...



O Funchal é a maior cidade da ilha e por sua vez considerada a capital da Madeira. Nesta cidade conseguimos apelar aos cinco sentidos, provar e experimentar o que a cidade tem de melhor para oferecer. Pessoalmente surpreendeu-me bastante a dimensão e o movimento da cidade. O Funchal é uma cidade bastante desenvolvida, cosmopolita e muito bem preparada para receber visitantes. 


Recomendamos dez experiências que não devem perder no Funchal!


1. Subida de Teleférico até ao Monte

Auto intitulamos a ilha da Madeira como a ilha dos teleféricos, porque quase em toda a encosta da ilha existe um teleférico que nos facilita o acesso aos recantos da ilha, em que nalguns casos só os mais destemidos os alcançam! Contudo, subir o teleférico da Madeira é uma experiência única e que merece bastante a pena. A subida demora cerca de 20 minutos e praticamente sobrevoamos metade da cidade do Funchal até ao Monte.





2. Apreciar a vista do Monte

Ao chegar ao Monte têm vários locais para visitar. Se quiserem ir visitar o Jardim Botânico, este também com um teleférico, basta descerem pelo lado direito. Tendo em conta que depois terão que regressar novamente ao Monte para visitarem o que irei falar a seguir. Nós não visitámos o Jardim Botânico, fomos pela esquerda, em direcção ao Jardim Tropical Monte Palace. 



O Monte é marcado por uma emblemática igreja, a Igreja Matriz da Nossa Senhora do Monte, onde jaz o túmulo de Carlos de Habsbourg, o último imperador da Áustria, que viveu exilado na Madeira. 




A Casa dos Romeiros ou a Casa das Confrarias, eram construções que davam, ou que ainda dão, apoio à actividade da igreja e até mesmo aos peregrinos que até la caminhavam.





3. Jardim Tropical Monte Palace
Este jardim é uma autêntica viagem às florestas do mundo, em que aqui existem espécies provenientes dos cinco continentes. Por entre mini florestas e jardins floridos, encontramos estátuas e símbolos que nos remetem para outras culturas e lugares. 



4. Descida de Carros de Cesto

Os carros de Cesto são únicos no mundo e talvez o mais típico da Madeira. Nós adorámos descer nos carros e voltaria a descer, porque é muito divertido. A partida dos carros é abaixo do igreja do Monte e termina no Livramento. Dizem que no passado chegaram a ir até ao centro do Funchal.








5. Provar os sabores da Madeira no Mercado dos Lavradores


No Mercado dos Lavradores encontrámos o verdadeiro sabor da Madeira. Encontrámos variados tipos de frutas e muitas delas cultivadas na ilha. É um local onde apetece passear, tocar e provar os produtos de todas as bancas.







E claro, o indispensável bolo do caco quentinho e delicioso!


6. A Sé-Catedral
A belíssima sé catedral do Funchal exteriormente é simples, com algumas linhas góticas na arquitectura da sua fachada, contudo o seu interior surpreende-nos com peças de talha dourada comuns da época manuelina.  



7. A Igreja do Colégio dos Jesuítas
O exterior da igreja do Colégio aparenta ser mais uma igreja no meio de tantas, contudo esta reserva-nos uma agradável surpresa. Esta igreja foi edificada para os Jesuítas da companhia de Jesus, na época da colonização. Após a expulsão dessa ordem religiosa, a igreja ficou ao abandono, sendo que mais tarde foi reaproveitada e ocupada pelo seminário diocesano. O seu interior tem um belíssimo altar todo talhado. 





O grande destaque é o Altar das 11 Virgens, que representa o martírio de Santa Úrsula e das suas companheiras.



8. Percorrer e sentir a cidade
Praça do Município é o centro cívico da cidade onde tudo acontece. Poderá servir de ponto de partida para percorrer as ruas e descobrir os encantos da cidade.




9. Museu CR7
Mesmo que não sejam grandes amantes de futebol, acho que o museu do "melhor do mundo", que é nosso, merece uma visita ou pelo menos uma foto com a estátua.


10. Navio Cristóvão Colombo

Esta será uma réplica da caravela de Cristóvão Colombo ou dos navegadores da época. Este navio faz passeios turístico pela costa da Madeira em que nos dará a oportunidade de nos sentirmos um Cristóvão Colombo ou um Gonçalves Zarco!





Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso facebook e instagram!

Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizada...

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portug...

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem...

Aldeia Labrega - Galiza - Espanha

  A Galiza em miniatura A Aldeia Labrega é uma recriação de uma aldeia típica galega. Está localizada na Rota da Pedra e da Água, um trilho que faz parte da Variante Espiritual do Caminho de Santiago, muito  de Ribadúmia, na localidade Os Castaños.  Este conjunto escultório representa a vida quotidiana de uma aldeia típica galega do século XX. Aqui encontramos a réplica de uma igreja românica, um pelourinho, um forno, um celeiro (espigueiro ou canastra), animais domésticos e pessoas.  Encontrámos a Aldeia Labrega durante o nosso Caminho de Santiago e depressa nos encantámos com este pequeno miminho. Criámos uma empatia tão gira com o lugar que logo o batizámos como "A Galiza dos Pequenitos"! Outros artigos relacionados: Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual O que visitar em Santiago de Compostela Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!