Avançar para o conteúdo principal

Ilha de Porto Santo - Um dia na ilha dourada

A Ilha Dourada

Visitámos a ilha de Porto Santo durante a nossa estadia na ilha da Madeira, onde passámos um dia fabuloso. Não podíamos, de todo, deixar de visitar este tesouro plantado  no meio do oceano e tão perto de nós.



Como chegar?

Porto Santo é acessível quer de avião, quer de barco. O aeroporto só funciona em determinadas épocas do ano, sendo que o barco será a opção mais prática. nós optámos pelo barco. 

O barco que nos transportou do Funchal a Vila Baleira é assegurado pelo navio de cruzeiro Lobo Marinho. A viagem tem duração de aproximadamente duas horas para cada sentido. Do porto a Vila Baleira faz-se muito bem caminhando contudo há sempre transferes para a simpática cidade de Vila Baleira.



Como visitar a ilha?
A ilha pode ser visitada de várias formas, sendo possível alugar um carro, mota ou bicicleta e percorrer a ilha sem qualquer problema. Nós optámos por reservar guia local uma vez que o tempo era escasso.



Miradouro da Portela
O Miradouro da Portela conseguimos uma vista panorâmica sobre Vila Baleira e  o seu extenso areal. No sentido oposto obtemos a vista sobre ao Pico de Baixo e o Ilhéu de Cima. 




Esta ilha já foi um local de agricultura intensa, sendo outrora o celeiro da ilha da Madeira. A falta de água foi o principal motivo para a queda dessa actividade. este é um dos poucos lagos artificiais que armazenam alguma agua proveniente da escassa chuva que cai anualmente na ilha.




Casa da Serra

A antiga actividade agrícola está retratada na Casa da Serra, a qual alberga um museu etnográfico onde podemos ver utensílios agrícolas, de produção animal, e até mesmo produtos que foram produzidos genuinamente na ilha.









A casa da serra alberga uma espécie de museu que nos conta como seria o quotidiano deste povo bem como as actividades económicas da ilha à época.





Sabiam que?

Existiu a Água Mineralizada de Porto Santo, cujo nome comercial era Água da Fontinha. Esta água tinha propriedades terapêuticas cientificamente comprovadas, aconselhada para o tratamento de doenças de pele e do aparelho digestivo. A sociedade Agua de Porto Santo Limitada foi fundada em 1915, sendo que a sua produção encerrou em meados dos anos 80.





O transporte destas e de outras mercadorias e, de passageiros, era feito pelos Barcos Carreirreiros, que faziam a travessia de Porto Santo para a ilha da Madeira.

Na ilha já se produziu um o excelente vinho de Porto Santo, contudo esta foi uma das actividades que se perdeu no tempo.

Sim! Porto Santo produziu alguns produtos bastante diferenciados no mercado, que com o tempo se foram perdendo. 

Os moinhos de vento, que se encontram pela pequena serra, eram utilizados na moagem de cereais cultivados pelos habitante da ilha.



Afinal a quem pertence o Bolo do Caco?

Os porto-santenses defendem que o Bolo do Caco é típico daquela ilha, ou seja foi ali que surgiu a ideia do pão cozido em cima de um pedaço de pedra aquecido pela fogueira. 



Hoje deliciamo-nos com este bolo mas as suas origens estão relacionadas com decisões politicas da época em que obrigaram a população a resistir aos períodos de fome.






Pico do Castelo

O Pico do Castelo, uma colina íngreme onde, curiosamente, nunca existiu um castelo. Naquele lugar era onde a população se refugiava dos ataques piratas de que a ilha de Porto Santo era frequentemente vitima.


Pico do Castelo

Pico do Castelo

A certa altura o rei teve a necessidade de enviar tropas e armas para proteger a população de tais saques e invasões de povos estrangeiros e violentos, que alem de fazerem mal as mulheres e crianças levavam homens como seus escravos.




A vista é magnifica e conseguimos ter uma perspectiva da pista do pequeno aeroporto de Porto Santo.




Poderia ser o deserto mais pequeno do Mundo!

Aqui poderia ser o deserto mais pequeno do mundo está, muito provavelmente, em Porto Santo! Junto a Ponta do Varadouro existe um local muito arenoso e com formações rochosa de características muito particulares.




A ilha tem uma formação geológica muito antiga, talvez das mais antigas do mundo, e ali existiu um recife coral, que ao ser exposto à superfície secou, morreu e fossilizou.





Ao caminhar pelo "recife" é possível encontrar fosseis de troncos de plantas aquáticas e de algumas espécies marinhas. 


Quinta das Palmeiras, um oasis na ilha...

A Quinta das Palmeiras é um oásis num meio de um deserto. Um dia um senhor que gostava muito de botânica decidiu que iria fazer um jardim botânico num local onde seria quase impossível existir vida. O que é certo é que o senhor conseguiu concretizar o seu desejo e hoje temos ao nosso dispor um jardim botânico e zoológico, onde podemos ver aves, peixes e outros animais.
















Calheta e o Ilhéu da Cal
Do miradouro da Calheta obtém-se uma vista belíssima sobre a praia de Vila Baleira e o Ilhéu da Cal. A cal era produzida a partir do calcário extraído no ilhéu, trazido para a ilha onde estavam os fornos de cal. A cal servia para pintar as habitações, e talvez como argamassa na construção das mesmas.





Ponta da Canaveira 

Na Ponta da Canaveira é possível ver a ilha do "outro lado". Esta é uma das paisagens mais bonitas do Porto Santo. Daquele miradouro é possível ver o Ilhéu do Ferro, que outrora foi habitado. Actualmente apenas pessoas autorizadas pisam aquela paraíso.



Mini Grand Canyon português!

Porto Santo é um lugar que tem um pouco de todo lado, até tem o Mini Grand Canyon . Os geólogos acreditam que aquela abertura um dia vai dar origem a transformação geológica da ilha que conhecemos hoje. Se assim continuar, o mar entrará e ali vai surgir uma praia ou algo parecido. Esta paisagem aparece a caminho de monumento geológico o Pico da Ana Ferreira.




Pico da Ana Ferreira

O Pico da Ana Ferreira tem cerca de 283 metros acima do nível do mar, sendo o ponto mais alto da parte ocidental da ilha. No seu pico desenvolve-se um conjunto de colunas prismáticas, também designadas por "piano", causadas pela actividade vulcânica há milhares de anos. Neste local acontecem, por vezes, eventos de musica aproveitando a acústica do local.




Vila Baleira - A "capital"!

Vila Baleira é a maior localidade desta ilha onde se encontram todos os serviços.  No centro existem vários locais que merecem uma visita.



Igreja da Nossa Senhora da Piedade

A Igreja da Nossa Senhora da Piedade foi a primeira igreja a ser construída em Porto Santo entre 1420 a 1446.  O edifício actual não corresponde ao original uma vez que este foi incendiado por piratas em 1667, sendo depois reconstruída e aumentada.




Apesar da sua simplicidade exterior, a igreja possui um interior lindíssimo com uma pintura do Século XVII no altar-mor com a representação de Maria Madalena com Cristo descendo da cruz.





Casa Museu Cristóvão Colombo

Cristóvão Colombo foi um navegador italiano casado com Filipa Moniz Perestelo, a filha do primeiro capitão donatário de Porto Santo, Bartolomeu Perestelo. Supostamente Colombo viveu nesta casa que data dessa altura. Nesse sentido, foi criada a Casa Museu Cristóvão Colombo onde estão expostos objectos pessoais e retratos, sem certeza de que terão pertencido ao navegador, diagramas de viagem do navegador, copias dos mapas dos Século XV e XVI e um modelo de um dos seus barcos.




Numa das casas da vila encontrámos esta pintura de um poema sobre a Ilha Dourada!




A praia tem uma extensão de 8 km de areia dourada e um mar azul e tranquilo. As areias têm propriedades medicinais, contudo fazem bem a qualquer pessoa que se deite nelas e e sinta o calor do sol e a quietude do lugar. 


A agua cristalina convida a um excelente banho, naquela que será uma das praias mais bonitas do país.





A nossa estadia na ilha do Porto Santo foi muito curta mas já deu para ter vontade de lá voltar. Regressámos ao porto e entrámos a bordo do Lobo Marinho até ao Funchal.




Claro que um dia não chega para desfrutar ao máximo da ilha e do que aquele lugar tem para nos oferecer. Por este motivo, optar por ficar mais do que um dia será de facto uma excelente opção. No centro de Vila Baleira existem vários restaurantes, cafés e um hipermercado. Ali tudo é perto e perderem-se é impossível! 

Muito importante, ninguém pode sair da ilha sem comer bolo do caco e um gelado do Lambecas!



Outros artigos relacionados:


Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso facebook e instagram!

Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Ruínas da Cidade Romana de Ammaia - Marvão - Portugal

Uma cidade da antiga Lusitânia  Uma visita guiada Muito perto de São Salvador da Aramenha encontram-se as ruínas da antiga cidade romana de Ammaia, uma das mais importantes cidades da antiga Lusitânia. Trata-se do mais importante vestígio da época existente no Alto Alentejo.   Maquete da cidade de Ammaia Houve uma fase em que a Ammaia era quase mítica, por se desconhecer a sua localização concreta. Depois de confirmada a sua existência e localização, Ammaia despertou o interesse dos arqueólogos. As contínuas investigações têm vindo a comprovar a  importância e imponência da cidade de Ammaia, um legado do Império Romano  deste cantinho da Lusitânia. Ammaia conta com uma área de 25 hectares dos quais fazem parte a Quinta do Deão e a Tapada de Aramenha, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede . O local foi escolhido estrategicamente, tendo como fonte natural de água o rio Sever, que banha toda aquela região.  Rio Sever Os habitantes de Ammaia teriam a elevada "Crista de Marvão