Avançar para o conteúdo principal

Antequera - Espanha


Antequera

Roteiro para 1 dia

A simpática cidade de Antequera, localizada na província espanhola da Andaluzia, é uma importante referência para quem visita o Parque Natural El Torcal de Antequera  também merece alguma atenção. Esta cidade foi importante para os Romanos, que a chamaram de Anticaria e mais tarde serviu como frtaleza moura para a defesa de Granada. 




Antequera está localizada a cerca de 50 km de Málaga. Para além das muralhas do castelo e  da Peña de los Enamorados na montanha do El Torcal, muito mais há para visitar, e garantimos que ficarão bastante surpreendidos!



Um dia de visita será suficiente para explorar a cidade e se gerirem bem o vosso tempo, talvez consigam visitar o El Torcal no mesmo dia. 

O que visitar em Antequera!
Visitámos Antequera, durante uma das nossas viagens à Andaluzia, em que o objetivo era conhecer o Parque Natural El Torcal, sendo que a cidade chamou, de alguma forma, a nossa atenção e decidimos visitá-la. De facto, surpreendeu-nos bastante pela variedade de monumentos que cruzam várias épocas da História. 

Recomendamos que deixem o vosso carro fora do centro histórico para que tenham a oportunidade de percorrer a cidade até ao castelo. Pensamos que não terão dificuldades em encontrar estacionamento, com facilidade conseguem locais gratuitos para estacionarem o vosso carro. 

1. Arco de los Gigantes

Construído no século XVI, em substituição de um acesso da muralha muçulmana. Por aqui entramos na cidade medieval e conseguimos aceder ao castelo e à Igreja da Colegiata de Santa Maria La Mayor. 





2. Miradouro de la Almenillas

Miradouro de las Almenillas fica mesmo em frente ao arco e podemos dizer-vos que a perspetiva sobre a cidade é magnifica!




3. Recinto Monumental de la Alcazaba


O complexo monumental é constituído pela antiga medina islâmica que dominava a cidade, sendo a Torre de Menagem a estrutura de maior destaque. 



O recinto é visitável, tendo em conta que no interior apenas prevalecem as ruínas da Alcazaba e é possível visitar as muralhas e a Torre da Muralha (Torre de Menagem). Pode ser visitado todos os dias das 10h às 18h. O bilhete custa 6€ mas se forem à Terça-feira das 14h às 18h a entrada é gratuita.


4. Colegiata Santa Maria la Mayor

Sabiam que...
O poeta espanhol e antologista do Barroco Pedro Espinosa nasceu em Antequera? Em frente à igreja da colegiata ergue-se uma estátua em sua homenagem.



 5. Ruínas das Termas Romanas
As ruínas das termas romanas estão localizadas mesmo ao lado da colegiata de Santa Maria la Mayor. O grande destaque das ruínas é o fabuloso mosaico recuperado que se encontra bem no centro do complexo. 



6. Capela de Portichuelo - Virgem do Socorro


7. Igreja de Santa Maria de Jesus



8. Caminhar pelas ruas de Antequera




9. Plaza de San Sebastián





10. Convento de Santo Agustín




11. Puerta Estepa



12. Plaza de Toros


13. Paseo Real
É um dos parques da cidade, logo a seguir a Puerta Estepa. É um local bastante agradável para um passeio.


14. Museu da  Cidade de Antequera
O Palácio de Najéra é o edifício que alberga o Museu Municipal da Cidade de Antequera, onde toda a história da cidade e da região envolvente está ali exposta para que o visitante consiga compreender melhor a importância cultural de Antequera. O preço de entrada é de 3€ por pessoa, havendo a possibilidade de o visitar gratuitamente aos domingos e em alguns dias festivos. Antes de visitarem consultem os Horários do Museu no site oficial. 

Um pouco mais de Antequera!
Na periferia da cidade existem vários monumentos megalíticos para visitar. Os mais bem conservados e melhor preparados para serem visitados são os Dolmen de El RomeralDolmen de Menga e o Dolmen de Viera. Para visitarem devem seguir as indicações de Conjunto Arqueológico Dólmenes de Antequera, que estão localizados junto a Carretera de Málaga. Para cidadãos da união europeia a entrada é gratuita, consultem os Horários de Visita quando prepararem a vossa visita. 
Na mesma zona existem outros complexos monumentais nomeadamente a Cernecería de los Moros, cujo nome é meramente tradicional, uma vez que as ruínas que aqui existem pertenciam às termas privadas de uma villa romana localizada junto a um curso de água. 

Devem subir as montanhas e visitar o parque natural El Torcal de Antequera e percorrer um dos trilhos disponiveis. Temos um artigo onde vos explicamos tudo!



  
Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso facebook e instagram!

Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Aldeia Labrega - Galiza - Espanha

  A Galiza em miniatura A Aldeia Labrega é uma recriação de uma aldeia típica galega. Está localizada na Rota da Pedra e da Água, um trilho que faz parte da Variante Espiritual do Caminho de Santiago, muito  de Ribadúmia, na localidade Os Castaños.  Este conjunto escultório representa a vida quotidiana de uma aldeia típica galega do século XX. Aqui encontramos a réplica de uma igreja românica, um pelourinho, um forno, um celeiro (espigueiro ou canastra), animais domésticos e pessoas.  Encontrámos a Aldeia Labrega durante o nosso Caminho de Santiago e depressa nos encantámos com este pequeno miminho. Criámos uma empatia tão gira com o lugar que logo o batizámos como "A Galiza dos Pequenitos"! Outros artigos relacionados: Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual O que visitar em Santiago de Compostela Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!