Avançar para o conteúdo principal

Setenil de las Bodegas - Pueblos Blancos da Andaluzia

Setenil de las Bodegas

Setenil de las Bodegas é uma encantadora vila construída num desfiladeiro escavado na rocha vulcânica pelo rio Trejo. Está incluída na rota dos Pueblo Blancos da Andaluzia.


Os Pueblos Blancos...
Os Pueblo Blancos são caracterizados, tal como o nome indica, pelas casas pintadas a cal branca, de acordo com a tradição moura. As povoações fixavam-se em lugares mais elevados de forma a estarem mais protegidas contra bandidos ou invasores , e em consequência surgem pequenas vilas fortificadas no cimo de colinas. Os seus habitantes dedicavam-se à agricultura e pastorícia, exercendo atividade fora do povoado.

Como chegar e onde estacionar?
Setenil fica a cerca de 17 km de Ronda, seguindo a A-428 em direcção a Arriate é muito fácil de chegar a Setenil. Aconselhamos que estacionem o vosso carro nos primeiros parques na entrada, ou então subir um pouco a estrada principal (CA-4223) e tentar estacionar junto a essa estrada. Tenham atenção para não entrarem dentro da vila, porque as ruas são muito estreitas e algumas por incrível que pareça têm dois sentidos. 

As ruas estreitas de Setenil
Nós estacionamos o nosso carro num dos estacionamento à beira da estrada principal, perto do miradouro da Plaza Alcaide José Sedeño.


O que visitar em Setenil?

Setenil é um labirinto de ruas e ruelas em que em cada esquina há um pequeno tesouro a descobrir, um miradouro para admirar e uma bodega para nos surpreender. 



1. Caminhar tranquilamente pelas ruas da vila
Antes de encontrarem as cuevas, devem fazer um passeio pela vila, e conhecerem um pouco do quotidiano dos seus habitantes, que ainda mantém as suas casas pintadas de branco e apinhadas naquela colina. 





2. Torreón 
No cimo da colina ainda se conserva o Torréon. A torre de menagem, é uma das torres que fazia parte do antigo castelo da vila. É possível subir até ao cimo da torre, em troca de um donativo, e deliciarem-se com uma vista quase 360º sobre o pueblo blanco.



3. Igreja Mayor - Igreja da Nossa Senhora da Encarnação
A Igreja Mayor foi construída no final do século XV. Normalmente esta igreja não está aberta ao publico, contudo tivemos a sorte de estar a decorrer uma cerimonia e conseguimos dar uma espreitadela ao seu interior.


No pequeno largo em frente à igreja existe um miradouro em que se vêem mais cuevas, onde as casas ainda são utilizados como habitação, do outro lado da vila. Nesta perspectiva conseguimos perceber melhor o curso do rio pelo desfiladeiro conquistado pelo Homem.




4. As Cuevas
As cuevas são o que de facto mais caracterizam Setenil e, sem duvida, o que nos motiva a visitar Setenil. As cuevas são as habitações primárias da vila, e termo "bodegas" está associado ao facto de ser uma zona vinícola e como tal a presença de tabernas faz jus ao seu nome. Actualmente a maioria das casas da cuevas são realmente tabernas e lojas que vendem produtos produzidos na região.



Em todo o povo existem duas que se destacam mais e por esse motivo são igualmente as mais turísticas. Estamos a falar das Cuevas del Sol  e as Cuevas de la Sombra. Contudo, surpreendemos-nos quando descobrimos a Cueva Herreria, que encontrámos sem prever.

Cuevas del Sol

Cuevas del Sol

Cuevas del Sol

Cuevas del Sol
Cuevas de la Sombra



Cuevas de la Sombra

Cuevas de la Sombra

Cuevas de la Sombra
São variados os produtos típicos da região. Muitos deles são produzidos utilizando matérias primas cultivadas nos campos da Andaluzia!






Interior de uma bodega
Calle Cueva Herreria


5. Calle Jabonería
O nome desta calle deve-se ao facto de nos séculos XVIII e XIX aqui ter existido uma fabrica de sabonetes, cuja actividade era bastante comum na época.  Seu nome também pode estar relacionado com o facto das mulheres descerem esta rua em direcção ao rio, que passa no fundo do desfiladeiro, para lavarem roupa, utilizando o sabão. Nesta rua, à semelhança da calle Herrería, as casas na rocha mantém a sua função habitacional. Estando na Calle Jabonería se olharmos para cima em frente vemos o alto da penha de Setenil e a fortaleza medieval e a Igreja Mayor .



6. Ermida de Nossa Senhora del Carmén
A Ermida de Nossa Senhora del Carmén esta localizada no "outro lado" do desfiladeiro, ou seja na colina oposta ao Torreón. Esta ermida é muito simples, foi construída no século XVIII, em honra da nossa senhora del Carmén, a padroeira da vila.



Miradouro sobre o recinto muralhado de Setenil


Miradouro da Ermida de Nossa Senhora del Carmén sobre a vila de Setenil


Ermida de Nossa Senhora del Carmén vista do Miradouro da Plaza Alcaide José Sedeño
 Mais para conhecer... Acinipo
A antiga cidade romana de Acinipo está localizada a 9 km de Setenil. Das ruínas o mais bem preservado é uma parte da fachada do teatro romano. Apesar de não termos tido oportunidade de explorar Acinipo,  achámos que deveríamos partilhar convosco a sua existência e de certo modo motivar-vos a visitar. Para chegar ao Enclave Arqueológico basta seguir a estrada CA-4223, que provavelmente será a estrada onde estacionaram o carro para visitar Setenil, e conduzindo alguns quilómetros encontraram uma indicação do sitio arqueológico. Para chegarem às ruínas terão que caminhar um pouco. 


Setenil de la Bodegas é um dos pueblos blancos com mais turismo, contudo não deixa de ter o seu encanto e pacatez. 


Outros artigos relacionados:


Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso facebook e instagram!

Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Aldeia Labrega - Galiza - Espanha

  A Galiza em miniatura A Aldeia Labrega é uma recriação de uma aldeia típica galega. Está localizada na Rota da Pedra e da Água, um trilho que faz parte da Variante Espiritual do Caminho de Santiago, muito  de Ribadúmia, na localidade Os Castaños.  Este conjunto escultório representa a vida quotidiana de uma aldeia típica galega do século XX. Aqui encontramos a réplica de uma igreja românica, um pelourinho, um forno, um celeiro (espigueiro ou canastra), animais domésticos e pessoas.  Encontrámos a Aldeia Labrega durante o nosso Caminho de Santiago e depressa nos encantámos com este pequeno miminho. Criámos uma empatia tão gira com o lugar que logo o batizámos como "A Galiza dos Pequenitos"! Outros artigos relacionados: Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual O que visitar em Santiago de Compostela Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!