Avançar para o conteúdo principal

Parque Natural El Torcal de Antequera - Espanha

Parque Natural El Torcal de Antequera

O Parque Natural El Torcal de Antequera é um local único, que em 2016 foi considerado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.



O Parque Natural El Torcal está localizado perto da cidade de Antequera, na província da Andaluzia. O Parque Natural El Torcal dista de Antequera cerca de 16km, seguindo a estrada de montanha com as indicações "El Torcal". 


O Centro de Visitantes será o ponto de referência para iniciar a visita, onde existe um estacionamento gratuito. Muita atenção que caso esse parque de estacionamento esteja lotado, terão que deixar o carro mais abaixo e apanhar um BUS que leva o visitante até ao centro. Para não ficarem limitados ao BUS e para não terem que caminhar alguns quilómetros em alcatrão, tentem fazer a vossa visita o mais cedo possível!




Centro de Visitantes e Museu

No Centro de Visitantes têm a possibilidade de obter informações sobre os percursos e visitar o museu, gratuitamente. Tem casa de banho e um bar de apoio.






Miradouro Las Ventanillas


A 100 metros do Centro de Visitantes fica localizado o Miradouro Las Ventanillas. Para quem não gosta de caminhar mas tem curiosidade, aqui consegue uma pequena amostra do El Torcal. Caso queiram ir mais além e aventurar-se pelos carreiros entre as rochas, então escolham a vossa rota e explorem o El Torcal!








Por onde começar o trilho...
Foi criado um circuito pedestre composto por várias rotas, que permitem visitar o El Torcal, sem haver o perigo de se perderem. 

Existem 3 rotas disponíveis:
Rota Verde - Percurso circular, com 1,5km de distância e demora em média 45 minutos.
Rota Amarela - Percurso circular, com 3 km de distância e demora em media 2 horas
Rota Laranja - Percurso linear, com 3,6 km de distância e demora em media 3.5 horas

Todas começam e acabam no Centro de Visitantes e estão devidamente assinaladas consoante a cor que as distingue. 



Nós optámos por fazer a mais curta, contudo a Rota Amarela é a ideal para quem gosta de caminhar e permite conhecer e desfrutar melhor El Torcal.



Sigam as setas e entrem na mais espectacular paisagem cársica que caracteriza o El Torcal!



Sabiam que...

A formação do El Torcal demorou centenas de milhões de anos a formar-se? Ou seja, recuando 200 milhões de anos, neste local, estaríamos no fundo mar de Tebis, quando a Europa e o Médio Oriente se encontravam submersos. Ao longo do tempo foram-se depositando em vários níveis alguns sedimentos, nomeadamente esqueletos e conchas de animais marinhos, formando estes estratos horizontais com milhares de metros. A erosão do calcário trouxe-nos estas maravilhosas construções naturais, que parece que foram esculpidas na rocha!




Eis que chega a altura de decidirem qual a rota que vão tomar! Até aqui o caminho é comum. Se continuarem a subir vão fazer a Rota Amarela, se descerem vão continuar pela Rota Verde! Atrevam-se e escolham a vossa rota!








Este vale é impressionante! Foi de facto a paisagem que prendeu mais a nossa atenção. Por momentos parecia que a qualquer momento iria ali aparecer alguma criatura pré-histórica! 




















É no Centro de Visitantes que terminam os  trilhos! 


Alguns conselhos!
  • Devem levar convosco uma pequena mochila com água e lanche. 
  • Devem levar protector solar, mesmo que seja Inverno. Devem sempre proteger-se do sol!
  • Levem agasalho porque este vale é um pouco ventoso.
  • Evitem fazer o percurso com chuva ou com o piso molhado. 
  • Não deixem lixo pelo percurso. Juntem o vosso lixo e despejem quando regressarem ao Centro de Visitantes.
  • Levem calçado e roupa confortáveis, é fundamental.
  • Tentem fazer o percurso o mais cedo possível, de forma a evitar as horas de maior calor, ou então façam ao final do dia e aproveitem o fabuloso pôr-do-sol, tendo em atenção o horário do fecho do Centro de Visitantes.
El Torcal é um local único, o qual fica gravado na nossa memória e deixa sempre vontade de voltar para conhecer mais. Sim, há muito mais para visitar nesta montanha e deixamos esse desafio.
Se tiverem oportunidade visitem a simpática cidade de Antequera, mesmo ao lado do El Torcal. 


Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso facebook e instagram!


Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Aldeia Labrega - Galiza - Espanha

  A Galiza em miniatura A Aldeia Labrega é uma recriação de uma aldeia típica galega. Está localizada na Rota da Pedra e da Água, um trilho que faz parte da Variante Espiritual do Caminho de Santiago, muito  de Ribadúmia, na localidade Os Castaños.  Este conjunto escultório representa a vida quotidiana de uma aldeia típica galega do século XX. Aqui encontramos a réplica de uma igreja românica, um pelourinho, um forno, um celeiro (espigueiro ou canastra), animais domésticos e pessoas.  Encontrámos a Aldeia Labrega durante o nosso Caminho de Santiago e depressa nos encantámos com este pequeno miminho. Criámos uma empatia tão gira com o lugar que logo o batizámos como "A Galiza dos Pequenitos"! Outros artigos relacionados: Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual O que visitar em Santiago de Compostela Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!