Avançar para o conteúdo principal

Peña de Ardales - Pueblo Blanco da Andaluzia

Ardales

Ardales é uma vila, incluída no conjunto dos Pueblo Blancos da Andaluzia. Faz também parte da Ruta dos Castillos de Guadalteba e está relacionada com a resistência moçárabe na Espanha durante a idade média.  


Os Pueblos Blancos...
Os Pueblo Blancos são caracterizados, tal como o nome indica, pelas casas pintadas a cal branca, de acordo com a tradição moura. As povoações fixavam-se em lugares mais elevados de forma a estarem mais protegidas contra bandidos ou invasores , e em consequência surgem pequenas vilas fortificadas em cima de colinas. Os seus habitantes dedicavam-se à agricultura e pastorícia, exercendo actividade fora do povoado.


Como chegar a Ardales?

Chegar a Ardales é muito fácil, principalmente se o vosso objectivo é percorrer o Caminito del Rey. Se vierem do lado de Ronda têm que lá passar quase obrigatoriamente. A estada A-357 vai levar-vos direitinhos a Ardales.

Dica de Viagem: Aconselhámos que estacionem o vosso carro à entrada da vila, depois de atravessar a ponte, existem algumas opções de estacionamento gratuito.



O que não devem perder em Ardales!
Ardales ou Penã de Ardales é um "vila branca" que nos abre portas ao Caminito del Rey. 

1. Caminhar pelas ruas
Aconselhamos que deixem o vosso carro numa entrada da vila, para que possam caminhar e explorar todas as ruas e vielas da vila. 




Apesar de serem vilas pequenas, estas são bastante movimentadas. O pequeno comercia é muito presente e os serviços públicos também estão bastante acessíveis, como é o caso da câmara municipal que está localizada bem no centro da vila.



Ayntamento






2. Igreja de Nossa Senhora do Remédios ( Século XV)

A igreja, localizada junto à fortaleza medieval, foi construída no século XV substituindo uma antiga mesquita, sendo que foi parcialmente reformada em 1720, apresentando uma fachada barroca.




3. Conjunto Monumental Peña de Ardales - Castillo de la Peña
A Peña de Ardales é um dos sítios geológicos mais antigos da Andaluzia, Aqui existiu um povoado pré-histórico e dadas as características do terreno seria um povoado fortificado. Mais tarde foi ocupado pelos romanos e sabe-se que aqui existiu um templo romano. Caiu em mãos muçulmanas, contudo foi conquistado por Omar Ibn Hafsún em 823, durante as revoltas moçárabes lideradas por ele contra o Emirado de Córdoba. 


O castelo é constituído por um miradouro no lugar o antigo Alcázar do castelo, onde quem o visita fica fascinado com a grandiosidade do território do Guadalbeta, desde serras, campos, vales e rios.


Visitar o Conjunto Monumental de Peña de Ardales

O conjunto monumental inclui três locais de visita, o Museu da Historia e da Tradição, que fala de Ardales e de toda a região, a área do antigo cemitério e o miradouro do Alcázar moçárabe. Esta visita tem um custo, cerca de 3€ e é uma visita guiada, sempre. Os horários são muito específicos, sendo que só fazem visitas guiadas às sextas (às 17h), aos sábados (às 11h e às 17h), aos domingos e feriados (às 11h).  


4. Miradouro Calle Mineta
A Calle Mineta é como se fosse um balcão sobre o vale do rio Turón, onde temos uma perspectiva sobre a vila e sobre as serras que a rodeiam.


5. Cuevas de Ardales
As Cuevas de Ardales são grutas situadas a 4 km, que existem á 3.500 anos mas só foram descobertas em 1823. Nestas grutas foram encontrados vários fósseis mas também vestígios de uso humano, e por isso estão incluídas no Itinerário Cultural Europeu "Caminos de la Arte Rupestre". Para visitarem estas grutas têm que marcar a vossa visita antecipadamente, podendo fazê-lo no posto de turismo de Ardales, no Camping Ardales Park ou  contactando o Centro de Recepción de Visitantes. O Centro de Recepción de Visitantes a la Pré-história de Ardales também pode ser visitado á parte das grutas e fica localizado mesmo à entrada da vila, junto ao jardim municipal. 

6. Castillo de Turón
As ruínas do Castelo de Turón distam de Ardales cerca de 3 Km. Esta local já era fortificado na época da ocupação romana da Península Ibérico e mais tarde foi tomado pelos mouros. Contudo durante as guerras de resistência moçárabes, este castelo fez parte do arco defensivo de Bonastro criado por Omar Ibn Hafsún. 

Outros Pueblos Blancos que não podem perder!
Ao percorrem toda aquela zona irão encontrar imensos povoados nas colinas. Aqui resumimos alguns pelos quais nós passámos e aconselhamos que visitem:
  • Teba
  • Osana
  • Álora
  • Cañete la Real
  • Olvera
  • Setenil de la Bodegas



Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso facebook e instagram!

Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Aldeia Labrega - Galiza - Espanha

  A Galiza em miniatura A Aldeia Labrega é uma recriação de uma aldeia típica galega. Está localizada na Rota da Pedra e da Água, um trilho que faz parte da Variante Espiritual do Caminho de Santiago, muito  de Ribadúmia, na localidade Os Castaños.  Este conjunto escultório representa a vida quotidiana de uma aldeia típica galega do século XX. Aqui encontramos a réplica de uma igreja românica, um pelourinho, um forno, um celeiro (espigueiro ou canastra), animais domésticos e pessoas.  Encontrámos a Aldeia Labrega durante o nosso Caminho de Santiago e depressa nos encantámos com este pequeno miminho. Criámos uma empatia tão gira com o lugar que logo o batizámos como "A Galiza dos Pequenitos"! Outros artigos relacionados: Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual O que visitar em Santiago de Compostela Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!