Avançar para o conteúdo principal

Lagos de Covadonga - Picos da Europa - Espanha

Guia Prático para Visitar os Lagos!


Os Lagos de Covadonga estão localizados nos Parque Nacional dos Picos da Europa, na província espanhola das Astúrias. Estes lagos são de origem glacial e estão situados a mais de 1000 metros de altitude. O conjunto é composto por três lagos, o Enol, o Ercina e o Bricial. O Bricial só se forma depois do Inverno. 

Nos Picos da Europa, Covadonga está diretamente relacionada à existência de um santuário e de uma basílica. Na verdade, os lagos encontram-se escondidos entre as montanhas adjacentes à Basílica de Covadonga.  

As margens dos lagos proporcionam excelentes locais para atividades de trekking e passeios familiares. São igualmente convidativos a piqueniques de Verão. 

Como chegar!

Para chegar aos lagos devem tomar a estada de montanha que está devidamente sinalizada. Acontece que, durante as épocas de maior afluência de turismo esta estrada fica restrita ao trânsito automóvel individual e apenas os veículos autorizados podem circular, nomeadamente os autocarros. Assim, se visitarem os lagos nesta época terão que estacionar o vosso transporte numa dos vários estacionamentos e apanhar o autocarro que faz esse percurso de ida e volta. A viagem de autocarro tem um custo, bem como o estacionamento onde o vosso transporte fica. Antes da vossa viagem devem manter-se informados quanto a esta situação através do Site de Informação do Acesso aos Lagos

Nós viajámos para os Picos da Europa em Novembro e não precisámos de utilizar os autocarros, conseguimos subir com o nosso transporte, a Van.


Estacionamento nos Lagos

Junto aos Lagos existem dois estacionamentos, o da Buferrera, onde param os autocarros, e outro junto ao Lago Ercina, seguindo a estrada de alcatrão. 

Estacionamento da Buferrera

Estacionamento do Lago Ercina

Este roteiro foi elaborado mediante a nossa experiência pessoal, tendo como objetivo auxiliar a preparação da vossa visita aos Lagos de Covadonga. Os Lagos podem ser visitados de carro, se for época baixa, ou podem ser visitados fazendo um percurso marcado, o PR2 - Ruta de Los Lagos de Covadonga.  

Vamos caminhar em volta dos lagos!

Para conhecer melhor a zona dos lagos sugerimos que façam o PR2 - Ruta de Los Lagos de Covadonga, com início e fim no Estacionamento da Buferrera. São apenas 5 quilómetros e demora pouco mais de 2 horas a fazer.  


O percurso está devidamente marcado e os locais importantes estão sinalizados. O piso é empedrado, com degraus em alguns troços. Com chuva escorrega um pouco, pelo que devem ter muita atenção e caminhar devagar.


Entrada do trilho; Centro de Visitantes da Buferrera; Piso do Trilho


Depois de passar o Centro de Visitantes da Pedro Pidal decidimos fazer um desvio ao Miradouro do Príncipe, que faz parte de outro trilho. Trata-se de um pequeno desvio e com uma vista muito bonita sob o antigo vale glacial de Covadonga. De verão este vale transforma-se num prado excelente para a pastorícia. 



Polje de Comeya

Regressámos ao trilho do PR2 onde seguimos caminho até ás minas.



1. Minas da Buferrera

As Minas da Buferrera funcionaram cerca de 130 anos, onde eram explorados minerais de ferro. A sua atividade foi encerrada em 1972 e hoje é um museu a céu aberto, do que foi a atividade mineira na zona do Lago Enol.

Minas da Buferrera

Minas da Buferrera

Minas da Buferrera

Minas da Buferrera

Continuámos o trilho seguindo pela esquerda em direção ao Lago Ercina. 


Depois de passar a zona das Minas da Buferrera começámos a descer para o Lago Ercina.

2. Lago Ercina

O Lago Ercina encontra-se a cerca de 1108 metros de altitude e tem uma profundidade máxima de 3 metros. 

Acesso ao lago Ercina

Lago Ercina

Lago Ercina

Lago Ercina

O trilho segue, percorrendo as margens do Lago Ercina que depois dará ligação ao Lago Enol. Seguindo esta variante chega-se ao lago Bricial, ou ao lugar dele. Nós optámos por continuar o trilho subindo ao Miradouro de Entrelagos. Esta variante é um pouco mais curta e permite-nos um panorâmica da imensidão daqueles dois lagos, o Ercina e o Enol.

3. Miradouro Entrelagos

Este miradouro dá acesso a ambos os lagos. Daqui descemos para o Lago Enol.





4. Lago Enol

O Lago Enol encontra-se a uma altitude de 1070 metros, um pouco mais a abaixo do Ercina, com uma profundida de mais de 20 metros. 

Lago Enol

Lago Enol

Lago Enol

Só por curiosidade!

Submersa nas suas águas está guardada uma réplica da Virgem de Covadonga e a cada dia 8 de Setembro, essa imagem é retirada para participar numa procissão. 

Lago Enol

5. Miradouros de Covadonga

Durante o caminho de carro, desde Covadonga até aos lagos encontram-se alguns miradouros, destacamos aqui dois deles. Não conseguimos dar a certeza de que os autocarros parem nestes miradouro, contudo suspeitamos que parem pelo menos no Miradouro de la Reina.

Miradouro de la Reina

Miradouro de la Reina

Miradouro de la Reina

Miradouro de la Reina

Parque de Merendas do Miradouro de la Reina

Miradouro de los Canónigos

O Miradouro de los Canónigos passa quase despercebido. Tem um pequeno parque de estacionamento e a vista que nós obtivemos era um pouco diferente da que estávamos à espera, não deixando de ser bonita.

Miradouro de los Canónigos - Vista para a basílica de Covadonga escondida pela vegetação


Outros artigos relacionados:


Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!

Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Ruínas da Cidade Romana de Ammaia - Marvão - Portugal

Uma cidade da antiga Lusitânia  Uma visita guiada Muito perto de São Salvador da Aramenha encontram-se as ruínas da antiga cidade romana de Ammaia, uma das mais importantes cidades da antiga Lusitânia. Trata-se do mais importante vestígio da época existente no Alto Alentejo.   Maquete da cidade de Ammaia Houve uma fase em que a Ammaia era quase mítica, por se desconhecer a sua localização concreta. Depois de confirmada a sua existência e localização, Ammaia despertou o interesse dos arqueólogos. As contínuas investigações têm vindo a comprovar a  importância e imponência da cidade de Ammaia, um legado do Império Romano  deste cantinho da Lusitânia. Ammaia conta com uma área de 25 hectares dos quais fazem parte a Quinta do Deão e a Tapada de Aramenha, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede . O local foi escolhido estrategicamente, tendo como fonte natural de água o rio Sever, que banha toda aquela região.  Rio Sever Os habitantes de Ammaia teriam a elevada "Crista de Marvão