Guia Prático para Visitar os Lagos!
Os Lagos de Covadonga estão localizados nos Parque Nacional dos Picos da Europa, na província espanhola das Astúrias. Estes lagos são de origem glacial e estão situados a mais de 1000 metros de altitude. O conjunto é composto por três lagos, o Enol, o Ercina e o Bricial. O Bricial só se forma depois do Inverno.
Nos Picos da Europa, Covadonga está diretamente relacionada à existência de um santuário e de uma basílica. Na verdade, os lagos encontram-se escondidos entre as montanhas adjacentes à Basílica de Covadonga.
As margens dos lagos proporcionam excelentes locais para atividades de trekking e passeios familiares. São igualmente convidativos a piqueniques de Verão.
Como chegar!
Para chegar aos lagos devem tomar a estada de montanha que está devidamente sinalizada. Acontece que, durante as épocas de maior afluência de turismo esta estrada fica restrita ao trânsito automóvel individual e apenas os veículos autorizados podem circular, nomeadamente os autocarros. Assim, se visitarem os lagos nesta época terão que estacionar o vosso transporte numa dos vários estacionamentos e apanhar o autocarro que faz esse percurso de ida e volta. A viagem de autocarro tem um custo, bem como o estacionamento onde o vosso transporte fica. Antes da vossa viagem devem manter-se informados quanto a esta situação através do Site de Informação do Acesso aos Lagos.
Nós viajámos para os Picos da Europa em Novembro e não precisámos de utilizar os autocarros, conseguimos subir com o nosso transporte, a Van.
Estacionamento nos Lagos
Estacionamento da Buferrera |
Estacionamento do Lago Ercina |
Este roteiro foi elaborado mediante a nossa experiência pessoal, tendo como objetivo auxiliar a preparação da vossa visita aos Lagos de Covadonga. Os Lagos podem ser visitados de carro, se for época baixa, ou podem ser visitados fazendo um percurso marcado, o PR2 - Ruta de Los Lagos de Covadonga.
Vamos caminhar em volta dos lagos!
Para conhecer melhor a zona dos lagos sugerimos que façam o PR2 - Ruta de Los Lagos de Covadonga, com início e fim no Estacionamento da Buferrera. São apenas 5 quilómetros e demora pouco mais de 2 horas a fazer.
O percurso está devidamente marcado e os locais importantes estão sinalizados. O piso é empedrado, com degraus em alguns troços. Com chuva escorrega um pouco, pelo que devem ter muita atenção e caminhar devagar.
Polje de Comeya |
Regressámos ao trilho do PR2 onde seguimos caminho até ás minas.
1. Minas da Buferrera
As Minas da Buferrera funcionaram cerca de 130 anos, onde eram explorados minerais de ferro. A sua atividade foi encerrada em 1972 e hoje é um museu a céu aberto, do que foi a atividade mineira na zona do Lago Enol.
Minas da Buferrera |
Minas da Buferrera |
Minas da Buferrera |
Continuámos o trilho seguindo pela esquerda em direção ao Lago Ercina.
Depois de passar a zona das Minas da Buferrera começámos a descer para o Lago Ercina.
2. Lago Ercina
O Lago Ercina encontra-se a cerca de 1108 metros de altitude e tem uma profundidade máxima de 3 metros.
Acesso ao lago Ercina |
Lago Ercina |
Lago Ercina |
Lago Ercina |
O trilho segue, percorrendo as margens do Lago Ercina que depois dará ligação ao Lago Enol. Seguindo esta variante chega-se ao lago Bricial, ou ao lugar dele. Nós optámos por continuar o trilho subindo ao Miradouro de Entrelagos. Esta variante é um pouco mais curta e permite-nos um panorâmica da imensidão daqueles dois lagos, o Ercina e o Enol.
3. Miradouro Entrelagos
Este miradouro dá acesso a ambos os lagos. Daqui descemos para o Lago Enol.
4. Lago Enol
O Lago Enol encontra-se a uma altitude de 1070 metros, um pouco mais a abaixo do Ercina, com uma profundida de mais de 20 metros.
Lago Enol |
Lago Enol |
Lago Enol |
Só por curiosidade!
Submersa nas suas águas está guardada uma réplica da Virgem de Covadonga e a cada dia 8 de Setembro, essa imagem é retirada para participar numa procissão.
Lago Enol |
5. Miradouros de Covadonga
Durante o caminho de carro, desde Covadonga até aos lagos encontram-se alguns miradouros, destacamos aqui dois deles. Não conseguimos dar a certeza de que os autocarros parem nestes miradouro, contudo suspeitamos que parem pelo menos no Miradouro de la Reina.
Miradouro de la Reina
Miradouro de la Reina |
Miradouro de la Reina |
Parque de Merendas do Miradouro de la Reina |
Miradouro de los Canónigos
O Miradouro de los Canónigos passa quase despercebido. Tem um pequeno parque de estacionamento e a vista que nós obtivemos era um pouco diferente da que estávamos à espera, não deixando de ser bonita.
Miradouro de los Canónigos - Vista para a basílica de Covadonga escondida pela vegetação |
Outros artigos relacionados: