Avançar para o conteúdo principal

Picos da Europa - Puertos de Áliva - Espanha

Guia Prático para fazer o Percurso Puertos de Áliva

Os Puertos de Áliva formam a parte central da cordilheira do Parque Nacional Picos da Europa, no norte de Espanha. Os Puertos são belas pradarias utilizadas pelos pastores das aldeias vizinhas. Para aqui chegar basta fazer o trilho PR 24 - Ruta Puertos de Áliva, que começa e termina em Fuente Dé.




Características do Percurso!

O PR24 - Ruta Puertos de Áliva permite que se aproveite a subida do teleférico até à estação El Cable, a 1823 metros de altitude. A partir daí começa o percurso circular de cerca de 16 km, que vai descendo até Fuente Dé, novamente, demorando em média 5 horas e meia. Existem marcações ao longo de todo o trilho. 

O percurso em si não é muito difícil, contudo devem ter em atenção as condições meteorológicas e a possibilidade de haver neve. O ponto mais elevado chega aos 1900 metros, logo a probabilidade de haver neve é grande, principalmente no Outono e Inverno. 

O último estradão do percurso passa em vários terrenos agrícolas e com gado, e por esse motivo devem ter em atenção as cancelas e portões. Estes devem permanecer fechados depois de passarem. 



O Teleférico de Fuente Dé

O Teleférico de Fuente Dé começou a funcionar em 1966 e permite aceder ao Miradouro El Cable a 1834 metros de altitude, onde se consegue uma panorâmica muito bonita do Valle de Camaleño e da cordilheira cantábrica. As cabines têm capacidade para 20 passageiros mais o condutor, circulam em sentidos opostos ao mesmo tempo, de 5 em 5 minutos, percorrendo um cabo com 1420 metros. A viagem demora cerca de 3,40 minutos e com um desnível de 753 metros. O cabo é tão longo que se perde na paisagem, desaparece aos nossos olhos. O horário de Verão é das 9h às18h e de Inverno das 9h às 17h.

Estacionamento

Estacionamento

Estacionamento onde termina/inicia o percurso

O Que Levar na Mochila!

  • Levar água e comida suficientes, vão caminhar durante 5 horas e não há onde comprar. 
  • Levar óculos de sol e protetor solar, seja verão ou inverno. Não se esqueçam que o sol ao incidir no gelo pode provocar queimaduras solares.
  • Levar grampons caso haja neve e gelo.  
  • Se for Inverno levar equipamento para o frio como luvas, gorro e cachecol. No verão devem levar um casaco na mesma, não se esqueçam que estão a mais de 1500 metros de altitude.
  • Levar bastões 
  • Usar calçado confortáveis e com boa aderência, o ideal é ser calçado de montanha.
  • Não existem casas de banho no percurso, em caso de necessidade improvisem. 

O Percurso

O aconselhado é começar o percurso subindo o teleférico e descendo pelo trilho. Contudo, podem fazer exatamente ao contrário, que também será viável.

1. Estação El cable

Aqui começa este e outros trilhos, por isso pedimos atenção à leitura das placas. Na estação existe uma pequena exposição gratuita sobre a construção do teleférico. 








2. Chalet Real



3. Hotel Refúgio de Áliva 

A partir daqui entrámos numa fantástica zona de pradarias, um planalto em alta montanha. 

Hotel Refugio onde os montanhistas podem pernoitar durantes as expedições. Deve ser reservado com antecedência.








1. Entrada no Bosque

Depois de passar a ponte o trilho continua pela esquerda, serpenteando a encosta. Esta parte do trilho leva-nos ao fundo do vale junto a um ribeiro, que depois nos obriga novamente a subir ao interior de um bosque. 







E assim termina o PR24 - Ruta Puertos de Áliva, neste belo prado aos pés da montanha!




A Nossa Experiência!

Este roteiro foi elaborado mediante a nossa experiência pessoal. Visitámos os Picos da Europa no final do Outono, em Novembro, e encontrámos uma montanha vestida de branco e amarelo. Nas zonas mais elevadas havia bastante neve e as árvores dos bosques estavam com as cores de Outono, castanho e amarelo. Para nós, este foi o trilho mais bonito que fizemos nos Picos da Europa, e não poderíamos deixar de partilhar estas dicas convosco. 



Outros artigos relacionados:


Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!


Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Aldeia Labrega - Galiza - Espanha

  A Galiza em miniatura A Aldeia Labrega é uma recriação de uma aldeia típica galega. Está localizada na Rota da Pedra e da Água, um trilho que faz parte da Variante Espiritual do Caminho de Santiago, muito  de Ribadúmia, na localidade Os Castaños.  Este conjunto escultório representa a vida quotidiana de uma aldeia típica galega do século XX. Aqui encontramos a réplica de uma igreja românica, um pelourinho, um forno, um celeiro (espigueiro ou canastra), animais domésticos e pessoas.  Encontrámos a Aldeia Labrega durante o nosso Caminho de Santiago e depressa nos encantámos com este pequeno miminho. Criámos uma empatia tão gira com o lugar que logo o batizámos como "A Galiza dos Pequenitos"! Outros artigos relacionados: Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual O que visitar em Santiago de Compostela Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!