Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo - Norte de Portugal

 Visitar Viana do Castelo! 

Roteiro para um dia!


Viana do Castelo é uma cidade portuguesa, localizada no Norte de Portugal, junto à foz do Rio Lima.  O centro histórico vianense é dos mais belos e bem conservados do país, onde as ruas e ruelas ostentam as mais belas fachadas ornamentadas pelo azulejo barroco, pelas janelas manuelinas, pelos edifícios medievais com traços renascentistas. Este conjunto é uma autentica viagem no tempo da arquitetura portuguesa. 


     
Palácio dos Távora ; Chafariz de São João Batista; 
     
Exemplar de um edifício das ruas do centro histórico; Rua da Porta da Ribeira

Capela de Nossa Senhora das Candeias

Viana do Castelo é das poucas localidades portuguesas que tem uma "data de nascimento", sabemos que em 18 de Junho de 1258 foi criada por carta foral, atribuída pelo rei D. Afonso III. O seu primeiro topónimo foi "Viana da Foz do Lima". 


Chafariz de Mercúrio - Deus do Comércio (1867)

O porto de Viana do Castelo, foi a partir do Século XVI um dos mais importantes portos comerciais da Península Ibérica, chegando a acolher no seu porto 60 navios por dia. Não era só um interposto comercial, aqui passava também uma das rotas de peregrinação mais antigas da Europa, o Caminho de Santiago de Compostela. 


Hospital Velho -  Hospital de peregrinos de Santiago de Compostela, fundado em 1468, tendo sido substituído pela Hospital de Misericórdia. 

Quando Visitar!

Qualquer altura do ano é ótima para visitar Viana do Castelo, contudo é em Agosto que todos os caminho aqui vêm dar, estamos a falar das Festas da Senhora da Agonia. Uma festa tipicamente minhota em que as raparigas e mulheres saem à rua e exibem os seu belos trajes vianenses, bastante coloridos com bordados e ornamentadas com peças em ouro português (fabricado em Povoa de Lanhoso). 


Mordomas das Festas da Agonia (Imagem retirada da internet)

Como chegar!

Viana do Castelo está localizada a cerca de  73 km da cidade do Porto, seguindo pela A28 em pouco mais de uma hora chegam a Viana. Outra alternativa será o Comboio. Existem comboios diretos das principais cidades portuguesas, e a estação de comboios de Viana do Castelo está localizada dentro da cidade, sendo fácil a deslocação a pé até aos pontos turísticos. A viagem de comboio a partir do Porto, na nossa opinião, é das viagens mais bonitas em comboio de Portugal. 


Vista panorâmica de Viana do Castelo a partir do Monte de Santa Luzia

Dicas de Viagem!

Estacionar o Carro em Viana do Castelo não é tarefa fácil, e por esse motivo nós sugerimos o Parque de Estacionamento 1º de Maio localizado no centro da cidade. É um parque subterrâneo, vigiado, e achámos o parque barato mediante as condições que oferece.  A partir do centro da cidade é possível visitar a cidade toda a pé. Para chegar o Santuário de Santa Luzia, basta apanhar o elevador para subir e para descer.  


Este roteiro foi elaborado mediante a nossa experiência pessoal, durante a nossa visita à cidade.


1. Praça da República

A praça da República é o coração da cidade e onde foram construídos os três edifícios mais emblemáticos de Viana do Castelo, os Paços do Concelho, o Chafariz e a Igreja da Misericórdia, datados do século XVI.  Esta praça e estes edifícios surgem precisamente quando Viana "sai das muralhas" e começa a expandir, consequência do seu desenvolvimento mercantil na época. Nesta altura o porto de Viana era dos mais movimentados do país, o que contribuiu para o seu crescimento e para a criação de novos edifícios, muitos deles vanguardistas para a época.


2. Antigos Paços do Concelho

Os Paços do Concelho era o edifício da Câmara Municipal, construído no século XVI, herdando ainda uma arquitetura medieval, semelhante à de um castelo. 



3. Chafariz

Erguido no centro da Praça da República , construído em 1559 por João Lopes "o velho", o mesmo que construiu o chafariz de Caminha anos antes. Este chafariz foi, na época, um sinal do progresso para Viana. 




4. Edifício e Igreja da Misericórdia

A fachada do edifício da Misericórdia é das mais belas de Viana do castelo. Este edifício está data de 1589 e é um exemplar único de arquitetura renascentista e maneirista. O autor da fachada é João Lopes "o moço", filho do autor do chafariz da praça.



A Igreja da Misericórdia é uma das obras mais impressionantes do barroco português. Por incrível que pareça, esta igreja demorou apenas 6 anos a ser construída conforme a podemos visitar hoje. Existia outra mais antiga, que foi demolida para que esta pudesse nascer. O seu arquiteto Manuel Pinto Vilalobos, conseguiu uma harmonia perfeita entre as tralhas douradas, o azulejo e pintura. Nos azulejos que forram as paredes interiores da igreja estão representadas as 14 obras da Misericórdia recorrendo a passagem bíblicas. No altar-mor, para além da talha dourada, destaca-se ainda uma pintura da Ultima Ceia, de autoria de António Oliveira Bernardes (1720). As pinturas do teto são magníficas e representam a vida de Nossa Senhora, mãe de Jesus. 




Dica de Viagem: A entrada da igreja é feita pela lateral e a visita é gratuita.


5.  Museu do Traje

O Museu do Traje está localizado numa das extremidades da Praça da República. Este é um espaço etnográfico dedicado ao famoso traje do Minho. Visa divulgar o património do Traje Vianense, arrojado e criativo, muito colorido e ricamente ornamento com peças de ouro português. 


6. Sé de Viana 

O edifício da Sé está datado do século XV, em estilo gótico, apesar de ter herdado alguns traços do românico, estilo anterior ao gótico. Devido à sua proximidade com Espanha, apresenta algumas influências galegas. Incialmente foi consagrada ao culto ao Divino Salvador, tendo sido mais tarde consagrada ao culto mariano, a Santa Maria Mayor.  



7. Casa dos Velhos

Este edifício quatrocentista terá sido construído por João Velho, autor de outras obras em Viana do Castelo, para a confraria dos Mareantes de Viana, de acordo com a presença do seu brasão. O edifício foi construído sob influencia galega.  



8. Alameda 

Junto ao rio é possível fazer uma pequena caminhada e apreciar o conjunto de edifícios modernos com edifícios clássicos, numa bonita sintonia.  




9. Navio Hospital Gil Eanes

Na margem direita do rio Lima permanece o Navio Hospital Gil Eanes, convertido em museu. Este navio teve um papel fundamental no apoio médico aos tripulantes do bacalhoeiros, que arduamente trabalhavam meses na safra do bacalhau nos mares gelados do norte da Europa. 




Dica de Viagem: A visita ao navio museu é paga e podem consultar os horários e preços no site da Fundação Gil Eanes.


10. Forte de Santiago da Barra

O Forte de Santiago da Barra é o responsável por "Viana da Foz do Lima" passar a chamar-se Viana do Castelo. No tempo do rei Afonso III foi erguida aqui a primeira fortaleza, mas terá existido outra mais antiga construída no tempo de D. Manuel I, da qual sobreviveu a Torre da Roqueta, localizada numa extremidade da fortaleza. A atual estrutura foi edificada no reinado do rei Filipe II. 



Torre da Roqueta

11. Igreja de Nossa Senhora da Agonia

Ao lado do Forte de Santiago está o Campo da Agonia, onde se encontra o santuário da Nossa Senhora da Agonia. As famosas festas de Viana que se realizam em Agosto são evocadas a esta Nossa Senhora, sendo que os festejos se estendem por toda a cidade. O tempo data do século XVIII e foi construída ao estilo barroco luso-brasileiro. 




12. Basílica de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia está consagrada ao Sagrado Coração de Jesus e foi erguido no cimo de Monte de Santa Luzia, assumindo um olhar dominante sobre a cidade. O templo foi construído no século XX, pelo arquiteto minhoto Miguel ventura Terra, onde foram aplicados os estilos neorromânico, neobizantino e neogótico, criando a simbiose perfeita. Foi aberto ao culto a 22 de Agosto de 1926, mas só foi concluído em 1943. 






Dica de Viagem: No Monte de Santa Luzia existem vários parques de estacionamento, contudo de forma a que a experiência fique mais completa sugerimos que subam no Elevador de Santa Luzia. O bilhete é bastante acessível (3€ por pessoa) pelo que acaba por compensar. O elevador encontra-se na rua 25 Abril "por cima" da Estação de Comboios. A visita à igreja é gratuita, contudo para subir ao Zimbório têm que comprar bilhete. No topo do Zimbório estamos a 250 metros acima do nível do mar o que oferece uma panorâmica muito bonita sobre a cidade.   


Zimbório da Basílica de Santa Luzia


Informações sobre o Funicular de Santa Luzia



13. Citânia de Santa Luzia

Também chamada de "cidade velha", a citânia é um dos castros da proto-história mais conhecidos do Norte de Portugal. Esta cidade teria uma elevada importância sob o ponto de vista estratégico defensivo da foz do Lima e da orla marítima. Este povoado evidência a sua existência desde a idade do ferro até a romanização. Encontra-se apenas descoberto um terço do que seria a cidade original.


Dica de Viagem: A visita ao castro é paga, custa 2€ por pessoa mas ao domingo é gratuita para cidadãos residentes em território nacional.  



Viana do Castelo é uma cidade encantadora, onde somos bem recebidos e temos muito que ver e muito que fazer. Se forem na época do verão podem aproveitar as suas praias, se forem amantes da natureza têm vários percurso na serra de Arga. 



Outros artigos relacionados:



Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!


Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Ruínas da Cidade Romana de Ammaia - Marvão - Portugal

Uma cidade da antiga Lusitânia  Uma visita guiada Muito perto de São Salvador da Aramenha encontram-se as ruínas da antiga cidade romana de Ammaia, uma das mais importantes cidades da antiga Lusitânia. Trata-se do mais importante vestígio da época existente no Alto Alentejo.   Maquete da cidade de Ammaia Houve uma fase em que a Ammaia era quase mítica, por se desconhecer a sua localização concreta. Depois de confirmada a sua existência e localização, Ammaia despertou o interesse dos arqueólogos. As contínuas investigações têm vindo a comprovar a  importância e imponência da cidade de Ammaia, um legado do Império Romano  deste cantinho da Lusitânia. Ammaia conta com uma área de 25 hectares dos quais fazem parte a Quinta do Deão e a Tapada de Aramenha, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede . O local foi escolhido estrategicamente, tendo como fonte natural de água o rio Sever, que banha toda aquela região.  Rio Sever Os habitantes de Ammaia teriam a elevada "Crista de Marvão