Avançar para o conteúdo principal

Serra de Arga - Norte de Portugal

Uma Serra com vista para o mar!

Roteiro para um dia!

A Serra de Arga está localizada no distrito de Viana do Castelo, no Norte de Portugal, muito próxima do mar e delimitada pelos rios Coura e Lima. Este é um ótimo refugio para dias quentes de Verão para quem quer fugir aos aglomerados da costa ou dos ventos marítimos. 

O ponto mais alto da cordilheira atinge os 825 metros de altitude, lugar onde se ergue o Santuário de Nossa Senhora do Minho, também designado Alto do Espinheiro. 


A aldeia com maior movimento e que para nós é o coração da Serra de Arga é a aldeia de Montaria. Daqui consegue-se acesso quer aos percursos pedestres, quer à ascensão do ponte mais alto. 



A Serra de Arga é uma excelente local para os amantes da natureza, onde podem encontrar as mais belas paisagens, percorrer magníficos trilhos e conhecer cascatas lindíssimas.  Para quem não aprecia fazer trilhos, vai poder deliciar-se com as bonitas estrada panorâmicas que se estendem ao longo das encostas do maciço. 

 

Como chegar?

A Serra de Arga dista de Viana do Castelo cerca de 25km, cerca de meia hora de caminho, e cerca de 20km de Caminha. A partir de Viana do Castelo basta seguir a A27, em direção a Lanheses, e depois tomar a E305. 




Este roteiro foi elaborado mediante a nossa experiência e pode ser adaptado a quem pretenda fazer os trilhos ou para quem apenas quer fazer um passeio de alcatrão pelas encostas da serra. Nós visitámos as cascatas no contexto dos Percursos Pedestres, devidamente assinalados. 


1. Cascata do Pincho

A Cascata do Pinho, ou da Ferida Má é uma das cascatas mais belas do norte de Portugal, e está localizada no rio Ancora em plena Serra de Arga. Para chegar a esta cascata é preciso andar um pouco a pé desde a aldeia de Montaria, ou então percorrendo o PR5 - Trilho da Cascata do Pincho.



O percurso é circular e permite conhecer as encosta em redor da aldeia e chegar à cascata mais famosa da Serra de Arga. 


Cascata do Pincho

Parte do Trilho do Pincho




Moinhos da Montaria

Dica de Viagem: O Trilho do Pincho é circular, com cerca de 10 km e começa e acaba na aldeia de Montaria. O carro pode ficar estacionado junto ao parque de merendas de Montaria e depois basta seguir as indicações. Chamamos à atenção para o facto de se intersectarem vários percursos nesta zona. 

Como Chegar à Cascata do Pincho de Carro!

Se não quiserem fazer o percurso, podem tentar ir de carro. Ao saírem de Montaria em direção a Trás-Âncora seguindo a estrada EN526 vão chegar à aldeia de Espantar. Nessa aldeia devem procurar um local para estacionar o carro. Quase a sair da aldeia, junto à ultima habitação existe um caminho em terra batida que desce. Basta seguir esse caminho e chegam à cascata após fazer uma pequena caminhada. Se tiverem um carro robusto podem fazer esse percurso de carro.  

2. Cascata Trás de Âncora

A Cascata Trás de Âncora, tal como o nome indica é uma cascata do rio Âncora. Junto a esta cascata existem alguns moinhos antigos, utilizados na moagem de cereais, utilizando as correntes do rio na mecanização das pedras das mós. 




Moinhos de Âncora

Dica de Viagem: Visitámos a cascata percorrendo o PR4 - Trilho do Pôr-do-sol. Trata-se de um percurso circular, de 10 km, que começa e termina junto ao Antigo Viveiro Florestal. A parte inicial é um pouco difícil, sobe em "escaladaria" até ao topo, sendo que a partir daí é praticamente sempre estradão ou caminho rural. Não aconselhamos fazer este percurso em dias de muito calor nem com crianças pequenas. 

Como chegar à Cascata Trás de Âncora de Carro!

Chegar a esta cascata não é difícil, basta seguir a estrada EN526 em direção à aldeia de Espantar e após passar a aldeia devem estacionar junto à ponte e descer pelo lado direito. Começam por ver os moinhos e depois aparece o belo poço da cascata.


4. Mosteiro de São João de Arga

O  Mosteiro de São João de Arga está localizado próximo da aldeia de Arga de Baixo, já no concelho de Caminha,  na parte oposta da serra em relação à zona das cascatas. O mosteiro foi erguido np cimo de uma colina, com vista privilegiada para o rio Minho.  Pouco se sabe sobre este mosteiro, mas tudo indica que a sua origem seja dos finais do século XIII, com presença de alguns elementos da arquitetura românica. O mosteiro é dos testemunhos medievais mais importantes da região. 






Dica de Viagem: Sugerimos que desçam o bosque das imediações do mosteiro até encontrarem um ribeiro. Se tiverem oportunidade, aproveitem o silencio e a tranquilidade do lugar, sentiram com certeza as mesmas emoções que os monásticos que ali viviam sentiram há muitos séculos atrás. 


Curiosidade!

Existem uma tradição dos peregrinos que chegam ao mosteiro, darem três voltas à capela e depois pagar duas esmolas, uma a São João Batista e outra ao diabo. As peregrinações acontecem durantes as romarias nos dias 28 e 29 de Agosto. 



A Serra de Arga tem muito mais para explorar, esta região é muito vasta e muito bonita. Quem visita a região não pode deixar de visitar as duas cidades que cercam a Serra de Arga, Caminha e Viana do Castelo. 

Caminha

Caminha é uma das cidades mais próximas da Serra de Arga, localizada entre a foz do rio Minho e o oceano Atlântico. 


Igreja Matriz de Caminha

O que visitar em caminha!

  • Igreja Matriz
  • Torre do Relógio
  • Chafariz

Viana do Castelo

Viana do Castelo é a cidade mais próxima da Serra de Arga, a par com Caminha. Localizada na foz do Rio Lima e com o Oceano Atlântico, foi um importante porto comercial.


O que visitar em Viana do Castelo!

  • Igreja da Misericórdia
  • Paços dos Concelho
  • Chafariz
  • Basílica de Santa Luzia



Outros artigos relacionados:


Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!


Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Ruínas da Cidade Romana de Ammaia - Marvão - Portugal

Uma cidade da antiga Lusitânia  Uma visita guiada Muito perto de São Salvador da Aramenha encontram-se as ruínas da antiga cidade romana de Ammaia, uma das mais importantes cidades da antiga Lusitânia. Trata-se do mais importante vestígio da época existente no Alto Alentejo.   Maquete da cidade de Ammaia Houve uma fase em que a Ammaia era quase mítica, por se desconhecer a sua localização concreta. Depois de confirmada a sua existência e localização, Ammaia despertou o interesse dos arqueólogos. As contínuas investigações têm vindo a comprovar a  importância e imponência da cidade de Ammaia, um legado do Império Romano  deste cantinho da Lusitânia. Ammaia conta com uma área de 25 hectares dos quais fazem parte a Quinta do Deão e a Tapada de Aramenha, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede . O local foi escolhido estrategicamente, tendo como fonte natural de água o rio Sever, que banha toda aquela região.  Rio Sever Os habitantes de Ammaia teriam a elevada "Crista de Marvão