Avançar para o conteúdo principal

Alentejo - Road Trip

Estremoz - Borba - Vila Viçosa - Alandroal - Terena - Redondo

Roteiro para 2 dias


O Alentejo é uma região portuguesa localizada a sul do rio Tejo e que se estende até ao Algarve, ocupando cerca de um terço do território português. Trata-se de uma região com um vasto património histórico e cultural, com uma gastronomia de excelência e com paisagens únicas. O Alentejo subdivide-se em quatro sub-regiões, o Alentejo Central, Alentejo Litoral, Alto Alentejo e Baixo Alentejo.



Este roteiro foi elaborado mediante a nossa experiência pessoal, e como está adaptado para ser percorrido em dois dias, limitámos o percurso a uma parte da Sub-região do Alentejo Central. Uma vez que temos outro artigo de um roteiro no Alentejo Central, este acaba por ser a continuação do anterior. Caso disponham de mais tempo, além dos dois dias aqui padronizados, podem juntar os dois e fazer uma mega road trip alentejana.

Road Trip Alentejo Central - Montemor-o-Novo - Évora - Arraiolos - Mora 

1. Estremoz

Estremoz, uma cidade alentejana pertença do distrito de Évora, palco de vários episódios importantes da história de Portugal. Um cidade alta, erguida no cimo de uma colina, onde a Torre de Menagem do antigo castelo, assumiu uma função defensiva do então reino de Portugal. 

Torre de Menagem do Castelo de Estremoz

O que visitar em Estremoz!

  • Torre de Menagem do Castelo
  • Igreja Matriz
  • Antigos Paços do Concelho
  • Portas das Alcáçova
  • Lago do Gadanha


2. Borba

A região de Borba é marcada, desde os tempos do império romano, por uma forte tradição vinícola, da qual é produzida dos vinhos mais afamados do Alentejo. A exploração de pedra mármore é outra grande atividade económica de Borba, à semelhança com outras localidades da região envolvente. A "vila branca", entretanto elevada a cidade é muito tranquila, convidando a uma passeio pelas suas ruas estreitas e empedradas. Em 1302 D. Dinis concedeu-lhe carta foral e mandou ali erguer um castelo do qual apenas resta as Torres de Prisão e a Torre do Relógio. A Igreja Matriz foi mandada erguer em 1420 por ordem de D. Fernão Rodrigues Sequeira, Mestre da Ordem de Avis, num monte de sobreiros onde a Virgem Maria terá aparecido. A fonte das Bicas está classificada como monumento nacional, também chamada de Chafariz de Borba, é uma construção barroca em mármore branco mandada erguer em 1781 e terá sido dedicada aos reis D. Maria I e D. Pedro III quando os próprios visitaram a vila. 



O que visitar em Borba!

  • Castelo
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora do Soveral
  • Fonte das Bicas
  • Passos Processionais
  • Convento das Servas de Cristo e capela do Senhor dos Aflitos









3. Vila Viçosa

Vila Viçosa é uma cidade com um património cultural imenso e foi berço das mais nobres personalidades portuguesas. Foi aqui em Vila Viçosa que, a partir do século XVI que se fixou a família da Casa de Bragança, a casa nobre mais importante de Portugal, e que em 1640 viria a encabeçar a quarta dinastia portuguesa, e uma das mais prestigiadas da Península Ibérica. 



O que visitar em Vila Viçosa!

  • Paço Ducal
  • Porta dos Nós
  • Castelo
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição
  • Pelourinho
  • Igreja dos Agostinhos
  • Igreja de São Bartolomeu
  • Praça da República

4. Alandroal


O Alandroal é uma pequena vila e todas as suas trações estão no seu belo centro. A vila do Alandroal foi concedida à Ordem de Avis pelo rei D. Sancho I, para que esta localidade fosse colonizada. Recebe o seu primeiro foral em 1486, com a elevação a vila outorgado por D. João II e em 1514 D. Manuel renova o foral.  


Castelo do Alandroal

O que visitar no Alandroal!

  • Castelo
  • Igreja Matriz
  • Fonte de Seis Bicas

5. Terena

Terena é uma aldeia alentejana, delicadamente distribuída numa colina, tranquila e encantadora, localizada muito próxima do Alandroal. Visitar Terena é uma tarefa muito simples e requer muita tranquilidade para reparar nos pormenores rústicos das ruas da aldeia.


O que visitar em Terena

  • Castelo
  • Igreja e Torre da Misericórdia
  • Igreja Matriz
  • Santuário de Nossa Senhora da Assunção da Boa-Nova de Terena

6. Redondo

O Redondo é uma vila alentejana, muito conhecida pelos seus vinhos de excelência, pelo seu artesanato em barro e pela festa anual da flor. A vila é pequenina mas tem muito a oferecer aos seus visitantes.


Porta da Revessa

O que visitar no Redondo!

  • Torre de Menagem e Portas do Castelo
  • Igreja Matriz
  • Pelourinho
  • Museu do Vinho


Outros artigos relacionados:





Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!

Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Ruínas da Cidade Romana de Ammaia - Marvão - Portugal

Uma cidade da antiga Lusitânia  Uma visita guiada Muito perto de São Salvador da Aramenha encontram-se as ruínas da antiga cidade romana de Ammaia, uma das mais importantes cidades da antiga Lusitânia. Trata-se do mais importante vestígio da época existente no Alto Alentejo.   Maquete da cidade de Ammaia Houve uma fase em que a Ammaia era quase mítica, por se desconhecer a sua localização concreta. Depois de confirmada a sua existência e localização, Ammaia despertou o interesse dos arqueólogos. As contínuas investigações têm vindo a comprovar a  importância e imponência da cidade de Ammaia, um legado do Império Romano  deste cantinho da Lusitânia. Ammaia conta com uma área de 25 hectares dos quais fazem parte a Quinta do Deão e a Tapada de Aramenha, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede . O local foi escolhido estrategicamente, tendo como fonte natural de água o rio Sever, que banha toda aquela região.  Rio Sever Os habitantes de Ammaia teriam a elevada "Crista de Marvão