Avançar para o conteúdo principal

Lagos de Saliência - Astúrias - Espanha

Parque Natural de Somiedo - Astúrias

Roteiro para visitar os lagos!


O Parque Natural de Somiedo está localizado nas Astúrias, Norte de Espanha. Este parque estende-se por uma área protegida por ser habitat da maior comunidades de ursos pardos na Europa. Os Lagos de Saliência, são os diamantes brutos desta reservar e que atrai centenas de caminhantes e amantes da Natureza e da Montanha.



Os Lagos de Saliência e do Valle del Lago são de origem glaciar e estão rodeado por impressionantes montanhas, com mais de 2000 metros de altitude. 

Os Lagos de Salicência são quatro: O Lago de La cueva, Lago Almagrega, Lago Cervariz e Lago Calabazosa. Estes quatro lagos estão localizados próximos. Existe um quinto lago,  o Lago del Valle localizado um pouco mais distanciado do conjunto anterior mencionado. 

Como chegar aos lagos?

A forma mais tradicional para se chegar aos lagos é percorrendo os vários percursos pedestres marcados. Existem dois percursos devidamente marcados, os quais qualquer viajante pode fazer. Há possibilidade de serem feitos num dia e de seguida, contudo alertamos para o facto de ser uma caminhada bastante exigente sob ponto de vista físico.

Este roteiro foi elaborado mediante a nossa experiencia, e podemos dizer que visitámos os lagos da forma que iremos descrever neste artigo. Pedimos especial atenção à nossa Dica de Viagem, descrita no final do artigo, pode ser bastante útil. 

1. Lago del Valle

O Lago del Valle é acessível a partir da localidade de Valle del Lago, a última aldeia de montanha do Valle del Lago. Para chegar a este lago devem seguir a  PR.AS - 15.1: Ruta de Valle del Lago. O Lago del Valle está localizado a quase 1600 metros de altitude. 

Características do PR:

  • Início e Fim: Valle del Lago (Circular)
  • Distância: 6 km (12 Km ida/volta)
  • Duração: 5h00
  • Dificuldade: Baixa

Dicas adicionais:

  • No local de início do percurso existe um espaço de estacionamento, onde podem tranquilamente estacionar o vosso carro. 
  • A meio do percurso existem duas alternativas, o caminho do Sol e o caminho da Sombra. O caminho do Sol é feito por estradão por entre os prados do vale. O caminho da Sombra segue um trilho entre bosques de carvalhos. 
  • Nós subimos até ao lago pelo Caminho do Sol e descemos pelo Caminho da Sombra.
  • No último quilometro antes de chegar ao lago vão apanhar um subida muito íngreme.  
  • Sugerimos que levem água e alguns snacks, e proteção solar.
  • O percurso está identificado com placas em madeira e alguns sinais de direção.










Outros Percursos Pedestres:

A partir de Valle del Lago coemça outro percurso, o PR AS 16.1 - Ruta de Braña de Sousas. O percurso é circular com  3km e leva cerca de 2horas a percorrer. Permite percorrer uma das encostas do vale e visitar alguns abrigos de pastores típicos. 

2. Lagos de Saliência

Os lagos de Saliência estão localizados a uma altitude entre os 1400 e os 1600 metros. Para chegar a estes lagos devem seguir as indicações do PR. AS -15: Ruta de los Lagos. Durante o percurso vão encontrar alguns vestígios das antigas Minas de Santa Rita, desativadas no final da década de 70. Entre os anos 1805 e 1978 foram extraídas desta minas rochas ricas em óxido de ferro. 

Características do PR:

  • Início e Fim: Alto da Farrapona (Circular)
  • Distância:14 km (28 Km ida/volta)
  • Duração: 8h00
  • Dificuldade: Média
  • Possibilidade de fazer apenas 6km (12km ida/volta) até ao Lago Calabazosa

Dicas adicionais:

  • No Alto da Farrapona existe um excelente espaço de estacionamento ponde podem tranquilamente estacionar o vosso veículo. 
  • Sugerimos que levem água e alguns snacks, e proteção solar e agasalho, se caminharem no Outono e/ou Inverno.
  • A primeira parte do percurso tem alguns troços de subida íngreme. 
  • Não aconselhamos que façam este percurso com tempo de chuva, nevoeiro ou ventos fortes. Em condições meteorológicas adversas pode tornar-se num caminho perigoso. 











Dica de Viagem:

O PR. AS -15: Ruta de los Lagos permite conhecer os lagos de Saliência e o Lago del Valle simultaneamente, percorrendo 28km em montanha. Para conseguirem fazer o percurso completo têm que dispender de um dia completo e convém reservarem alojamento em Valle del Lago. Nós fizemos os percursos separadamente, conforme indicamos, porque ser mais fácil e mais produtivo. Esta será sempre um decisão pessoal e ajustada a cada individuo.

Se estiverem a viajar de Van ou autocaravana devem ter especial cuidado na seleção do local de pernoita, porque o Parque Natural de Somiedo é reserva protegida e não é permitido pernoitar em qualquer local. Para não terem dissabores, convém optarem por pernoitar no Parque de Campismo de Valle del Lago. 


Outros artigos relacionados:



Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!




Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Aldeia Labrega - Galiza - Espanha

  A Galiza em miniatura A Aldeia Labrega é uma recriação de uma aldeia típica galega. Está localizada na Rota da Pedra e da Água, um trilho que faz parte da Variante Espiritual do Caminho de Santiago, muito  de Ribadúmia, na localidade Os Castaños.  Este conjunto escultório representa a vida quotidiana de uma aldeia típica galega do século XX. Aqui encontramos a réplica de uma igreja românica, um pelourinho, um forno, um celeiro (espigueiro ou canastra), animais domésticos e pessoas.  Encontrámos a Aldeia Labrega durante o nosso Caminho de Santiago e depressa nos encantámos com este pequeno miminho. Criámos uma empatia tão gira com o lugar que logo o batizámos como "A Galiza dos Pequenitos"! Outros artigos relacionados: Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual O que visitar em Santiago de Compostela Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!