Avançar para o conteúdo principal

Parque Natural de Somiedo - Astúrias - Espanha

Parque Natural de Somiedo

Roteiro para 2 ou 3 dias!

O Parque Natural de Somiedo está localizado na região das Astúrias, no norte de Espanha. Esta região asturiana é um espaço protegido e por isso é um lugar com paisagens naturais e um ambiente bastante bucólico. 


Os vales das montanhas de Somiedo são de origem glaciar, e contam-se quatro vales cujo nome está relacionado com os quatro rios que os atravessam. Estamos a falar do Vale de Somiedo, Vale de Pigüeña, Vale el Valle e Vale de El Saliência. Num dos vales do Parque Natural de Somiedo, existe um conjunto de notáveis lagos, os  Lagos de Saliência. 

O Parque Natural de Somiedo é lugar dos mais belos ecossistemas das Astúrias e albergue da maior comunidade de ursos pardos em liberdade da Europa. Este foi o primeiro parque natural nas Astúrias, declarado pela Unesco como Reserva de Biosfera, no ano 2000.

O ponto mais alto da cordilheira é o Pico El Cornón, que se encontra a cerca de 2190 metros de altitude.

Nós visitámos o Parque Natural de Somiedo durante uma viagem de Van pelo norte de Espanha. Escolhemos a época do Outono para podermos apreciar as montanhas numa época em que as arvores têm um cor particularmente bonita. Este roteiro foi elaborado mediante a nossa experiência pessoal. Partilhamos ainda algumas dicas adicionais que podem ser bastante uteis na preparação da vossa viagem. 


Dicas de Viagem:

  • A melhor forma para chegar ao Parque Natural, a partir de Portugal, é seguir em direção Chaves, e depois de passar a fronteira seguir a direção de Ponferrada. 
  • "Entramos" no parque em Puerto de Somiedo até Pola de Somiedo, o coração da reserva natural. 
  • O Parque Natural de Somiedo, junta-se outra reserva, o Parque Natural Las Ubiñas - La Mesa.
  • Sugerimos que reservem alojamento em Pola de Somiedo, ou no Valle del Lago para os amantes das caminhadas.
  • Antes de iniciarem os percursos, devem recolher informações, inclusivamente o mapa do percurso, no Centro de Interpretação do Parque Natural de Somiedo em Pola de Somiedo. 
  • Se viajarem de autocaravana ou de van fica de aviso que não podem pernoitar livremente pelo parque, devem procurar sempre um parque de campismo para autocaravanas. Existe um em Pola de Somiedo e outro no Valle del Lago. Em época baixa convém certificarem-se se estão abertos. 

Sugerimos que visitem o parque em 2 ou 3 dias, sendo que irá depender do tempo que dediquem aos percursos pedestres. Assim, dividimos as atrações por dois itinerários:

Itinerário do Dia 1: Puerto de Somiedo - Pola de Somiedo - Valle del Lago

Itinerário do Dia 2: Veigas - Arbellales - Saliencia - Alto da Farrapona - Lagos de Saliência

Itinerário do Dia 3: Las Viñas - Puerto de San Lourenço - San Martin - Teverga


O que visitar no Parque Natural de Somiedo!


1. Puerto de Somiedo
Puerto de Somiedo é a "porta de entrada" no Parque Natural. A aldeia é muito pequenina e muito acolhedora. 



A partir desta aldeia existe um Percurso pedestre: PR AS 10- Ruta del Cornón, que permite alcançar o ponto mais alto da cordilheira (2190 metros). O trilho é linear e são cerca de 8 km (só ida), com uma subida bastante acentuada. 

2. Ecomuseu de Somiedo Los Ofícios y La Transhumancia

Este núcleo museológico encontra-se na aldeia de Caunéu, logo a seguir a La Peral. Trata-se de uma exposição sobre as atividades económicas e etnográficas desta região. 

3. Pola de Somiedo

Pola de Somiedo é a capital de Somiedo, que na verdade é a vila mais movimentada e com mais serviços da zona.




4. Valle del Lago

Valle del Lago é outra aldeia bucólica de Somiedo. A partir daqui começam vários percursos pelas montanhas. 



Percursos Pedestres em Valle del Lago:

  • PR AS 16.1 - Ruta de Braña de Sousas

Um percurso circular com  3km e leva cerca de 2horas a percorrer. Começa no centro da aldeia e permite percorrer uma das encostas do vale e visitar alguns abrigos de pastores típicos. 

  • PR AS 15.1 - Ruta de Valle del Lago

Percurso circular, com 12 km e leva quase 3 horas a fazer. Este percurso permite conhecer o Lago Valle. Pode ser feito sempre por o mesmo trilho, ou então fazê-lo de forma circular subindo pelo lado do Sol (lado esquerdo) e descendo pelo lado da Sombra (lado direito). 




5. Veigas

Veigas é uma aldeia de montanha de Somiedo, onde podem visitar outro núcleo museológico, o Ecomuseu La Casa. Este museu é uma recriação do que seria um abrigo de pastor tradicional , designados por Teitos.  

6. Arbellales

Arbellales é uma das aldeias de montanha, localizada na estrada que segue para o Alto da Farrapona. A partir desta aldeia existe um Percurso Pedestre:  PR AS 12 - Branas de Saliencia, um percurso linear de 8km, liga as aldeias de Arbellales à aldeia de Saliencia e leva cerca de 3h30 a fazer. 

7. Saliencia

Saliencia é a última aldeia de montanha que irão encontrar antes de chegar ao Alto da Farrapona. 





8. Alto da Farrapona

O Alto da Farrapona é o ponto de partida do percurso dos Lagos de Saliencia. O conjunto é constiruido por quatro lagos, o Lago de la Cueva, Lago Almagrega, Lago de Cervariz e Lago Calabazosa. O Percurso Pedestre que os liga é o PR AS 15 - Ruta de los Lagos. O percurso é linear, embora tenha uma variante que permite fazê-lo de forma circular, com 12 km (ida e volta). Existe ainda uma variante que permite ir ao Lago del Valle e depois regressar, percorrendo mais 16 km (ida e volta).




Os itinerários até aqui permitem conhecer uma parte da cordilheira do Parque Natural de Somiedo. Contudo, se tiverem tempo existe a possibilidade de explorar melhor a parte do Valle del Pigüeña, percorrendo a estrada de Aguasmestras até Vilar de Vildas, visitando as aldeias de montanha, e onde podem fazer mais trilhos. Outra opção é seguir em direção a Teverga e conhecer um pouco do Parque Natural Las Ubiñas - La Mesa. 

O que visitar no Parque Natural Las Ubiñas - La Mesa - Teverga

O Parque Natural Las Ubiñas-La Mesa fica localizado junto ao Parque Natural de Somiedo. Este parque foi declarado Reserva de Biosfera em 2012. O ponto mais alto da reserva é a Peña Ubiña que supera os 2400 metros. A região é povoada desde a pré-história, conforme comprovam as pinturas de arte rupestre nas várias grutas (cuevas) que se podem visitar. Neste artigo, vamos dar algumas dicas do que podem ver e fazer no parque natural. 

1. Igreja de San Pedro de Teverga (La Plaza)

A Igreja de San Pedro de Teverga é dos exemplares de arquitetura românica primitiva mais bem conservados que chegaram aos nossos dias. 


2. La Senda del Oso (Entrago)

A Senda del Oso é um caminho pelo desfiladeiro de Valles de Oso, onde no passado passou uma linha de ferrocarril mineiro de montanha. Hoje é um caminho de lazer, que pode ser percorrido em bicicleta e permite visitar um urso fémea em cativeiro.

Dica de Viagem: O aluguer das bicicletas pode ser feito on line neste link.

2. Parque de la Pré História de Teverga

O Parque de La Pré-história é um projeto original e moderna, cujo objetivo é dar a conhecer a arte do Paleolítico Superior na Europa. A gruta é uma réplica das pinturas originais encontradas nas cavernas das Astúrias.




Dica de Viagem: A entrada no parque é gratuita e podem caminhar e ver os animais nas cercas. A entrada na gruta é paga. 

3. Mirador Ventana de Las Ubiñas

O Miradouro Ventana de Las Ubiñas, tal como sugere o nome é o lugar ideal para apreciar a Peña Ubiña e grande parte dos outros cumes de cordilheira. É um sitio absolutamente fantástico!



Outros artigos relacionados:


Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!


Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Aldeia Labrega - Galiza - Espanha

  A Galiza em miniatura A Aldeia Labrega é uma recriação de uma aldeia típica galega. Está localizada na Rota da Pedra e da Água, um trilho que faz parte da Variante Espiritual do Caminho de Santiago, muito  de Ribadúmia, na localidade Os Castaños.  Este conjunto escultório representa a vida quotidiana de uma aldeia típica galega do século XX. Aqui encontramos a réplica de uma igreja românica, um pelourinho, um forno, um celeiro (espigueiro ou canastra), animais domésticos e pessoas.  Encontrámos a Aldeia Labrega durante o nosso Caminho de Santiago e depressa nos encantámos com este pequeno miminho. Criámos uma empatia tão gira com o lugar que logo o batizámos como "A Galiza dos Pequenitos"! Outros artigos relacionados: Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual O que visitar em Santiago de Compostela Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!