Parque Natural de Somiedo
Roteiro para 2 ou 3 dias!
O Parque Natural de Somiedo está localizado na região das Astúrias, no norte de Espanha. Esta região asturiana é um espaço protegido e por isso é um lugar com paisagens naturais e um ambiente bastante bucólico.
Os vales das montanhas de Somiedo são de origem glaciar, e contam-se quatro vales cujo nome está relacionado com os quatro rios que os atravessam. Estamos a falar do Vale de Somiedo, Vale de Pigüeña, Vale el Valle e Vale de El Saliência. Num dos vales do Parque Natural de Somiedo, existe um conjunto de notáveis lagos, os Lagos de Saliência.
O Parque Natural de Somiedo é lugar dos mais belos ecossistemas das Astúrias e albergue da maior comunidade de ursos pardos em liberdade da Europa. Este foi o primeiro parque natural nas Astúrias, declarado pela Unesco como Reserva de Biosfera, no ano 2000.
O ponto mais alto da cordilheira é o Pico El Cornón, que se encontra a cerca de 2190 metros de altitude.
Nós visitámos o Parque Natural de Somiedo durante uma viagem de Van pelo norte de Espanha. Escolhemos a época do Outono para podermos apreciar as montanhas numa época em que as arvores têm um cor particularmente bonita. Este roteiro foi elaborado mediante a nossa experiência pessoal. Partilhamos ainda algumas dicas adicionais que podem ser bastante uteis na preparação da vossa viagem.
Dicas de Viagem:
- A melhor forma para chegar ao Parque Natural, a partir de Portugal, é seguir em direção Chaves, e depois de passar a fronteira seguir a direção de Ponferrada.
- "Entramos" no parque em Puerto de Somiedo até Pola de Somiedo, o coração da reserva natural.
- O Parque Natural de Somiedo, junta-se outra reserva, o Parque Natural Las Ubiñas - La Mesa.
- Sugerimos que reservem alojamento em Pola de Somiedo, ou no Valle del Lago para os amantes das caminhadas.
- Antes de iniciarem os percursos, devem recolher informações, inclusivamente o mapa do percurso, no Centro de Interpretação do Parque Natural de Somiedo em Pola de Somiedo.
- Se viajarem de autocaravana ou de van fica de aviso que não podem pernoitar livremente pelo parque, devem procurar sempre um parque de campismo para autocaravanas. Existe um em Pola de Somiedo e outro no Valle del Lago. Em época baixa convém certificarem-se se estão abertos.
Sugerimos que visitem o parque em 2 ou 3 dias, sendo que irá depender do tempo que dediquem aos percursos pedestres. Assim, dividimos as atrações por dois itinerários:
Itinerário do Dia 1: Puerto de Somiedo - Pola de Somiedo - Valle del Lago
Itinerário do Dia 2: Veigas - Arbellales - Saliencia - Alto da Farrapona - Lagos de Saliência
Itinerário do Dia 3: Las Viñas - Puerto de San Lourenço - San Martin - Teverga
O que visitar no Parque Natural de Somiedo!
A partir desta aldeia existe um Percurso pedestre: PR AS 10- Ruta del Cornón, que permite alcançar o ponto mais alto da cordilheira (2190 metros). O trilho é linear e são cerca de 8 km (só ida), com uma subida bastante acentuada.
2. Ecomuseu de Somiedo Los Ofícios y La Transhumancia
3. Pola de Somiedo
4. Valle del Lago
Valle del Lago é outra aldeia bucólica de Somiedo. A partir daqui começam vários percursos pelas montanhas.
Percursos Pedestres em Valle del Lago:
- PR AS 16.1 - Ruta de Braña de Sousas
Um percurso circular com 3km e leva cerca de 2horas a percorrer. Começa no centro da aldeia e permite percorrer uma das encostas do vale e visitar alguns abrigos de pastores típicos.
- PR AS 15.1 - Ruta de Valle del Lago
Percurso circular, com 12 km e leva quase 3 horas a fazer. Este percurso permite conhecer o Lago Valle. Pode ser feito sempre por o mesmo trilho, ou então fazê-lo de forma circular subindo pelo lado do Sol (lado esquerdo) e descendo pelo lado da Sombra (lado direito).
5. Veigas
Veigas é uma aldeia de montanha de Somiedo, onde podem visitar outro núcleo museológico, o Ecomuseu La Casa. Este museu é uma recriação do que seria um abrigo de pastor tradicional , designados por Teitos.
6. Arbellales
7. Saliencia
Saliencia é a última aldeia de montanha que irão encontrar antes de chegar ao Alto da Farrapona.
O que visitar no Parque Natural Las Ubiñas - La Mesa - Teverga
O Parque Natural Las Ubiñas-La Mesa fica localizado junto ao Parque Natural de Somiedo. Este parque foi declarado Reserva de Biosfera em 2012. O ponto mais alto da reserva é a Peña Ubiña que supera os 2400 metros. A região é povoada desde a pré-história, conforme comprovam as pinturas de arte rupestre nas várias grutas (cuevas) que se podem visitar. Neste artigo, vamos dar algumas dicas do que podem ver e fazer no parque natural.
1. Igreja de San Pedro de Teverga (La Plaza)
A Igreja de San Pedro de Teverga é dos exemplares de arquitetura românica primitiva mais bem conservados que chegaram aos nossos dias.
2. La Senda del Oso (Entrago)
A Senda del Oso é um caminho pelo desfiladeiro de Valles de Oso, onde no passado passou uma linha de ferrocarril mineiro de montanha. Hoje é um caminho de lazer, que pode ser percorrido em bicicleta e permite visitar um urso fémea em cativeiro.
Dica de Viagem: O aluguer das bicicletas pode ser feito on line neste link.
2. Parque de la Pré História de Teverga
O Parque de La Pré-história é um projeto original e moderna, cujo objetivo é dar a conhecer a arte do Paleolítico Superior na Europa. A gruta é uma réplica das pinturas originais encontradas nas cavernas das Astúrias.
3. Mirador Ventana de Las Ubiñas
O Miradouro Ventana de Las Ubiñas, tal como sugere o nome é o lugar ideal para apreciar a Peña Ubiña e grande parte dos outros cumes de cordilheira. É um sitio absolutamente fantástico!
Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!