Avançar para o conteúdo principal

Las Médulas - Espanha

Na Rota do Ouro

Roteiro para um dia!


Lás Médulas estão localizadas no Norte de Espanha, na província de Leão, uma das portas de entrada da Comarca de El Bierzo. Visitámos Las Médulas, durante a nossa road trip pela região do El Bierzo e Parque Natural de Somiedo. 


O que são as Las Médulas?

Las Médulas são uma antiga exploração de ouro, da época romana e que terá funcionado entre os séculos I e II d. C.. Estima-se que daqui tenham saído toneladas de ouro durante todo o período de exploração.


As Las Médulas estão consideradas como a maior mina a céu aberto da época romana. A sua magnífica paisagem rodeada de castanheiros centenários, lagos, picos e galerias, constituem umas das maiores obras de engenharia da Antiguidade.

Como era feita a exploração!

A técnica de exploração aqui aplicada era a Ruina Montium, que na verdade significa "destruição da montanha". Basicamente a técnica implicava escavar cavidades estreitas numa montanha, que depois eram enchidas com água de modo a criar pressão suficiente para depois fragmentar grandes pedaços de rocha. Essa água com terra e rocha era encaminhada para lagos artificiais (Lago Sumido) e depois daí eram recolhidos os minerais de ouro.

Nota Histórica  

Os romanos exploraram ouro em Las Médulas e noutras minas da Hispânia ao longo dos éculos I e II d.C. O valor do outro ao longo da história dependeu do seu papel na sociedade. Durante a ocupação do Império Romano, o ouro era convertido em moeda, aureus, em conjunto com a prata (denarius), servindo assim de padrão para o único sistema monetário que se impôs em torno do Mediterrâneo. O ouro acabou por simbolizar também o poder politico de Roma, e as moedas eram utilizadas como propaganda ao imperador e mostrar a força do império. Contudo, após a crise politica do século III, a moeda perde o seu valor e metaliza-se, ou seja, deixa de ser feita a partir de um metal tão precioso. É nessa época que as minas deixam de ser exploradas. 

Visitar Las Médulas!

Para chegar às Las Médulas, devem seguir a direção de Chaves, e depois de passar a fronteira seguir a direção de Ponferrada.  Las Médulas estão localizada a cerca de 25km desta cidade. Na zona existem duas aldeias que são os pontos de referência principais, Las Médulas (aldeia) e Orellán. Existe um percurso pedestre que liga as duas aldeias, a Senda de los Conventos. Caso contrário, têm que ir e voltar pela mesma estrada. 



Na entrada da aldeia de Las Medulas existem dois parques de estacionamento, um deles em terra batida. 

Visitar Las Médulas (aldeia):

Em Las Médulas, aldeia com o mesmo nome das minas, sugerimos que visitem a Aula Arqueológica, um espaço didático dedicado à compreensão sobre o funcionamento da mina. 


Desta aldeia partem alguns percursos pedestres, nomeadamente a Senda de las Valiñas e a Senda del Lago Sumido, um lago artificial criado na época da exploração mineira. Sugerimos ainda um pequeno passeio pelas ruas da aldeia. 


Senda de las Valiñas


A Senda de las Valiñas começa junto ao Centro de Recepção de Visitantes, tem uma extensão de cerca de 4km, é circular e tem um nível de dificuldade baixa. O percurso permite conhecer a mata de castanheiros que reveste o sopé das colunas e as duas grutas, a La Encantada e La Cuevona


Aviso! 
As grutas estão inacessíveis ao público porque encontram-se num estado erosivo avançado. Mas conseguimos vê-las na mesma. 





Informações sobre Percursos Pedestres:

No Centro de Recepção de Visitantes podem marcar uma visita guiada e recolher mais informações sobre os percursos na zona das Las Médulas e El Bierzo.

Centro de Receção de Visitantes

Visitar Orellán!

Em Orellán sugerimos que visitem o Miradouro de Orellán e as Galerias. As Galerias são uma parte da estrutura das minas original. Para visitar o miradouro o carro tem ficar estacionado no Parque de Estacionamento localizado  cerca de 600 metros do miradouro. Em épocas de maior afluência podem ter que deixar o carro mais a baixo, na saída da aldeia. A entrada para as galerias é feita, basicamente, por baixo do miradouro.


Dica de Viagem: A visita às galerias é paga, custou 3€ por pessoa e acontecem a horas especificas, pelo que pode ser necessário aguardar uns minutos para entrar.




Dicas de Viagem Extra:

  • Sugerimos que dediquem um dia inteiro ao vosso roteiro.
  • Devem levar roupa e calçado confortável se forem fazer os percursos.
  • Devem levar água e comida e usar proteção solar de forem fazer os percursos. 
  • Qualquer época é boa para visitar as Las Médulas, contudo alertamos para o calor extremo nos meses de Verão e o gelo nas estradas na época do Inverno. 
  • Em Las Médulas existe um bom parque de estacionamento de autocaravanas para pernoitar.
  • Se forem fazer os percursos durante o Outono, relembramos que está proibido apanhar castanhas do chão. 

Outros artigos relacionados:


Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!


Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Aldeia Labrega - Galiza - Espanha

  A Galiza em miniatura A Aldeia Labrega é uma recriação de uma aldeia típica galega. Está localizada na Rota da Pedra e da Água, um trilho que faz parte da Variante Espiritual do Caminho de Santiago, muito  de Ribadúmia, na localidade Os Castaños.  Este conjunto escultório representa a vida quotidiana de uma aldeia típica galega do século XX. Aqui encontramos a réplica de uma igreja românica, um pelourinho, um forno, um celeiro (espigueiro ou canastra), animais domésticos e pessoas.  Encontrámos a Aldeia Labrega durante o nosso Caminho de Santiago e depressa nos encantámos com este pequeno miminho. Criámos uma empatia tão gira com o lugar que logo o batizámos como "A Galiza dos Pequenitos"! Outros artigos relacionados: Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual O que visitar em Santiago de Compostela Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!