Avançar para o conteúdo principal

El Bierzo - León - Espanha

O que visitar na Comarca El Bierzo!

Roteiro para 2 ou 3 dias!


A comarca do El Bierzo é uma região espanhola, na província de León, rica em paisagens naturais e com um vasto património histórico. 

Este roteiro foi elaborado mediante a nossa experiencia durante uma road trip que fizemos nas Astúrias em van. 

1. Ponferrada

Ponferrada é a capital da capital do El Bierzo e é conhecida pelo seu emblemático castelo templário. Deve o seu nome à construção de uma ponte reforçada com ferro sob o rio Sil , no século XI, para facilitar a travessia pelos peregrinos do Caminho de Santiago que por aqui passavam em direção a Santiago de Compostela, na Galiza. O centro histórico de Ponferrada é muito pitoresco e relativamente pequeno.

O que visitar em Ponferrada:

  • Castelo de Ponferrada
  • Igreja d San Andrés
  • Casa de Los Escudos - Museu da Rádio
  • Plaza Virgem de la Encima
  • Basilica da Virgem de la Encima
  • Torre del Reloj
  • Plaza del Ayuntamiento
  • Igreja de San Tomás de Ollas
  • Central Hidroelétrica de Ponferrada - Museu da Luz

Roteiro para visitar Ponferrada

2. Molinaseca

Molinaseca é uma vila de referência no Caminho Francês de Santiago de Compostela. A localidade cresceu devido à construção de um ponte sob o rio Meruelo que facilitava a travessia dos peregrinos. Molinaseca é uma pequena vila muito tranquila e de uma beleza singular.

O que visitar em Molinaseca:

  • Ponte de los Peregrinos
  • Crucero de Piedra
  • Santuário de Nuestra Señora de las Angustias
  • Iglesia Paroquial San Nicolás de Bari



3. Las Médulas

As Las Médulas são uma antiga exploração de ouro, que funcionou na época do Império Romano, entre os século I e II d.C.. Estima-se que daqui tenham saído toneladas de ouro durante todo o período de exploração. 

Leiam o nosso artigo completo com todas as dicas para visitar as La Médulas

4. Carracedo del Monastério - Mosteiro de Santa Maria de Carracedo

O Mosteiro de Santa Maria de Carracedo é de origem beneditina, e foi construído no ano 990, durante o reinado de Bermudo II, Rei de Leão. O mosteiro teve uma grande influencia no poder politico, religioso e ecnómico, chegando a exercer jurisdição sobre outro mosteiros da Galiza, Astúrias e León. Foi restaurado no século XII e apresenta uma sucessão de estilos desde o Românico de transição da igreja primitiva, ao gótico no Mirante da Rainha e ao renascentista no claustro, refeitório e sacristia.



Dica de Viagem: O mosteiro está encerrado à segunda-feira e a entrada é gratuita aos domingos.


5. Villa Franca del Bierzo

Villafranca é uma da localidade de grande importância histórica da comarca El Bierzo, e por sua vez um dos pontos de referência no Caminho de Santiago. No final do século XI uma comunidade de monges da Ordem de Clunny fundaram aqui o seu mosteiro, fator de contribuiu para o crescimento do burgo. Séculos Mais tarde o Marquês de Villafranca, fixou-se em na vila e no século XVI construiu o seu castelo. Desde então o casario da vila começou a crescer e começaram a ser edificadas novas estruturas que conferiram notoriedade as ruas de Villafranca.








O que visitar em Villafranca del Bierzo:

  • Igreja de Santiago - Puerta del Perdón
  • Castelo
  • Calle del Àgua
  • Plaza Mayor
  • Edificio do Ayntamiento
  • Mansões brasonadas
  • Convento de San Nicolás
  • Convento da Anunciada
  • Convento de San José
  • Igreja de San Francisco

6. Valle del Silêncio

O Valle del Silêncio é um caminho de montanha que permite percorrer uma conhecer a parte mais bucólica da região del Bierzo. A estrada liga Ponferrada a Penalba de Santiago por lindíssimos 21km de vistas panorâmicas. Em Peñalba de Santiago destaca-se a Igreja Moçárabe. 

Dica de Viagem: A estrada até Peñalba de Santiago é bastante estreita, pelo que em dias de chuva ou nevoeiro devem ter especial atenção. As autocaravanas e os veículos maiores terão algumas dificuldades caso se cruzem com outro veículo. 


Outros artigos relacionados:


Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!



Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Aldeia Labrega - Galiza - Espanha

  A Galiza em miniatura A Aldeia Labrega é uma recriação de uma aldeia típica galega. Está localizada na Rota da Pedra e da Água, um trilho que faz parte da Variante Espiritual do Caminho de Santiago, muito  de Ribadúmia, na localidade Os Castaños.  Este conjunto escultório representa a vida quotidiana de uma aldeia típica galega do século XX. Aqui encontramos a réplica de uma igreja românica, um pelourinho, um forno, um celeiro (espigueiro ou canastra), animais domésticos e pessoas.  Encontrámos a Aldeia Labrega durante o nosso Caminho de Santiago e depressa nos encantámos com este pequeno miminho. Criámos uma empatia tão gira com o lugar que logo o batizámos como "A Galiza dos Pequenitos"! Outros artigos relacionados: Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual O que visitar em Santiago de Compostela Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!