PR 06 - Rocha do Chambre
Iniciámos a nossa viagem pela ilha Terceira precisamente na Rocha do Chambre. Caminhando é a única forma de chegar ao local. Fazer este percurso é envolvermo-nos na Natureza e apreciar o de mais puro existe naquele lugar. A ilha Terceira é uma ilha bastante verde, com uma vegetação muito característica e ainda bastante preservada.
O percurso é circular, com uma extensão de 8,8 km, o que demora aproximadamente 2 horas e 30 minutos de caminhada. Apesar de ser de nível médio nós demoramos cerca de 3 horas a percorrê-lo.
PR6 - Rocha do Chambre
Muito Importante!
Este percurso deve ser feito em dias de boa visibilidade e sem chuva de preferência. Claro devem levar uma mochila com água e alguns snacks para enganar a fome.
Deixámos o carro à entrada do percurso, e iniciámos pela estrada de terra batida seguindo a marcas do percurso.
Haverá um local em que existe uma bifurcação em que podemos escolher o sentido que pretendemos fazer o percurso. Nós optámos por seguir pela esquerda (é o recomendado).
Este caminho irá dar a um caminho empedrado, com pedras soltas, no meio de uma floresta endémica de Urzes e Louro-da-terra.
De seguida entramos novamente numa floresta, mas esta é uma floresta Criptoméria, em que a árvores que a constituem são de enorme envergadura. Este tipo de floresta irá acompanhar-nos alguns quilómetros durante o percurso.
Esta parte do percurso é feito junto a um curso de água que nos levará a uma zona de pastagem.
A partir daqui temos que subir um trilho bastante íngreme, que será a parte de maior dificuldade ao nível físico de todo o percurso. Mas ao chegar ao topo a vista compensa qualquer esforço.
Aqui chegámos a um miradouro para o Vale do Azinhal!
Subindo um pouco mais conseguimos ver a parede da caldeira do antigo Vulcão do Pico Alto. A mata em baixo, que parte dela já foi percorrida, parece um manto verde e fofo que cobre toda aquela superfície.
No topo percebemos que estamos no meio da ilha e que estamos rodeados de mar!
Finalmente a cereja no topo do bolo! Chegámos ao 700 metros de altitude (aproximadamente) e já percebemos que estamos em cima da Rocha do Chambre.
Agora sim, vamos conseguir fotografar a nossa rainha!
Continuamos o percurso por pastagens e terrenos agrícolas.
Seguindo este caminho vamos ter a estrada de terra batida onde iniciámos o percurso.
Adorámos fazer este percurso. Gostamos muito de caminhar na natureza e na montanha e de facto terminámos esta caminhada de alma e coração cheios.
Recomendamos este trilho a quem viaje para a ilha Terceira.
Outros artigos relacionados:
- Ilha Terceira - Roteiro para 3 dias
- Ilha Terceira - Angra do Heroísmo - A cidade das Cores
- Ilha Terceira - Monte Brasil
- Ilha Terceira - A Casinha da Muda da Feteira
Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso facebook e instagram!