Avançar para o conteúdo principal

Cáceres - Espanha

Roteiro de visita


Cáceres é uma das cidades principais da província da Estremadura, Espanha. Está localizada a algumas dezenas de quilómetros da fronteira portuguesa de Marvão. A cidade velha de Cáceres está intimamente ligada a uma importante rota peninsular, La Via de la Plata, uma estrada romana que ligava Sevilha a Astorga e mais tarde utilizada por peregrinos que se dirigiam para Santiago de Compostela. Declarada Património da Humanidade, desde 1986, a cidade está delimitada por muralhas da época do domínio muçulmano, com ruas empedradas num labirinto de edifícios medievais e renascentista. 






A cidade de Cáceres foi fundada pelos romanos no ano 34 a.C com o nome de Norba Caesarina. Porém, é no século XII que a cidade é ocupada pelos árabes e consegue atingir o seu esplendor. Um século depois, a cidade é conquistada pelo rei Alfonso IX de Leão, caindo em mãos cristãs. Naquela região espanhola exisitiam muitas famílias nobre que "lutavam" entre si pelo poder e por regalias, até que a Rainha Isabel, a Católica, proibiu essas lutas rivais e ordenou a destruição parcial das torres das suas casas-fortaleza. Ao caminhar pelas ruas da cidade velha ainda subsistem muitas destas casas senhoriais, e algumas ainda preservam as torres.






Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal durante uma road trip pela Estremadura. 

Como chegar e estacionar?
Chegar a Cáceres é muito fácil e relativamente rápido. Nós deixámos Portugal pela fronteira de Marvão, sendo que basta seguirem a auto-estrada em direcção a Cáceres. Não como enganar!
No urbano de Cáceres existem vários parque públicos pagos disponíveis, contudo conseguem encontrar lugares gratuitos, principalmente se viajarem ao fim de semana. Nós deixamos o nosso carro num estacionamento na Avenida de Herman Cortés a poucos metros da Avenida de Espanha. Caminham cerca de 10 minutos e estão no centro da cidade. Não aconselhamos que circulem de carro pela cidade velha, até porque em determinadas ruas nem vos é permitido circular. Não percam sequer tempo a tentar!



O que visitar em Cáceres!

1. Igreja de San Juan Batista


2. Arco de Santa Ana
Este arco seria uma porta secundária da muralha muçulmana, funcionaria como um postigo. Na fachada interior da porta existe um nicho onde está colocada a estátua de Santa Ana. 






3. Palácio de los Condes de Adanero

Palácio com fachada de estilo maneirista foi construído em 1596 por Pedro Rol de Ovando Y Cerda, elemente de uma das familias nobres da cidade.

4. Plaza e Iglesia de San Mateo


4. Palácio e Torre de las Cigüeñas
Este palácio foi construído pelo capitão Diego de Cáceres Ovando, com permissão dos reis católicos nos finais do século XV. Trata-se de um edifício de estilo gótico, do qual se destaca a sua elevada torre que muito dificilmente irá passar despercebida na cidade velha.


5. Plaza de San Pablo

6. Museu de Cáceres
O museu munincipal de cáceres funciona num dos solares antigos da cidade velha de cáceres, a Casa de las Valetas, localizada na praça com o mesmo nome. O espolio que compões a exposição do museu reúne as secções de arqueologia e etnografia da região, desde o Paleolítico até ao século XX. A secção do museu de destaque do museu é a cisterna árabe. 


Dica de Viagem: As visitas por cidadão da união europeia são gratuitas e para cidadãos fora da união europeia apenas são gratuitas aos Domingos.








Associado ao Museu de Cáceres está o Centro de Interpretação da Caverna de Maltravieso, localizada fora da cidade velha. A caverna está fechada ao publico, por ordens governamentais, contudo a exposição representa a realidade da caverna.  


7. Casa de los Becerra
É uma casa senhorial dos finais do século XV e princípios do século XVI. mantém elementos caracteristicos das mansões cacereñas, com a porta principal em arco de médio ponto com largas aduelas. Este edifício exibe o brasão de Becrra Paredes Ribera Orellana. 



8. Igreja de São Francisco Xavier

9. Plaza de San José

10. Palácio de los Golfines de Abajo
Localizado na Plaza de los Golfinos, este palácio pertenceu à família Golfin. Vários elementos arquitectónicos de vários estilos estão reunidos num só edifício, nomeadamente o góticos e renascentista. Consideramos que este foi o palácio que descobrimos em Cáceres que mais nos impressionou pela beleza da sua fachada principal.



11. Plaza e Catedral de Santa Maria
A sua construção foi iniciada no século XIII e terminada no século XVI onde estão, mais uma vez, reunidos elementos românicos góticos e renascentistas, fruto da duração da construção do edifício.  





13. Arco de la Estrela 
Inicialmente foi denominada de Puerta Nueva, quando foi construída de forma a que as carruagens conseguissem ter acesso à cidade amuralhada a partir desta porta. Foi edificada em estilo barroco do século XVIII. Actualmente permite o acesso à Calle do Arco de la Estrela e na fachada interior tem um nicho com a estátua da Virgem de la Estrela.








14. Torre dos Púlpitos
O seu nome deve-se à presença das guaritas da torre terem aberturas semelhantes a púlpitos na esquinas superiores. Na época dos muçulmanos, esta torres, representava um elementos defensivo fundamental que defendia a Puerta Nova (actual Arco de la Estrela). 



15. Torre de Bujaco
Esta é a torre mais alta da muralha, com os seus impressionantes 25 metros de altura, de origem árabe e foi construída nos finais do século XII sobre sillhares romanos. 



 15. Plaza Mayor


 16. Plazuela del Socorro


17. Puerta de Coria del Socorro



18. Palácio e Torre de Carvajal

19. Puerta del Río del Concejo (Arco del Cristo)
Esta é a única porta que faz parte do recinto amuralhado original, sendo a sua construção de origem romana.

20. Ermida de Santo António
Em pleno Bairro de Santo António, na Judiaria Velha, quis o destino que se ergue-se no lugar de uma sinagoga uma ermida dedicada a uma santidade tão católica. 



21. Baluarte de los Pozos
Provavelmente a construção defensiva mais importante da cidade, Trata-se de um conjunto de três torres, muralhas e ante-muralhas (barbacan) construídas entre os séculos XI e XV para proteger a cisterna de São Roque. Esta localizada na Judiaria Velha, sendo que a engrada é feita pelo centro de interpretação. Infelizmente não tivemos oportunidade de visitar o Centro de Interpretação e por sua vez a torre. 




23. Puerta de Mérida e Plaza de Santa Clara
Atualmente a porta já não existe, contudo seria o acesso à cidade para que viajava de ou para Emerita Augusta (Mérida). 





23. Hospital de los Caballeros
Encontrámos este pequeno edifício que nos chamou a atenção pela sua antiguidade bem preservada. A sua fundação foi concebida por Diego Garcia de Ulloa aquele a quem os seus contemporâneos chamaria "El rico", isto segundo o brasão da casa. Foi concebido para albergue de sacerdotes e estudantes. 




Cáceres tem muito mais que descobrir , uma vez que toda a cidade está construída sobre um legado nobre muito antigo. 





Se tiverem tempo visitem Trujillo, uma encantadora cidade que fica a poucos quilómetros de Cáceres e que no que diz respeito a encanto não fica atrás da beleza de Cáceres. 

Outros artigos relacionados:

Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso facebook e instagram!

Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Aldeia Labrega - Galiza - Espanha

  A Galiza em miniatura A Aldeia Labrega é uma recriação de uma aldeia típica galega. Está localizada na Rota da Pedra e da Água, um trilho que faz parte da Variante Espiritual do Caminho de Santiago, muito  de Ribadúmia, na localidade Os Castaños.  Este conjunto escultório representa a vida quotidiana de uma aldeia típica galega do século XX. Aqui encontramos a réplica de uma igreja românica, um pelourinho, um forno, um celeiro (espigueiro ou canastra), animais domésticos e pessoas.  Encontrámos a Aldeia Labrega durante o nosso Caminho de Santiago e depressa nos encantámos com este pequeno miminho. Criámos uma empatia tão gira com o lugar que logo o batizámos como "A Galiza dos Pequenitos"! Outros artigos relacionados: Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual O que visitar em Santiago de Compostela Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!