Avançar para o conteúdo principal

Trujillo - Espanha

Roteiro da Cidade


Trujillo é uma encantadora cidade a 46 km de distância da cidade de Cáceres, na província da Estremadura, Espanha. A cidade original foi construída na parte mais elevada onde povos pré-romanos construíram a primeira fortaleza defensiva. Posteriormente este povoado foi ocupado pelos romanos, suevos, visigodos e muçulmanos. Contudo, foram os muçulmanos que detiveram a cidade por mais tempo que os anteriores, foram cinco séculos de ocupação árabe. Sendo que em 1186 o rei D. Alfonso VIII tentou conquistar a cidade aos mouros, contudo a conquista cristã definitiva aconteceu no 1232. A cidade é famosa por ser uma exemplo muito bem preservado da época renascentista na Espanha, e claro por ser a cidade natal de um dos navegadores e conquistadores de maior notoriedade na Espanha, falamos de Francisco Pizarro.

Como chegar?

Chegar a Trujillo é muito fácil, principalmente se vierem do sentido de Cáceres, percorrendo a A-58. Já em Trujilo sugerimos que estacionem o carro na avenida principal junto ao Colégio Maria de Paz Orellana, do qual se destaca a sua enorme igreja. Nós visitámos Trujillo durante um fim de semana, e por isso não tivemos qualquer dificuldade em encontrar lugar de estacionamento, contudo conseguem encontrar estacionamento gratuito com facilidade nesta zona em qualquer dia da semana.

1. Plaza de la Encarnacion

A plaza de la Encarnacion seria um centro urbano de bastante actividade, mantendo esta tradição até aos nossos dias. Por este motivo sugerimos que iniciem a vossa visita à cidade a partir deste local e também pelos importantes edifícios localizado na imediações da praça.




A Igreja de Maria dela Paz Orellana será um ponto de referência, onde actualmente funciona um colégio privado.

Iglesia de San Lourenzo y Hospital de La Caridad



Alhóndiga e Casa de Comédias

Originalmente era neste edifico, construído no século XVI, que se efectuavam as trocas comerciais de cereais, nomeadamente milho e trigo. A entrada principal do edifício exibe o brasão da cidade, onde funciona actualmente o Ayuntamento de Trijillo.



Palácio Juan Pizarro de Aragón (Teatro Gabriel y Galán)



2. Iglesia de San Francisco



3. Plaza Mayor

A Plaza Mayor foi o local que mais nos surpreendeu nesta cidade, Depois de percorrermos as estreitas ruas desde a Plaza de la Encarnacíon, em direcção ao centro histórico e a certo ponto entrarmos num praça que apesar de estar rodeada de edifícios centenários revelou-se um local bastante espaçoso e arejado com uma energia que nos contagiou. Foi na Plaza Mayor que sentimos a motivação de explorar cada cantinho de Trujillo. Aqui estão concentrados os edifícios que construíram a cidade antiga, as famílias nobres espanholas da época habitavam esta praça e deixaram-nos este maravilhoso legado. 





Iglesia de San Martin

A Iglesia de San Martin é actualmente o ex-libris da praça. É aquele monumento que nos salta imediatamente à vista quando entramos na Plaza Mayor.





Monumento Equestre de Francisco Pizarro

Só por Curiosidade...
Francisco Pizarro foi um explorador e conquistador espanhol, natural de Trujillo, que entrou para a Historia da Espanha, como o conquistador do Perú, aquando a expansão marítima. Pizarro explorou grande parte da América Central, contudo a sua maior atracão do Novo Mundo eram as riquezas do povo Inca. Foi ele quem fundou a cidade de Lima. Curiosamente, no Perú existe uma cidade que partilha o mesmo nome de Trujillo, algo bastante comum em países colonizados por europeus.

Palácio de Los Duques de San Carlos(Palacio de Los Carvajal)


Palácio de Los Orelhanos Toledo (Marqueses de Piedras Albas)


Palácio de La Conquista


4. Torre de Alfilar

5. Alcazaba e Muralhas do Castelo

O recinto amuralhado preserva a cidade antiga de Trujillo, assente num maciço rochoso, por onde muitos povos fixaram as suas comunidades. As ruas tal como se apresentam nos nossos dias, foram na época medieval, testemunhos mudos de conquista e reconquistas, dos anos negros da época medieval, momentos épicos dos seus filhos aventureiros e exploradores que deixaram estas ruas para se lançarem à procura de um Novo Mundo. Hoje são ruas silenciosas, continuam mudas, mas que muito têm para nos contar. 






Porta de Santiago e Igreja de Santiago



Mirador de las Monjas e Muralha

Sugerimos que sigam pelo lado direito, depois da igreja de Santiago em direcção ao castelo, para que apreciem o Mirador de las Monjas.



Castelo
O Castelo de Trujillo é como a cereja no tomo do bolo, é o monumentos mais majestoso da cidade e aquele que marca a historia de resistência de uma cidade. Foi construído durante os séculos IX e XII sobre o topo do maciço graniticos apelidado de Cabeço del Zorro (Cabeça da Raposa), durante o dominio árabe. As elevadas torres e  murallhas são construidas em granito e no seu interior ainda se preservam duas cisternas árabes. A porta de entrada exibe um arco em ferradura o que nos remete imediatamente para a época da sua construção. Contudo, nessa porta está representada uma imagem de Nossa Senhora da Vitória, padroeira de Trujillo, aquela que confere protecção divina desde a época medieval. 














Museo de Pizarro
Este é o museu dedicado ao Novo Mundo, reunindo objectos e documentos que nos contam historias de aventuras de viajantes do passado.




Igreja Santa Maria Mayor
Esta é a igreja de maior envergadura da cidade de Trujillo, construída no século XIII, edificada sobre  a mesquita da cidade, exibindo traços românicos.


A torre campanaria foi apelidada de "Torre Júlia", porque pensa-se que originalmente naquele local existiria um tempo romano dedicado ao imperador Júlio César. 




Dica de Viagem: As visitas á igreja são pagas e permitem subir a ambas as torres da igreja. No seu interior destaque-se o retábulo maior obra do pintor gótico espanhol, Fernando Gallego.  


Aljibe
Trata-se de um reservatório de água tipicamente árabe que funciona como uma cisterna. É muito comum a sua existência em cidade que pertenceram ao domínio desse povo. Na cidade de Granada existem dezenas!


La Alberca
A Alberca é um tanque reservatório de água destinada ao consumo da população, praticamente com as mesmas funções do Aljibe. 



Plaza de los Descalzos - Convento de Franciscanos e Puerta de San Andrés





Palácio Juan Pizarro de Orellana
Este palácio foi reformulado no século XVI por Juan Pizarro, ao estilo renascentista. Actualmente é propriedade privada e achamos que esteja convertido em alojamento local, ou algo do género. 

Assim terminamos o nosso roteiro pela encantadora cidade de Truijillo a qual nos surpreendeu bastante pela beleza e monumentos.

Outros artigos relacionados:

Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso facebook e instagram!


Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Aldeia Labrega - Galiza - Espanha

  A Galiza em miniatura A Aldeia Labrega é uma recriação de uma aldeia típica galega. Está localizada na Rota da Pedra e da Água, um trilho que faz parte da Variante Espiritual do Caminho de Santiago, muito  de Ribadúmia, na localidade Os Castaños.  Este conjunto escultório representa a vida quotidiana de uma aldeia típica galega do século XX. Aqui encontramos a réplica de uma igreja românica, um pelourinho, um forno, um celeiro (espigueiro ou canastra), animais domésticos e pessoas.  Encontrámos a Aldeia Labrega durante o nosso Caminho de Santiago e depressa nos encantámos com este pequeno miminho. Criámos uma empatia tão gira com o lugar que logo o batizámos como "A Galiza dos Pequenitos"! Outros artigos relacionados: Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual O que visitar em Santiago de Compostela Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!