Avançar para o conteúdo principal

Castelo Novo - Aldeia Histórica de Portugal

Aldeias Históricas de Portugal


A aldeia de Castelo Novo faz parte do conjunto das doze aldeias históricas de Portugal. Está implantada entre enormes penedos graníticos da Serra da Gardunha e é palco de vários misteriosos fenómenos esotéricos desde da era dos Templários até aos nossos dias.





A ocupação humana em Castelo Novo é bastante primitiva, sendo que existem vestígios dessa ocupação da Idade do Bronze e do Ferro. Com a chegada dos romanos, os poucos habitantes que aqui existiam, fugiram e refugiaram-se num local elevado da Serra da Gardunha, onde construiram uma pequena fortificação, inexistente nos dias de hoje, que a tradição apelidou de "Castelo Velho". Castelo Novo ou Alpreada (nome primitivo da localidade), permaneceu perdida no tempo sem nada se saber, até que, no reinado de D. Sancho I, o poderoso fidalgo Petrus Guterri surge como proprietário desta região e é destacado como alcaide, com a missão de restaurar e povoar Alpreada. Assim começa a história de um Castelo Novo... 



Por onde começar...

Castelo Novo fica muito próximo da A23, o que significa que é um desvio pequeno para quem circula por essa estrada. Aconselhamos que estacionem o vosso carro na entrada da aldeia, junto ao café Lagarto e percorram todo centro histórico a pé.  



A aldeia de Castelo Novo foi classificada como aldeia histórica de Portugal em 1994.

O que não devem perder no centro histórico de Castelo Novo!


 1. Chafariz da bica (Séc. XVIII)

Este chafariz é de onde brota a melhor água pública da aldeia e ostenta o brasão de D. João V.



2. Igreja Senhor da Misericórdia (Séc. XVII)

Esta igreja está relacionada com uma lenda, a lenda da Praga dos Gafanhotos.

Reza a lenda que Belisandra, que tinha fama de bruxa, recomendou à aldeia a construção de uma igreja em honra de Nossa Senhora para erradicar uma praga de gafanhotos que afetava a aldeia. Assim que se colocou a primeira pedra, os insetos foram atraídos como íman pela pedra que nunca mais se ouviu falar de pragas em toda a aldeia. 


 3. Antiga Casa da Câmara e Cadeira (Séc. XIII/XIV)

Este edifício foi construído no tempo do rei D. Dinis, contudo as marcas destes edifício são manuelinas, a presença da esfera armilar, brasão real e a cruz dos Templários são a prova disso. Atualmente a antiga cadeia é um núcleo museológico da Castelo Novo. 


4. Pelourinho



5. Castelo (Séc. XIII)

Pressupõe-se que este castelo tenha sido erguido por Petrus Guterri, donatário e alcaide de Castelo Novo. Contudo ao longo dos séculos foi sofrendo obras de ampliação especialmente durante os reinados de D. Dinis e D. Manuel I. Além de ser a sede da Ordem de Cristo existiam no recinto da cidadela duas torres, a de Menagem e a Sineira, e duas habitações, uma do comendador e outra do alcaide. Apenas a torre de vigia chegou aos nossos dias e é o que caracteriza a aldeia. 


 Sabiam que...

A  aldeia histórica de Monsanto possui uma torre de vigia muito semelhante à de Castelo Novo? De Castelo Novo avista-se Monsanto, será uma coincidência!?



 6. Lagariça (Séc. I/II) 

Uma lagariça, na beira interior, é um lagar de pedra bastante rudimentar, muito provavelmente de origem romana. A partir de duas pias circulares escavadas na rocha, uma maior e outra mais pequena, transformavam a uva em vinho. 


 7. Miradouro das Alminhas

Este miradouro está localizado mesmo à entrada da aldeia, onde conseguimos ver a Serra da Gardunha como pano de fundo. Cá em baixo ainda restam vestígios de uma antiga fábrica de lanifícios que outrora foi a fonte de sustento de grande parte da população da Beira Interior.




8. Cabeço da Forca

Atualmente é um belíssimo miradouro, mas no passado teria sido uma função bastante triste. No passado os criminosos eram julgados em praça pública, contudo quando a sua sentença era a morte, estes eram condenados fora da urbe. Assim, este penedo foi adaptado durante a Idade Média para este efeito.  


9. Praia Fluvial de Castelo Novo

No fundo foi construído um parque de lazer e uma praia fluvial. Caso visitem Castelo Novo com tempo quente, aproveitem para se refrescarem nas suas águas.


Pontos de Interesse na zona de Castelo Novo!

Alpredinha

Alpedrinha é uma pequena vila, caracteristicamente beirã, que poderá servir como local de paragem durante a vossa viagem até Castelo Novo. 




Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso facebook e instagram!

Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizada...

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portug...

A Rota da Linha Defensiva do Mondego - Centro de Portugal

Uma pequena viagem pela Historia de Portugal Roteiro para dois dias! A região demarcada pelo Rio Mondego fica localizada na zona centro de Portugal, sendo Coimbra a  principal cidade da rota. Como nós vivemos perto desta região consideramos que seria interessante elaborar um roteiro histórico, percorrendo aqueles que foram os elementos defensivos da antiga fronteira do reino de Portugal.  Este é um dos nossos Passeios de Alcatrão  pela zona centro que nos é mais familiar e, foi elaborado mediante a nossa experiência pessoal. Sugerimos que dividam este passeio por dois dias para que seja mais proveitoso. Vamos falar um pouco da Linha Defensiva do Mondego! A Linha Defensiva do Mondego era uma zona de fronteira peninsular que dividia os Reinos de Leão e Castela dos seus rivais muçulmanos do Emirado de Córdoba, que  desde o Século VIII que dominavam a Península Ibérica. A Linha defensora não pode ser interpretada como uma linha continua e bem de...

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem...