Avançar para o conteúdo principal

Sortelha - Aldeia Histórica de Portugal

Aldeias Históricas de Portugal

A aldeia de Sortelha faz parte do conjunto das doze aldeias históricas de Portugal e foi por pouco que não conquistou o título da "aldeia mais portuguesa de Portugal", conquistado por Monsanto. Chamada a aldeia do Anel da Sorte Pequena, porque está construída dentro de um anel de pedra, mas pequena não terá sido a sua sorte. 




Foi por desejo do rei D. Sancho I que o lugar foi povoado e fortificado, sob o antigo castro, a partir de 1181, originando assim a actual aldeia de Sortelha. Inicialmente chamada de "Sortija" ou "Sortela", designação que deriva da sua toponímia associada à ideia de anel. A tradição contrapõe, dizendo que o seu nome deriva de "Sorticula" que significa sorte pequena ou pequena parcela de terreno. 


No brasão de Sortelha estão representados o castelo e o anel de rubi. Segundo a sua heráldica a joia simboliza um dos torneios medievais dos cavaleiros. 

Sortelha estava integrada na primeira linha de defesa fronteiriça com o reino de Leão. Daqui era possível vigiar um vasto território da Beira Alta e Beira Baixa, estendendo-se até Monsanto, mas a sua principal missão era vigiar o Castelo do Sabugal, então pertencente ao reino de Leão. 


Sabiam que...

Os habitantes de Sortelha são apelidados de "lagartixos"? O cognome deve-se ao facto de algumas habitações terem sido construídas sobre barrocas (penedos), a fim de obterem uma melhor exposição solar.


Como chegar?

Quando chegarem a Sortelha, independentemente se vêm do lado do Sabugal ou do lado de Belmonte, a tendência será estacionar o carro junto a paragem dos autocarros e percorrer a pé a direcção que diz "Castelo". Não será, de todo, a melhor opção. Aconselhamos que, ao chegarem à parte mais recente da aldeia de Sortelha, sigam as placas que dizem "Castelo" e que percorram a estreita estrada que vos levará à parte mais antiga da aldeia. Quando chegarem à Porta da Vila podem estacionar do vosso lado direito, num pequeno espaço próprio para o efeito, ou então entrar pelo portal e estacionar devidamente no largo da aldeia. A partir desse ponto devem explorar a aldeia caminhando.

Porta da Vila
 O que não devem perder no centro histórico de Sortelha!

Sortelha foi classificada aldeia histórica em 1994. 

1. Castelo, Cidadela e Torre de Menagem (Séc. XII/XIII)

O castelo foi criado exclusivamente para fins militares, o qual se mantém praticamente intacto. É constituído por duas muralhas, uma externa que integra a antiga vila, e outra a interna que delimita o recinto da cidadela com a emblemática Torre de Menagem.



Brasão Real na fachada principal do castelo 













2. Largo do Castelo



Fonte de Mergulho

Réplica de poço
3. Pelourinho e Antiga Casa da Câmara



4. Igreja Matriz (Séc. XIV)



5. Via-Sacra

Por vários locais da aldeia existem alguns nichos que fazem parte de uma via-sacra. Este caminho irá levar-vos pelas ruas da aldeia. Encontrá-los poderá representar um desafio, contudo tenham em mente que nada mais existe além da estrutura de pedra.









6. Porta Falsa


Tal como nome indica é mesmo falsa. Subam os degraus e apreciem a paisagem. Deixo-vos o desafio do "mar de barrocos". Olhando por esta porta concentrem-se nos penedos e descubram, imaginem ou inventem formas engraçadas para os enormes penedos espalhados pelas encostas.





7. Casa do Juiz (Séc. XVI/XVII)


Torre campanário das traseiras da casa do juiz vista do castelo

8. Casa Árabe


Casa que de árabe não tem nada. A sua designação deveu-se a um erro de interpretação de uma inscrição na ombreira da porta. A inscrição é cristã e significa "Jesus Avé Maria". Mas o nome ficou!






9. Porta Nova




10- Igreja da Misericórdia (Séc. XIV) e Sepulturas antropomórficas (Via Medieval)





11. Rua Direita






Sortelha é sem dúvida um tesouro, bem guardado, que permaneceu no tempo e no espaço. Aventurem-se pelas sinuosas ruas empedradas, em que o cinzento da rocha domina o olhar, parem, escutem e olhem. Em cada pedra há uma história para contar!



À saída da aldeia, em direcção a Belmonte fomos surpreendidos por esta belíssima obra de arte! 




Pontos de Interesse na zona de Sortelha!


Deixem-se envolver pela cultura e pela História e visitem outros monumentos e locais bem perto de Sortelha e que muito provavelmente irão passar à frente deles.

Castelo do Sabugal

O Castelo do Sabugal não é de origem portuguesa. Foi construído ainda sob o domínio de Leão, uma vez que até ao tratado de Alcanices, a fronteira entre os dois reinos, Portugal e Leão, era definida pelo rio Côa. Foi no reinado de D. Dinis que o castelo passou a pertencer a Portugal. 




Termas de Águas Radium


No início do século XX foi construído um hotel termal que utilizava águas radioactivas, naturais, para tratamentos medicinais. Actualmente deixado ao abandono, fica localizado muito perto de Sortelha, na estrada que liga Sortelha a Belmonte e Caria.




Outros artigos relacionados:

Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso facebook e instagram!

Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Ruínas da Cidade Romana de Ammaia - Marvão - Portugal

Uma cidade da antiga Lusitânia  Uma visita guiada Muito perto de São Salvador da Aramenha encontram-se as ruínas da antiga cidade romana de Ammaia, uma das mais importantes cidades da antiga Lusitânia. Trata-se do mais importante vestígio da época existente no Alto Alentejo.   Maquete da cidade de Ammaia Houve uma fase em que a Ammaia era quase mítica, por se desconhecer a sua localização concreta. Depois de confirmada a sua existência e localização, Ammaia despertou o interesse dos arqueólogos. As contínuas investigações têm vindo a comprovar a  importância e imponência da cidade de Ammaia, um legado do Império Romano  deste cantinho da Lusitânia. Ammaia conta com uma área de 25 hectares dos quais fazem parte a Quinta do Deão e a Tapada de Aramenha, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede . O local foi escolhido estrategicamente, tendo como fonte natural de água o rio Sever, que banha toda aquela região.  Rio Sever Os habitantes de Ammaia teriam a elevada "Crista de Marvão