Avançar para o conteúdo principal

Castelo Mendo - Aldeia Histórica de Portugal

Aldeias Históricas de Portugal

A aldeia de Castelo Mendo faz parte do conjunto das doze aldeias históricas de Portugal e foi nesta aldeia que teve lugar a primeira Feira Portuguesa. Deslocavam-se três vezes por ano povoações inteiras do Riba Côa para comercializarem animais, peles, lã, queijo e cereais. 



A aldeia está guardada por Berrões! Cuidado!
Reparem nos Berrões à entrada da aldeia. Os Berrões são esculturas zoomórficas que fazem parte do legado dos Vetões, de origem indo-europeia. Este povo esculpia imagens de touros e porcos, que simbolicamente representavam o culto e sinal da prática das principais fontes de sustento. 

O Mendo que se enamora pela Menda!
Meenedus Menendi, foi o alcaide eleito pelo rei D. Sancho II para a vila fundada pelo próprio. Os habitantes por respeito apelidaram a vila de "Castello Menendo". A lenda de Mendo e de Menda, está relacionada com este jovem alcaide, que se enamora de uma jovem rapariga, muito provavelmente de um extrato social inferior, que se transformará num amor proibido. Mas a tradição não se fica por uma história trágica de amor, mas eternizando-os nesta pedras que viradas uma para a outra e que se irão olhar eternamente. 

Imagem em pedra do Mendo, agora é o vosso desafio encontrar a Menda!
Por onde começar?


Sugerimos que estacionem o vosso carro no largo à entrada da aldeia, antes de entrar no castelo e recinto amuralhado. Percorram as ruas caminhando tranquilamente e desfrutem desta simpática aldeia.

O que não devem perder no centro histórico de Castelo Mendo!
A aldeia de Castelo Mendo foi classificada como aldeia histórica em 1994. Após esta distinção a aldeia ganha nova vida. Achámos a aldeia de Castelo Mendo um pouco diferente das outras que visitámos. A Torre de Menagem é inexistente e o que se conserva é apenas o burgo medieval. 





1. Castelo e Portas da vila
As Portas da Vila são o cartão de visita para quem quer descobrir Castelo Mendo. Em ambos os lados da porta estão duas estátuas zoomórficas, em granito, de Berrões ou Verracos originários dos Vetões, povo primitivo que habitou Castelo Mendo.


A tradição diz que estas estátuas foram colocadas neste local estrategicamente para impedir a entrada de animais no castelo. Na época em que a vila detinha o estatuto de vila os animais era obrigados a pernoitar fora do castelo. Mais tarde, quando a vila passou a freguesia, os berrões "perderam a cabeça", às mãos da população que hesitou em "decapitá-los". Pois bem, estas estátuas continuavam a apavorar o gado que se recusava a entrar no castelo, especialmente de noite!




2. Igreja de São Vicente (Séc. XIII)



  3. Pelourinho  e Igreja de S. Pedro (Séc. XVI)




4. Chafariz de Cima


5. Igreja de Santa Maria do Castelo (Séc. XIII)
A igreja de Santa Maria do Castelo é o grande enigma de Castelo Mendo. Poucas certezas se tem sobre a data da sua formação, mas acredita-se que tenha sido construída antes da fundação da nacionalidade e que tenha sofrido alterações no reinado de D. Sancho II. Atrevemo-nos a dizer que é a igreja mais bem conservada que já conhecemos, tendo em conta a sua idade e as condições de destruição a que foi sujeita. Isto porque ainda conserva parte do altar, a sacristia e parte do arco da nave. A sua posição imponente no ponto mais alto faz-nos imaginar o que teria sido aquele templo exclusivamente utilizado pelos residentes do castelo na celebração de homilias. Terá sido de facto um templo de dimensões consideráveis, tendo em conta os vestígios de existência de quatro altares. 






5. Muralha do castelo


6. Sepultura do Fidalgo (Séc. XIX)

O fidalgo da casa Real, D. Miguel Augusto Mendonça, terá sido assassinado pelas suas próprias tropas em 1840. Este terá prometido alimento e roupas aos seus soldados. Essa mentira custou-lhe a vida. Pelo menos a sua última morada é numa área privilegiada com uma paisagem a perder de vista e o horizonte mais espanhol do que português!


7. Porta do Castelinho

 


8.Penedo dos Desejos

Consoante a vossa pontaria serão realizados os vossos desejos. Escolham uma pedra e atirem ao barroco e se ficar dentro do penedo o vosso desejo irá realizar-se. Podem imaginar qual foi o desejo da nossa pedra?


9. Ruínas da Torre de Menagem
Neste local teria existido a Torre Menagem do castelo. 




Castelo Mendo é uma aldeia mais tradicional e ainda pouco mediatizada, o que contribui para a conservação do seu encanto genuíno. 





Pontos de Interesse na zona de Castelo Mendo!

Castelo Bom
A aldeia de Castelo Bom está localizada a cerca de 9 km de Castelo Mendo e muito perto da fronteira de Vilar Formoso. É um local de paragem obrigatória. Devem estacionar à entrada da aldeia, e percorrer as ruas de Castelo Bom. Junto à  antiga muralha existe uma casa com o brasão da vila. 




Destaca-se nesta aldeia a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, o Poço del-Rei, as casas alpendradas nomeadamente o Solar do Largo da Igreja e o Revelim, testemunho da construção de uma fortificação que ali teria existido para defender a vila e o castelo. No largo da igreja ainda se conserva o local onde estaria erguido o Pelourinho, motivo que nos leva a imaginar que Castelo Bom teria sido uma vila com algum poder político, económico e social. 







Outros artigos relacionados:
Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso facebook e instagram!

Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Aldeia Labrega - Galiza - Espanha

  A Galiza em miniatura A Aldeia Labrega é uma recriação de uma aldeia típica galega. Está localizada na Rota da Pedra e da Água, um trilho que faz parte da Variante Espiritual do Caminho de Santiago, muito  de Ribadúmia, na localidade Os Castaños.  Este conjunto escultório representa a vida quotidiana de uma aldeia típica galega do século XX. Aqui encontramos a réplica de uma igreja românica, um pelourinho, um forno, um celeiro (espigueiro ou canastra), animais domésticos e pessoas.  Encontrámos a Aldeia Labrega durante o nosso Caminho de Santiago e depressa nos encantámos com este pequeno miminho. Criámos uma empatia tão gira com o lugar que logo o batizámos como "A Galiza dos Pequenitos"! Outros artigos relacionados: Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual O que visitar em Santiago de Compostela Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!