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Conjunto Arqueológico de Itálica- Santiponce - Sevilha

 Uma viagem ao passado de Itálica


A cidade romana de Itálica está localizada no município de Santiponce, nos arredores de Sevilha, no sul de Espanha. 



Como chegar!

A melhor forma de chegar a Santiponce será de transporte próprio. Junto à entrada do recinto existem várias opções de estacionamento gratuito. Contudo, se estiverem em Sevilha e não pretenderem andar de carro, podem sempre optar pelo bus urbano, que funciona bem. O bus sai da estação de autocarros de Plaza de Armas, junto à Ponte del Cristo, e demora cerca de 15 minutos a chegar e a viagem pode custar 4€ ida e volta. O bus que faz esta ligação é o M-170A.


Dica de Viagem: As visitas ao conjunto arqueológico são gratuitas para cidadãos da união europeia, cidadão não europeus pagam 1,5€. Existe a possibilidade de agendar visitas guiadas. 

O nosso roteiro de visita será divido em três partes, a visita ao Anfiteatro, a visita à Nova Urbe e a visita aos edifícios fora do conjunto arqueológico.  


Itálica foi fundada em 206 a.C. por soldados romanos, no contexto da segunda guerra púnica, contra os cartagineses. Começou por ser um assentamento militar onde aos poucos foi crescendo tornando-se numa cidade. Devido ao seu crescimento e esplendor, várias famílias de Itálica alcançaram grande influencia em Roma, a capital do império. A boa relação de Itálica com Roma elevou dois dos seus descendentes a imperadores, Trajano e Adriano, ambos nasceram em Itálica e governaram nos anos de maior esplendor do Império Romano. Trajano foi o primeiro imperador nascido fora da península de Itálica (atual Itália), o que leva a querer que a origem do nome da cidade esteja relacionada com a capital do império. A cidade que hoje visitamos é fruto das reformas efetuadas na época de Adriano.

1. Anfiteatro

O Anfiteatro foi construído fora do recinto de muralhas que protegia a urbe, como testemunho do esplendor que chegou aos nossos dias. Foi construído na época do imperador Adriano, com três níveis de plateia destinados a cada  estrato social respetivo, a Cavea (Ima, Media e Summa) e com capacidade para 25000 espectadores. 

Arena

Arena

O acesso ao interior da arena é feito pela Porta Triumphalis, a porta dos vencedores. Na extremidade da arena existe a outra porta, a Porta Libitinária, destinada à saída dos cadáveres dos perdedores do jogo. 

Porta Triumphalis

Santuário dedicado a Deusa Némesis-Caelestis, Corredores das Cavea

No centro da arena são bem visíveis as Fossas Bestiárias, esta estrutura estaria tapada com um palco de madeira e era o local onde os animais utilizados nos jogos circulavam. Estes oito pilares de tijolo poderia ser usado num determinado cenário de alguma luta.

Fossas Bestiária

No corredor da Porta Triumphalis, do lado direito existia um Santuário dedicado a Deusa Némesis-Caelestis, a divindade feminina que proferia proteção aos gladiares. Em forma de agradecimento pela sua vitória depositavam ex-votos, que era placas em mármore com marcas de um par de pés humanos e uma inscrição.  Na nossa ultima visita a Itálica não nos foi possível aceder ao interior do santuário para podermos contemplar estes achados.

Porta Libitinária

Porta Libitinária

 2. Nova Urbe

Termas Maiores (Principais)

As Termas Principais de Itálica foram construídas na época do imperador Adriano e o edifício mais extenso da cidade. O edifício das termas assemelhava-se ao das Termas de Trajano em Roma. O fornecimento de água era feito através de uma cisterna que era abastecida por um aqueduto. O armazenamento de água era feito durante a noite para que fosse utilizada durante o dia. Essa água era decantada através da passagem por vários poços e canalizada para as termas, fontes publicas, casas privadas e afins. 




Cardo Máximo

O Cardo Máximo é o grande protagonista da cidade de Itálica, tendo a função de ligar a porta da muralha mais próxima do anfiteatro ao extremo oposto da cidade, passando pelo Templo de Trajano, o coração de Itálica. Era nas imediações do Cardo Máximo que existiam os estabelecimento comerciais e, nas suas imediações estavam localizadas as casas mais nobres da época.



Entrando pela Porta da Muralha, do lado esquerdo, estendem-se as várias casas cada uma com os mosaicos mais bonitos que outra e do lado direito apenas se encontra escava da Casa do Planetário. 



Casa Êxedra

A casa Êxedra é o edifício de maior superfície de Itálica, com mais de 4000 metros quadrados. A presença de determinadas estruturas neste edifício leva a querer que este seria de grande importância, nomeadamente, teria sido a sede do Collegium iuvenum, uma instituição que na época garantia a formação física, militar e intelectual dos jovens da cidade romana de Itálica.

Área termal (Foto da esquerda); Colunas do Pátio Porticado (Foto lado Direito)

Optus Sectile - Tipo de pavimento, muito valioso, elaborado com pedaços de vários tipos de mármore. detalhadamente lapidados construindo um desenho nos pavimentos das salas. 


Casas de Banho e Latrinas comuns (Foto da Esquerda); e Entrada do Vestíbulo (Foto da direita)

Quando visitámos Itálica não foi possível visitar o interior da Casa Êxedra, o que impossibilita de visitar todos os elementos arquitetónicos importantes que a elevam ao edifício mais imponente da Urbe.  

Casa Neptuno

A Casa de Neptuno, também designada  Casa do Labirinto, encontra-se numa zona termal, que poderá ter tido um caráter semipúblico, como a Casa de Êxedra. Neptuno é o deus do mar, representado no pavimento de uma das piscinas desta área termal. 





Casa dos Pássaros

A Casa dos Pássaros é uma das domus principais de Itálica, com estrada aberta direta ao Cardo Máximo. Na fachada virada para o Cardo Máximo existiam algumas Tabernae  (lojas), inclusivamente um forno de pão, o que leva a crer que um das lojas seria uma padaria. Inclusivamente no interior desta habitação foi encontrado um Lararium, uma espécie de templo privado onde eram colocadas estatuas de divindades protectoras do lar.


Forno do pão



O precioso mosaico dos pássaros são o motivo da denominação e do esplendor desta domus. Neste mosaico de Opus tessellatum podemos observar 33 espécies de aves, representadas em diversas posições criando uma ilusão ótica. 

 

Lararium





Casa do Pátio Rodio

A Casa de Pátio Rodio deve o seu nome graças à disposição das salas em redor de um peristilo central. Este é um exemplar de arquitetura simples de uma domus romana. 



Casa de Hilas

A casa de Hilas encontra-se nas traseiras do cemitério de Santiponce. Esta domus é um belo exemplo de uma domus de estilo grego, e com ostentação de riqueza. 


Casa do Parreiral


Casa da Cañada Honda



Casa do Planetário

A Casa do Planetário é a domus que guarda um mosaico bastante interessante e que dá nome à casa. Em redor do peristilo as várias salas ostentam bonitos painéis de mosaicos, dos quais se destacam dois, o Mosaico do Planetário e o Mosaico de Baco. 


Atrium


Peristilo


O Mosaico de Baco divide o espaço com outros painéis com formas geométricas, numa das salas mais privadas da casa. O painel está dedicado a Baco ou Dionísio o deus do vinho, onde este está representado numa sequencia de nove quadrados, onde aparecem animais e personagens relacionados com esse deus. 



Mosaico de Baco

O Mosaico do Planetário, encontra-se numa das alas de banquetes da casa. Neste mosaico de tesselas estão representados os sete deuses associados aos dias da semana.



Mosaico do Planetário (nesta foto o mosaico é visto ao contrário do que seria suposto: No centro temos Dies Veneris - Dia de Vénus (Sexta-feira); No sentido do ponteiro dos relógios: Dies de Lunae - Dia da Lua (Segunda-feira), Dies Solis - Dia do Sol (Domingo), Dies Saturni - Dia de Saturno (Sábado), Dies Lovis - Dia de Júpiter (Quinta-feira), Dies Mercuri - Dia de Mercúrio (Quarta-Feira), Dies Martis - Dia de Marte (Terça-feira) 
 

Na fachada da casa, onde seria a entrada principal, encontram-se várias Tabernae e outro forno de pão. 





Ao fundo do Cardo Máximo encontra-se p muro de Cemitério de Santiponce. Para além dos muros do cemitério estende-se o resto da cidade de Itálica. O Templo de Trajano, onde estaria o Fórum encontra-se ainda em fase de escavações. 

Fórum ainda por escavar e não se encontra acessivel aos visitantes

3 .Fora do Conjunto arqueológico

Na atual cidade de Santiponce existem vários vestígios da antiga Itálica, os quais foram tomados pelo crescimento da cidade moderna. 

Termas Secundárias 

A área que atualmente está descoberta é uma pequena amostra do que seriam esta termas na época romana. Estes complexo termal terá sido construído no século I, na cidade mais antiga. 



Teatro Romano

O teatro é o único edifício da época augusta que se escavou, por estar na zona mais antiga da cidade e onde se construiu a atual cidade de Santiponce. A construção deste teatro foi possível graças ao patrocínio de dois cidadãos de famílias nobres e influentes de Roma. 



Dica de Viagem: As Termas Secundárias e o Teatro estão inacessíveis ao publico. As visitas ao teatro só acontecem durante eventos promovidos pelo Turismo de Santiponce. 

4. Cotidiana Vitae
O Cotidiana Vitae é um museu intercativo, onde é recriada a vida quotidiana numa antiga cidade romana. Este museu permite conhecer de perto a organização da sociedade romana.


Dica de Viagem: As visitas são pagas e sempre guiadas. Em geral só está aberto à sexta de tarde, Sábados e Domingo em horários muito específicos. Para prepararem a vossa visita devem consultar a página do Turismo de Santiponce.  

5. Monastério de San Isidoro del Campo

Em Santiponce foi fundado um Mosteiro em honra de Santo Isidoro, por Alonso Pérez de Guzmán e Maria Alonso Coronel em 1301, no lugar onde terá sido enterrado San Isidoro de Sevilha. Desde a sua fundação, este mosteiro terá estado sob administração espiritual e temporal de diferentes ordens religiosas, tais como Ordem de Cister e de San  Jerónimo. 



A igreja do mosteiro apresenta traços de arquitetura gótica e mudéjar. Em torno do Claustro dos Mortos distribuem-se as várias dependias de um mosteiro medieval, a Igreja, o Refeitório, a sacristia e a Sala do Capitulo.



Igreja

Sacristia

Claustros

Refeitório - Destaque para as pinturas das paredes e teto


 

O Mosteiro de San Isidoro del Campo foi uma agradável surpresa e por esse motivo teria que estar incluído neste roteiro de visita à antiga cidade de Itálica. 




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