Avançar para o conteúdo principal

Castro Laboreiro - Aldeias do Gerês

Uma aldeia perdida no tempo!




Castro Laboreiro é uma aldeia localizada no Norte de Portugal, em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês, colada à fronteira entre Portugal e Espanha. A região de Castro Laboreiro foi objeto de ocupação humana deste o período pré-histórico. É testemunho dessa ocupação primitiva as vária necrópoles e outros monumentos megalíticos presentes nesta região do parque nacional. Para reviver esses antepassados basta percorrer alguns trilhos pela montanha, sugerimos que peçam junto do posto de turismo de Castro Laboreiro os mapas desses percursos. Em regra estão todos devidamente sinalizados, contudo deve ter-se alguma precaução naqueles que incluem território espanhol.

Como chegar a Castro Laboreiro! 
A aldeia de Castro Laboreiro está inserida na Porta de Lamas de Mouro do Parque Nacional Peneda-Gerês e como tal é por Lamas de Mouro a via mais rápida para chegar à aldeia.

Sabiam que? 
Castro Laboreiro e Soajo disputam a raça de um cão. Chama-se Cão de Castro Laboreiro e é uma raça autóctone de Portugal. Na aldeia existe um canil de criação de cães Laboreiros que pode ser visitado. São os guardiões da aldeia e são ótimos cães para guardar o rebanhos.


O que visitar em Castro Laboreiro!
Na aldeia de Castro Laboreiro muito há para visitar e para aprender sobre tudo. Parem e sintam a quietude do lugar, subam os penedos e preparem-se para paisagens inesquecíveis. 

1- Igreja Matriz
A igreja de Castro Laboreiro é dedicada a Santa Maria da Visitação, é um templo românico com remodelações seiscentistas e setecentistas. Para além de lugar de culto, a igreja dispõem de um espaço museológico onde estão expostas algumas peças de arte sacra, o Espaço Padre Aníbal Rodrigues. 






2- Pelourinho (Séc. XVI)
O pelourinho era símbolo de poder civil de uma localidade, e este não seria exceção. Trata-se de um pelourinho de arquitetura civil judicial manuelina, erguido em 1560. Em 1860 terá sido desmantelado e as suas peças terão sido espalhadas pelas várias casas da vila. Contudo, na década de 80 o Padre Aníbal Rodrigues foi o impulsionador da reconstrução do pelourinho baseando-se no desenho reconstrutivo do Major Fernando Barreiros de 1917.


Junto ao pelourinho está localizado o posto de turismo de Castro Laboreiro.

3- Núcleo Museológico de Castro Laboreiro
Na subida para o castelo encontra-se um edifício moderno que alberga o núcleo museológico da aldeia, onde a historia da terra e da gentes é contada na terceira pessoa.


4- Ponte sob Rio Castro Laboreiro (Ponte Velha)





Dica de Viagem: Subindo umas escadas em metal junto à ponte nova consegue ter-se uma perspetiva da aldeia e se o rio levar um bom caudal conseguem ver a Cascata de Castro Laboreiro.

5- Castelo (Séc. XIII) 
O percurso até ao castelo é belíssimo, é como se tivéssemos a caminhar para outra dimensão.




O Castelo de Castro Laboreiro foi mandado construir pelo rei D. Dinis, embora hajam referencias de um castelo anterior. Em 1505, os castelo teria um reforço de muralha com cinco torres quadrangulares envolvendo a torre de menagem e cisterna.












Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!


Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Ruínas da Cidade Romana de Ammaia - Marvão - Portugal

Uma cidade da antiga Lusitânia  Uma visita guiada Muito perto de São Salvador da Aramenha encontram-se as ruínas da antiga cidade romana de Ammaia, uma das mais importantes cidades da antiga Lusitânia. Trata-se do mais importante vestígio da época existente no Alto Alentejo.   Maquete da cidade de Ammaia Houve uma fase em que a Ammaia era quase mítica, por se desconhecer a sua localização concreta. Depois de confirmada a sua existência e localização, Ammaia despertou o interesse dos arqueólogos. As contínuas investigações têm vindo a comprovar a  importância e imponência da cidade de Ammaia, um legado do Império Romano  deste cantinho da Lusitânia. Ammaia conta com uma área de 25 hectares dos quais fazem parte a Quinta do Deão e a Tapada de Aramenha, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede . O local foi escolhido estrategicamente, tendo como fonte natural de água o rio Sever, que banha toda aquela região.  Rio Sever Os habitantes de Ammaia teriam a elevada "Crista de Marvão