Avançar para o conteúdo principal

Melgaço - Norte de Portugal

Na Rota do Alvarinho!



Melgaço é uma vila raiana, pertence ao distrito de Viana do Castelo, está localizada na orla do Parque Nacional Peneda-Gerês. A região minhota verdejante, de fértil vegetação, muito conhecida pelo seu castelo, pela sua gastronomia e muito apreciada pelo famoso vinho verde Alvarinho. É uma terra rica em tradições, histórias, lendas e testemunhos de vivências passadas.

O que visitar em Melgaço!
Melgaço foi para nós uma agradável surpresa. Percorrer as ruas da vila é uma verdadeira viagem pela cultura e pela História de Portugal. Aventurem-se e descubram os recantos de Melgaço!

1. Igreja da Misericórdia (séc. XII)






2. Solar do Alvarinho





3. Castelo de Melgaço (séc. XII)









4. Ruínas Arqueológicas da Praça da Republica.
Os cercos eram comuns nas guerras da época medieval, ou seja, eram guerras em que um exercito se deslocava para tomarem de assalto um castelo ou uma fortaleza, evitando o combate direto. Com este método recorriam ao uso de catapultas, trabucos, eram construídas torres de cerco e tentavam entrar nos castelos usando o ariéte. Melgaço foi constantemente alvo destes cercos, maioritariamente feitos pelos castelhanos, destacando-se o período da crise de sucessão de 1383-1385, em que D. João I, Mestre de Avis, disputava o trono com D. Beatriz de Portugal, única filha de D. Fernando casada com D. João I de Castela. Atualmente existem alguns vestígios da construção do fosso medieval construído para proteger o castelo e a população desses cercos, localizados sob uma das praças da vila.





5. Estátua da Inês Negra
Trata-se de um estátua da autoria de José Rodrigues, feita na década de 90, que simboliza a lenda da Inês-Negra.


Reza a Lenda ...
A lenda da Inês-Negra foi contada ao longo de séculos por vários contadores. Reza a lenda que Inês, uma rapariga do povo e apoiante do Mestre de Avis terá sido desafiada por uma outra rapariga, portuguesa mas apoiante de Castela chamada pelo povo de "Arrenegada", a um combate de mulher para mulher, em que caso Inês ganha-se o cerco castelhano terminaria e Melgaço continuaria nas mãos dos portugueses. Ora, apesar da "Arrenegada" ser mais encorpada que Inês, esta conseguiu sair vitoriosa do combate e por isso, os portugueses traidores foram expulsos, os castelhanos abalaram derrotados e Melgaço caiu em mãos do Mestre de Avis. Pelos vistos, Melgaço foi tomado por uma mulher!

6. Porta da Muralha




7. Museu do Cinema - Jean Loup Passek
O Museu de Cinema de Melgaço foi inaugurado em 2005 e tem por base o espolio colecionado ao longo da vida pelo francês Jean Loup Passek, um critico de cinema francês que doou a sua coleção ao município de Melgaço. Este foi o museu que mais nos surpreendeu durante a nossa visita a Melgaço e por esse motivo achamos que é uma excelente homenagem ao cinema em território português.


8. Igreja Matriz de Melgaço (séc. XIII)
A Igreja Matriz aparece igualmente denominada como Igreja de Santa Maria da Porta. Claramente é de origem românica conforme denuncia a sua fachada principal, principalmente o tímpano da porta lateral.




9. Fonte de São João (Baptista)



Nos arredores de Melgaço!

Palácio da Brejoeira 
Uma vez que estamos na região do vinho Alvarinho, faz todo o sentido sugerir-vos que façam um desvio no vosso roteiro e que visitem o magnifico Palácio da Brejoeira. O palácio está localizado na estrada que liga Arcos de Valdevez a Monção, e que depois podem seguir para Melgaço.


O Palácio da Brejoeira está aberto ao publico e pode ser visitado. Foi construído durante o século XIX e desenhado à semelhança do Palácio da Ajuda em Lisboa. Este palácio é o maior da região e fez parte de vários episódios importantes da História de Portugal.


Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!

Em Destaque!

Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual

  Variante Espiritual A Variante Espiritual do Caminho de Santiago une o Caminho Português com a Rota do Mar de Arousa e do Rio Ulla, uma rota fluvial-marítima, a qual representa a origem de todos os caminhos. Isto porque, foi por pela foz o rio Ulla que os discípulos hispânicos do apóstolo Santiago transportaram por barco o corpo do apóstolo até Compostela.  1. Onde começa! A Variante Espiritual começa em Pontevedra e termina em Padrón que atravessa a Comarca de O Salnés, sendo a ultima etapa percorrida de barco, o Translatio. Em Pontecessures (Padrón) a variante reencontra o caminho português. Para obter a compostela devem iniciar a Variante de Vigo ou de Porriño, caso contrario apenas vos é dado um certificado do caminho e um carimbo na credencial. A credencial deve ser pedida  Associação Espaço Jacobeus - AEJ  e é a mesma para qualquer itinerário do caminho. Caso pretendam começar de Espanha podem chegar facilmente de comboio a partir do Porto. Etapas Padronizadas: Primeira Etapa:

Castelo Templário e Convento de Cristo - Tomar - Portugal

Visita Guiada ao berço dos Templários em Portugal A cidade de Tomar deve a sua fundação à Ordem do Templo. A sua localização junto à linha defensiva do rio Tejo, foi um fator muito importante durante a reconquista cristã da Península Ibérica.  Dicas de Viagem: O estacionamento disponibilizado para os visitantes do Convento de Cristo é pago e aos fins de semana fica lotado em pouco tempo. Existem alternativas de estacionamento gratuito no centro da cidade, sendo que depois têm que subir até ao castelo a pé. As visitas são gratuitas, todos os domingos de manhã até às 14h, , apenas para residentes em Portugal. Visitar o Convento de Cristo Este roteiro é baseado na nossa experiência pessoal. Felizmente vivemos numa cidade próxima de Tomar e temos a oportunidade de visitar este Convento inúmeras vezes, e sempre que voltamos aprendemos mais sobre o monumento e sobre os templários. Esperamos que se consigam apaixonar pelo Convento de Cristo tal como nós! Quem eram os templários! A Ordem do

Rota da Linha Defensiva do Tejo - Portugal

Na Rota dos Castelos do Tejo Roteiro para 2 dias O rio Tejo é o maior rio português e da Península Ibérica, que nasce em Espanha,  Serra de Albarracim,  e desagua em Lisboa, capital portuguesa. Na época, este importante rio era uma linha de fronteira de território  natural e por esse motivo era importante manter esta região raiana bem defendida e vigiada.  Contextualização Histórica da Linha defensiva do Tejo  A função defensiva foi atribuída a várias Ordem Militares Religiosas. Entre elas estavam os Templários (Ordem do Templo), os Hospitalário (Ordem do Hospital) e, de forma indireta, a Ordem de Avis e Ordem de Santiago, que posteriormente também prestaram o seu apoio na reconquista cristã portuguesa.  São vários os castelos e atalaias que foram construídos ao longo das margens do rio Tejo, o rio mais extenso da Península Ibérica. Esta linha defensiva tinha igualmente a função de defesa de Lisboa, e função de garantia da segurança do recém Reino de Portugal, durante todo o período de

Aldeia Labrega - Galiza - Espanha

  A Galiza em miniatura A Aldeia Labrega é uma recriação de uma aldeia típica galega. Está localizada na Rota da Pedra e da Água, um trilho que faz parte da Variante Espiritual do Caminho de Santiago, muito  de Ribadúmia, na localidade Os Castaños.  Este conjunto escultório representa a vida quotidiana de uma aldeia típica galega do século XX. Aqui encontramos a réplica de uma igreja românica, um pelourinho, um forno, um celeiro (espigueiro ou canastra), animais domésticos e pessoas.  Encontrámos a Aldeia Labrega durante o nosso Caminho de Santiago e depressa nos encantámos com este pequeno miminho. Criámos uma empatia tão gira com o lugar que logo o batizámos como "A Galiza dos Pequenitos"! Outros artigos relacionados: Caminho Português de Santiago - Variante Espiritual O que visitar em Santiago de Compostela Podem acompanhar os nossos Passeios de Alcatrão através do nosso Facebook e Instagram!