Uma aldeia encantada na serra do Gerês
A aldeia da Ermida é uma aldeia comunitária no coração do Gerês. Aqui a população unida cuida da aldeia e existe uma entreajuda nas suas atividades agrícolas e pastorícia. Aqui ainda se pratica a pastorícia das cabras, ou seja, todos os dias dois homens da aldeia levam as cabras de todos os habitantes para a montanha, regressando ao final do dia. Todo este processo tem um ritual, que poderão assistir caso se queiram levantar cedo!
Capela Senhora da Marinha, a padroeira da aldeia |
Como chegar à aldeia da Ermida?
A aldeia da Ermida está localizada no coração do Gerês, perto do miradouro da Pedra Bela e da cascata do Arado. No Parque Nacional Peneda-Gerês existe outra aldeia chamada Ermida que nada tem a ver com esta. Esta Ermida pertence ao concelho de Terras de Bouro, freguesia de Vilar de Veiga, sendo esta informação é importante caso recorram ao GPS para aqui chegarem.
O que fazer na aldeia da Ermida?
Sendo uma aldeia no Gerês fiquem desde já a saber que aqui a labuta começa cedo e há muito para descobrir. Por isso, sugerimos-vos que se aqui vierem sejam bons "romanos" e comecem a vossa visita cedo.
1. Vezeira da Rês
A Vezeira da Rês, ou largada das Cabras, é a atividade mais engraçada, para nós turistas e passeantes, para se assistir nesta aldeia. Por volta das 7 horas da manhã soa o búzio tocado pelo pastor e as centenas de cabras da aldeia juntam-se e o pastor leva-as para a montanha à procura de pasto. Esta será uma atividade quase em vias de extinção e por esse motivo devem assistir pelo menos uma vez na vida.
2. Miradouro da Ermida
O Miradouro da Ermida, foi construído pelos habitantes da aldeia, sendo o postal de boas vindas da aldeia.
O Miradouro da Ermida é o ponto de partida e de chegada para quem quiser fazer o PR 14 TBR Trilho do Sobreiral da Ermida. Neste local é também onde sugerimos que estacionem o vosso carro durante a vossa visita à aldeia da Ermida. Em alternativa podem descer e estacionar junto à capela da aldeia.
3. Cascata da Rajada (ou Ranjada)
A cascata da Rajada é uma das cascatas do rio Arado e a mais bem preservada por talvez ser a menos conhecida. Durante o percurso existem alguns miradouros fabulosos sobre o vale onde passa o rio Arado.
4. PR14 TBR - Trilho do Sobreiral da Ermida
Este é um dos trilhos mais bonitos do Gerês e que permite que visitem os principais pontos da aldeia. O trilho conta com cerca de 13 km e demora em media 5 horas a percorrer. É um percurso de dificuldade média e pode perfeitamente ser feito por qualquer pessoa, inclusivamente com crianças (crescidas).
Caso optem por fazer este percurso, devem levar comida e água e escolher uma altura do dia mais fresca, talvez de manhã seja o ideal.
5. Miradouro das Rocas
O Miradouro das Rocas é um miradouro bastante recente e foi construído pelos habitantes da aldeia da Ermida. Aqui têm uma vista 360º graus sob o coração do Gerês. Conseguem ao fundo ver a aldeia de Fafião e Salamonde.
6 Cascata do Arado
A cascata do Arado é uma das mais conhecidas e também uma das mais bonitas. Esta cascata na altura do Verão tem um caudal muito reduzido e é ideal para uns mergulhos nas suas águas cristalinas.
Sugestão de alojamento no Gerês:
Ermida Gerês Camping
Como já referimos esta é a nossa aldeia do coração, a nossa segunda casa, e dada a sua localização escolhemos esta aldeia como local de alojamento durante a nossa estadia na Serra do Gerês. Para além de viajantes e caminheiros somos também campistas. O Ermida Gerês Camping é a nossa sugestão de alojamento, não só para campistas como nós, mas para quem procura um tipo de alojamento diferente e quer fugir ao tradicional hotel. O parque dispõem de vários tipos de alojamento e para tal devem consultar o site. Os proprietários do parque são montanhistas profissionais, o que poderá representar uma excelente ajuda para conhecerem ainda melhor o Gerês e de forma segura. O parque organiza passeios de jipe e de canoas que permite usufruir de experiências únicas, longe dos olhares turísticos, que só se conseguem visitar desta forma. Nós já experimentámos e vale muito a pena!